visto ferias trabalho frança visto para estudante para trabalhar na franca partiu intercambio

Visto de férias trabalho na França: tudo que você precisa saber em 2024

Um acordo bilateral entre os governos francês e brasileiro deu origem ao Visto de ferias e Trabalho na França ou PVT. O programa Férias-Trabalho entre os dois países facilita o acesso ao visto para trabalhar na França e jovens franceses para trabalhar aqui no Brasil.

Visto Férias e Trabalho na França o que é?

O visto para férias e trabalho na França é voltado para jovens que tenham entre 18 e 30 anos. Os jovens terão a oportunidade de fazer um intercâmbio cultural de um ano com a possibilidade de trabalhar na França legalmente durante a duração do visto. O programa não oferece qualquer tipo de bolsa ou auxílio financeiro para que os interessados e é necessário comprovar meios financeiros para poder sobreviver na França durante o período.

>>> Melhores oportunidades de intercâmbio em 2024

Poder trabalhar na França, além de ser uma forma de custear a estadia, é uma super experiência profissional e pessoal. Trabalhando, o jovem consegue imergir na sociedade e tem uma melhor compreensão sobre a cultura e o modo de vida do país estrangeiro no qual está vivendo. Além disso o PVT na França é uma ótima oportunidade para melhorar o seu francês e é um bom equivalente de um Summer Job (ou Winter Job) com a diferença de que você primeiro tira o visto e depois procura sua vaga no exterior.

Programa e o visto de férias e trabalho na França: documentação

Além da idade, há outros requisitos aos quais o candidato deve atender para pode tirar o visto para trabalhar na França. Abaixo listamos todos eles e também os documentos e procedimentos necessários para a candidatura.

  • 1 formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado;
  • 2 fotos 3,5 x 4,5 atuais normes OACI, 3,5 X 4,5 cm;
  • Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade, (cópias das paginas contendo seus dados pessoais);
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Copia de sua identidade;
  • Uma carta de motivação descrevendo o objetivo da viagem;
  • Currículo;
  • Comprovante de conhecimento da lingua francesa (não é obrigatório, mas recomendado);
  • Comprovantes financeiros pessoais : último extrato bancário pessoal recente (menos de 1 mês) ou uma declaração de seu banco comprovando um valor de pelo menos 2.500 euros ou o equivalente à 2.500 euros em reais – o cartão de crédito ou meios financeiros de terceiros não serão aceitos;
  • Seguro de saúde internacional para toda a duração da estadia. Este seguro deve cobrir todos os riscos de doenças, maternidade, invalidez e repatriameto;
  • Certificado médico atestando boa saúde;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Justificar rendimentos suficientes para a compra da passagem aérea (valor a mais dos 2.500 euros).

>>> Como fazer mestrado na França

Como tirar o visto para trabalhar na França nas férias?

A solicitação do visto para o programa Férias-Trabalho na França pode ser feita a partir de 1º de março de 2018. A partir dessa data, é possível fazer o pedido do visto para o programa junto à representação diplomática ou consular francesa no Brasil e agendar sua entrevista. A documentação necessária deverá ser entregue em duas vias (original e cópia) no momento da solicitação do visto junto com o fomulário de pedido de visto.

O visto de longa duração tem validade de um ano e, portanto, a estadia não pode exceder esse tempo. Além disso, em alguns casos o período de trabalho também pode ser limitado. Os pedidos poderão ser feitos com antecedência de no máximo 2 meses antes da viagem para a França.

>>> Como trabalhar na ONU

Quanto custa o visto de férias e trabalho na França em 2024?

O visto PVT na França é gratuito. Vale lembrar que o visto não permite que o portador leve acompanhantes e nem permite que se peça reunião familiar uma vez que o portador estiver na França

Comprovação de renda pro visto de trabalho e férias na França

Para poder tirar o visto de trabalho e férias na França, você precisa aprensentar um comprovante de que você tem, pelo menos 2500 euros, para cobrir seus custos no país durante o programa. O jeito mais fácil e menos caro de fazer isso de uma forma segura, é abrir uma conta multimoedas no Wise (ex-Transfewise). A conta é gratuita e você abre do Brasil e já pode começar a economizar os Euros necessários para poder tirar seu visto. Além disso, com o cartão físico e virtual você já pode começar a fazer pagamentos com taxas muito menores que as outras opções do mercado. Aqui no Partiu Intercâmbio a gente usa e aprova porque, no lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação OU MENOS.

VEJA TAMBÉM: Melhores programas de intercâmbio e trabalho no Exterior

Onde tirar o visto PVT para França?

Para tirar o visto é necessário entregar seu dossier para solicitação na Embaixada ou no consulado da França competente. A França possui representações diplomáticas nas seguintes cidades brasileiras e essas reprentações são responsáveis pelos atendimentos de visto para diversos estados da região, confira:

  • Embaixada da França em Brasília: GO, AC, AP, AM, PA, MT, RR, RO e TO
  • Consulado da França em Recife: AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE e PI
  • Consulado da França no Rio de Janeiro: RJ, MG e ES
  • Consulado da França em São Paulo: SP, PR, SC, RS e MS

Em quanto tempo o visto PVT na França fica pronto?

Segundo a embaixada da França, atualmente, os vistos de longa duração, como o PVT podem levar de três semanas a dois meses para serem emitidos, Assim, é recomendado que os futuros requerentes façam seus pedidos de visto na França com a maior antecedência possível.

>>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu

Preciso falar francês para ter o visto PVT?

Apesar de conhecimentos em francês não serem necessários ou obrigatórios para que você possa pedir esse visto, saber francês vai ser fundamental para que você tenha mais chances de arrumar um trabalho legal e que faça sentido para você. Não há necessidade de apresentar provas de proficiência como DALF, DELF ou TCF, mas caso você tenha uma dessas provas, vale colocar um comprovante no seu dossiê e também mencionar seus conhecimentos no seu currículo.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Posso continuar trabalhando na França ao fim do visto PVT?

Não. Quem tira o visto Férias Trabalho na França não pode prolongar a sua estadia no país ou solicitar uma autorização de residência na Prefeitura para trocar para um visto de estudante ou outra categoria. Após o fim do visto, é necessário sair da França e o visto não pode ser renovado. Caso você queira voltar ao país como turista ou como estudante, você precisa primeiro retornar ao seu país, seja para solicitar um novo visto ou para poder entrar novamente no país como turista.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o Programa  na França
Veja mais detalhes sobre o visto
Faça o agendamento do pedido de visto

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

6 comentários em “Visto de férias trabalho na França: tudo que você precisa saber em 2024”

  1. Oii. Eu fiquei com uma dúvida sobre o trabalho em si, você sabe se eles mesmo guiam as pessoas para conseguir um emprego ou a gente tem que chegar lá e correr atrás? Porque se for esperar pra chegar lá e ver o que acontece, é difícil né.

  2. Olá, tudo bem. Quando vi a noticia fiquei muito animado, mas fiquei na duvida sobre algumas coisas. Sobre o seguro saúde, devo fazer antes da entrevista, ou apenas mostrar que tenho condições de adquiri-lo? e a entrevista é feita em português, francês ou inglês? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais