Pré-integração do Goethe-Institut prepara para viver na Alemanha




viver na alemanha trabalhar pre-integracao goethe

Você sonha em morar e trabalhar na Alemanha? Além de ser um importante centro de ensino da língua e da cultura alemãs, com sedes em diversos lugares do mundo, o Goethe-Institut também realiza uma série de atividades e projetos relacionados ao idioma e ao país — entre eles, está a pré-integração para viver na Alemanha.

Bolsas na Alemanha

 

A iniciativa é patrocinada pela União Europeia e voltada para pessoas que tenham o desejo de migrar permanentemente para o país por razões profissionais. Ela tem o objetivo de ajudar na preparação para viver por lá. E o melhor: é tudo gratuito!

>> Trabalhar na Alemanha: dicas para quem quer fazer carreira por lá

Só quem mora no exterior sabe o quanto imigrar é complicado, pois envolve uma série de informações, burocracias e estranhamentos e demanda esforço, energia e, muitas vezes, paciência. Como faço para conseguir o visto? Como funciona a saúde por lá? E o transporte? E o sistema tributário? — essas são apenas algumas das perguntas que quem vai morar fora precisa esclarecer.

É por isso que, como se trata de um serviço muito útil, neste artigo vamos falar sobre a pré-integração do Goethe-Institut para quem está indo viver na Alemanha. Acompanhe para saber como funciona e de que forma você pode participar!

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

 

O que é a pré-integração para viver na Alemanha?

A pré-integração é um projeto do Goethe-Institut foi desenvolvida com a finalidade de preparar brasileiros que têm interesse em viver na Alemanha para a vida cotidiana e profissional por lá. Essa preparação começa, é claro, ainda no Brasil e tem como objetivos:

  • Apresentar um cenário realista sobre o dia a dia e o mundo do trabalho na Alemanha;
  • Reduzir de forma preventiva a tensão associada à experiência da migração;
  • Superar temores e estresses;
  • Oferecer apoio na preparação para a prova de certificação de conhecimento da língua alemã necessária para a obtenção do visto;
  • Dar todo o suporte necessário durante o período de transição, desde o início do processo até o ingresso em um dos cursos de integração no país.

Assim, a pré-integração fornece acesso a informações e ferramentas para preparar toda a documentação necessária para a obtenção do visto, reconhecimento do diploma e candidatura às vagas de emprego na Alemanha.

Contudo, é importante notar que a ideia do projeto não é encontrar um emprego para você viver na Alemanha, mas, sim, oferecer orientações e fontes confiáveis para que você possa realizar a sua busca por trabalho com autonomia e confiança. Vale dizer que isso é muito importante, já que, com o aumento do trabalho remoto em função da pandemia, cresceu também o número de golpes relacionados a ofertas de emprego no exterior.

>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

 

Quem pode participar do projeto do Goethe-Institut?

Qualquer pessoa que decidiu migrar e viver na Alemanha por motivos profissionais pode participar das atividades do projeto de pré-integração do Goethe-Institut. Isso significa que não há qualquer restrição de idade ou área de atuação, além da iniciativa ser aberta — e não ser restrita a estudantes do instituto.

Como é realizada a pré-integração para viver na Alemanha?

O projeto se concretiza com ações de diferentes formatos, o que também é muito interessante, pois você pode escolher o que melhor se encaixar na sua rotina.

Entre as possibilidades, estão aconselhamento por telefone, e-mail, chamada de vídeo ou de modo presencial, fornecimento de informações, seminários presenciais e reuniões e eventos virtuais. Durante essas ações, você pode esclarecer as suas dúvidas. Caso não obtenha respostas satisfatórias, é possível enviar questionamentos para o Goethe-Institut, que tem parcerias estratégicas com organizações que podem ser consultadas em casos mais complexos.

>> Materiais para estudar alemão

 

Tem algum custo para participar?

Como já mencionamos, além de contar com recursos do próprio Goethe-Institut, o projeto de pré-integração para quem vai viver na Alemanha é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (AMIF) da União Europeia.

Sendo assim, todas as atividades promovidas no âmbito da iniciativa são gratuitas e não representam nenhum custo para os participantes. Muito bacana, não é mesmo?

>> Como é o Natal na Alemanha

 

Acesso a informações sobre trabalhar na Alemanha

Antes de mais nada, quem tem interesse em morar e trabalhar no país deve saber que é preciso um visto específico para esse fim e que é requisito para obtê-lo ter conhecimento de alemão comprovado por uma prova.

o.

> Melhores bolsas para intercâmbio em 2021

 

Mas, como é a trajetória e o dia a dia dos brasileiros que vivem na Alemanha e trabalham por lá? Como parte do projeto de pré-integração, o Goethe-Institut preparou uma página especial para migrantes por motivos profissionais.

Na plataforma, você encontra respostas sobre a prova de língua alemã, além de poder acessar vídeos que retratam a vida de brasileiros que estão trabalhando no país nas mais variadas áreas.

>> Goethe-Zertifikat: tudo sobre o exame de proficiência de alemão

 

Quero viver na Alemanha: como fazer para participar da pré-integração?

Para ficar por dentro da programação de eventos de pré-integração, é necessário ficar de olho nas publicações do Goethe-Institut nas redes sociais ou se cadastrar na newsletter da instituição para receber informações regularmente.

Já para o aconselhamento, é possível se inscrever preenchendo um formulário específico com informações pessoais e indicando as suas dúvidas.

Todas as bolsas de estudos

 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio