Bolsa Erasmus Mundus para mestrado em políticas públicas na Europa

bolsa para mestrado em políticas públicas erasmus mundus europa

AFEPA/Divulgação

Muitos dos cursos do programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees (EMJMD) procuram responder à necessidade de profissionais capazes de entender e antecipar complexos fenômenos sociais, políticos e econômicos do mundo atual. É também o caso desta oportunidade de mestrado em políticas públicas na Europa.

Bolsas Erasmus

O curso de Análise de Políticas Agrícolas, Alimentares e Ambientais (Agricultural, Food and Environmental Policy Analysis – AFEPA) objetiva proporcionar educação de alta qualidade no que se refere à avaliação de políticas voltadas especificamente para esses setores.

>>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em Engenharia em Barcelona e outras três cidades da Europa

Como é o curso de mestrado em políticas públicas

São dois anos de estudos teóricos, metodológicos e empíricos em três áreas: ciências sociais e econômicas, agricultura e engenharia florestal e geografia. O mestrado em políticas públicas é organizado por quatro universidades europeias:

  • Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália);
  • Universidade Sueca de Ciências Agrárias (Suécia);
  • Universidade de Bonn (Alemanha);
  • Universidade Católica de Louvain (Bélgica).

O programa também inclui três instituições parceiras: Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Alberta (Canadá) e a Universidade Politécnica da Catalunia (Espanha).

A língua oficial do mestrado é o inglês e ele é organizado em três blocos. O estudante deve estudar pelo menos dois semestres em uma primeira universidade organizadora e dois semestres em uma segunda universidade do primeiro grupo.

Além disso, deve fazer dois cursos de verão nas instituições parceiras. Alguns dos créditos também podem ser obtidos em uma das parceiras durante o segundo ano do curso. Há também oportunidade de estágio em organizações parceiras não-acadêmicas.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Sobre os requisitos e as bolsas de estudo

Para ser admitido no curso do programa Erasmus Mundus, é preciso ter uma graduação com um número mínimo de créditos em economia. Pode ser em administração, matemática ou estatística. É recomendável ainda que o aluno tenha cursado matérias introdutórias relacionadas às ciências agrárias, ambientais ou de alimentos.

Como o curso é em inglês, é preciso ter um certificado de proficiência na língua. São aceitos TOEFL e IELTS. No caso de outras provas, é preciso confirmar a sua validade com a organização do mestrado em políticas públicas.

O EMJMD oferece bolsas de 24 mil euros (1 mil euros mensais por dois anos) para candidatos de países europeus e parceiros (partner countries). Os bolsistas também recebem uma ajuda anual de custos para viagem e instalação no valor de aproximadamente 3,5 mil euros. Além disso, esses estudantes também são isentos das taxas universitárias, ganham seguro-saúde e têm acesso a cursos gratuitos de línguas.

>>> Programa do governo dá bolsas para pós-graduação na Irlanda

Candidatura às bolsas Erasmus para mestrado em políticas públicas

Os interessados nas bolsas para mestrado em políticas públicas devem se candidatar até o dia 31 de janeiro de 2019. A inscrição é realizada no site do programa e o candidato precisa preencher um formulário e fazer o upload da documentação.

Entre os documentos solicitados, estão diploma e histórico universitário, carta de motivação, currículo, certificado de inglês e duas referências que serão contatadas para envio das respectivas cartas.

Saiba tudo sobre o curso
Leia mais sobre as bolsas
Informe-se sobre a candidatura
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> DAAD tem bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *