Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa




O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) é um programa promovido pela Comissão Europeia que tem o objetivo de financiar pesquisadores promissores de qualquer lugar do mundo de todas as áreas de estudo. Dentro do programa, as Individual Fellowships são bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações europeias. O financiamento pretende aprimorar a carreira e as perspectivas acadêmicas de pesquisadores que atuam no exterior.

Bolsas para pesquisa

A ação é voltada para investigadores promissores e experientes que já tenham doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em tempo integral de pesquisa. A modalidade “Bolsas Europeias”, às quais podem se candidatar pesquisadores brasileiros, estão disponíveis para investigadores que se desloquem dentro da Europa ou para não europeus que vão à Europa realizar seus estudos.

>>> DAAD: as melhores bolsas na Alemanha

 

Como são as bolsas de pesquisa na Europa do MSCA

Um dos pontos interessantes do programa é que as bolsas de pesquisa na Europa podem servir para a retomada da carreira de investigação após um período de interrupção, como no caso de uma licença maternidade. As bolsas europeias têm duração de um a dois anos e podem incluir uma mobilidade de três ou seis meses em outra instituição europeia.

O financiamento da MSCA oferece um subsídio para custear as despesas de subsistência e deslocamento do investigador e ainda garante cobertura das despesas com a família. A bolsa de pesquisa na Europa é atribuída à entidade que acolherá o selecionado, que pode ser uma universidade, um centro de pesquisa ou uma empresa europeias.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Candidaturas e envio de propostas

Para concorrer a uma das bolsas de pesquisa na Europa, os interessados devem enviar o currículo e uma proposta de investigação elaborada em conjunto com a entidade de acolhimento.

As propostas devem se encaixar em um dos âmbitos oferecidos pelo programa: Career Restart, Re-integration,  Standard Fellowship, Society and Enterprise (no setor não acadêmico) ou Global Fellowship. As candidaturas devem ser enviadas até o dia 9 de setembro.

Em 2020, pesquisadores de todas as áreas podem ser financiados, da física à linguística, da saúde à matemática.

Sobre Marie Skłodowska-Curie

Maria Skłodowska-Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel. A  cientista polonesa que realizou estudos sobre a radioatividade dividiu o Nobel de física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel em 1903. Em 1911, Marie recebeu o Nobel de Química pelo seu trabalho.

Saiba mais sobre as bolsas individuais do MSCA
Leia o edital
Acesse o guia oficial para candidatos
Inscreva-se agora

Ver todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa”

  1. Gostei a vossa informaçao
    E do jeito que adoro até quero estudar convosco.
    Tou apedir fazer um exame para ganhar uma bolsa de estudo, mas tudo sobre as ciências exatas
    Porque a minha area é EGINHARIA ELÉCTRICTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio