Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais

EMMIR/Divulgação

É isso mesmo: esta é mais uma bolsa Erasmus para mestrado – daquelas que dá oportunidade de estudar em várias cidades da Europa e desta vez também na África! Estamos falando de um curso super legal e necessário sobre uma questão muito atual: migração e relações interculturais. O European Master in Migration and Intercultural Relations (EMMIR) é um programa interdisciplinar que explora os estudos migratórios sob várias perspectivas.

Bolsas em Direitos Humanos

A proposta é única, visto que combina a experiência de universidades africanas e europeias. São sete no total: Carl von Ossietzky University, na Alemanha; Ahfad University for Women, no Sudão; Mbarara University of Science and Technology, em Uganda; University of Nova Gorica, na Eslovênia; University of South Bohemia, na República Tcheca; University of Stavanger, na Noruega; e University of the Witwatersrand, na África do Sul). Além disso, o projeto está integrado com uma ampla rede de parceiros e potenciais empregadores para quem terminar o curso.

>>>Veja mais bolsas de mestrado Erasmus Mundus

Como é o curso EMMIR

Além da convivência e do intercâmbio com colegas do mundo todo, os estudantes têm a oportunidade de acumular conhecimento em várias áreas, como estudos culturais, de gênero e em educação e desenvolvimento.

A mobilidade dos alunos é uma das principais características do programa. São dois anos de estudo: o primeiro semestre em Oldenburg, na Alemanha; o segundo em Stavanger, na Noruega; o terceiro fica a escolha do estudante dentre as instituições parceiras; semestre final para a escrita da dissertação. Aqui no Partiu Intercâmbio vocês podem ler o relato de uma bolsista brasileira do mestrado EMMIR, inclusive.

Os candidatos devem ter um diploma de graduação em um campo relacionado aos estudos migratórios (Sociologia, História, Estudos Culturais, Educação, Direito, Economia, Jornalismo, etc). Além disso, também é requisito possuir nível C1 em inglês comprovado.

Bolsa Erasmus para mestrado do EMMIR

O curso custa 18 mil euros para estudantes não europeus. Contudo, a boa notícia é que ao aplicar, é possível candidatar-se a uma bolsa Erasmus para mestrado. Para isso, é preciso completar a faculdade até dezembro e não ter morado por mais de 12 meses em um país europeu nos últimos cinco anos.

Uma parte dos benefícios para o EMMIR será destinada a estudantes de regiões específicas – e o Brasil é um deles! Para este curso as bolsas Erasmus para mestrado incluem:

  • Valor total do curso: 18 mil euros;
  • Subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses);
  • Auxílio para instalação e despesas de viagem: 4 mil euros por ano.

>>> Preciso ter só nota 10 para ganhar bolsa?

Como se inscrever na bolsa Erasmus para mestrado em migração

A candidatura para quem quer concorrer a uma das bolsas Erasmus Mundus pode ser feita de 15 de outubro até o dia 20 de dezembro. Um formulário de inscrição deve ser preenchido em inglês na plataforma disponível. Depois de submetê-lo, o candidato irá receber um email com os detalhes da candidatura. Essa confirmação deve ser impressa e enviada ao coordenador do EMMIR juntamente com os outros documentos. Todos devem ser em inglês ou alemão, ou estar devidamente traduzidos.

É importante lembrar que a solicitação de candidatura só será completada quando a documentação impressa chegar à Universidade de Oldenburg. Isso precisa ocorrer entre 15 de outubro e 20 de dezembro. É aconselhável que o envelope seja enviado com um serviço que permita o rastreamento para garantir que a entrega aconteça no prazo.

O endereço para envio é:

EMMIR Consortium Committee
c/o University of Oldenburg
School of Linguistics and Cultural Studies
A5 1-121
Ammerlaender Heerstr. 114-118
26111 Oldenburg
Germany

Na seleção, serão avaliados os seguintes critérios: desempenho acadêmico, relevância da experiência profissional, motivação do candidato, conhecimento de uma segunda/terceira língua. As aulas começam em setembro de 2019.

Acesse o site do EMMIR
Saiba mais sobre a estrutura do curso
Veja as respostas para as dúvidas frequentes sobre o programa
Inscreva-se

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais na Europa e na África”

  1. Argelio Chambule disse:

    Eu gostaria de me candidatar para 2019, e possivel?

  2. Letícia Venturelli do Couto disse:

    é possível se candidatar estando no último semestre da graduação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *