Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais




EMMIR/Divulgação

Estão abertas as inscrições para bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais.  É a oportunidade de estudar em várias cidades da Europa e também na África!  O European Master in Migration and Intercultural Relations (EMMIR) é um programa interdisciplinar que explora os estudos migratórios sob várias perspectivas.

Bolsas em Direitos Humanos

 

A proposta do Mestrado em Migrações do programa Erasmus Mundus é única, visto que combina a experiência de universidades africanas e europeias. São sete no total: Carl von Ossietzky University, na Alemanha; Ahfad University for Women, no Sudão; Mbarara University of Science and Technology, em Uganda; University of Nova Gorica, na Eslovênia; University of South Bohemia, na República Tcheca; University of Stavanger, na Noruega; e University of the Witwatersrand, na África do Sul). Além disso, o projeto está integrado com uma ampla rede de parceiros e potenciais empregadores para quem terminar o curso.

>>Veja mais bolsas de mestrado Erasmus Mundus

 

Como é o curso de mestrado em migração (EMMIR)

Além da convivência e do intercâmbio com colegas do mundo todo, os estudantes do EMMIR têm a oportunidade de acumular conhecimento em várias áreas, como estudos culturais, de gênero e em educação e desenvolvimento. A mobilidade dos alunos é uma das principais características do programa. São dois anos de estudo: o primeiro semestre em Oldenburg, na Alemanha; o segundo em Stavanger, na Noruega; o terceiro fica a escolha do estudante dentre as instituições parceiras; semestre final para a escrita da dissertação. Aqui no Partiu Intercâmbio vocês podem ler o relato de uma bolsista brasileira do mestrado EMMIR, inclusive.

Os candidatos devem ter a graduação concluída em um campo relacionado aos estudos migratórios (Sociologia, História, Estudos Culturais, Educação, Direito, Economia, Jornalismo, etc). Estudantes que não terminaram a graduação ainda não podem se candidatar.  Além disso, também é requisito que a graduação não tenha sido terminada há mais de cinco anos e também é necessário possuir nível C1 em inglês comprovado.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

 

Bolsa Erasmus para mestrado  do EMMIR

O curso custa 18 mil euros para estudantes não europeus. Contudo, a boa notícia é que ao aplicar, é possível candidatar-se a uma bolsa Erasmus para mestrado. Para isso, é preciso completar a faculdade até dezembro e não ter morado por mais de 12 meses em um país europeu nos últimos cinco anos.

Uma parte dos benefícios para o EMMIR será destinada a estudantes de regiões específicas – e o Brasil é um deles! Para este curso as bolsas Erasmus para mestrado incluem:

  • Valor total do curso: 18 mil euros;
  • Subsídio mensal de 1,4 mil euros (máx. 24 meses)
  • Seguro saúde

>> Melhores bolsas para estudar fora em 2022

 

Como se inscrever na bolsa Erasmus para mestrado em migração

A candidatura para quem quer concorrer a uma das bolsas Erasmus Mundus pode ser feita até o dia 6 de março. Um formulário de inscrição deve ser preenchido em inglês na plataforma disponível. Depois de submetê-lo, o candidato irá receber um email com os detalhes da candidatura.  Todos devem ser em inglês ou alemão, ou estar devidamente traduzidos.

 

Na seleção, serão avaliados os seguintes critérios: desempenho acadêmico, relevância da experiência profissional, motivação do candidato, conhecimento de uma segunda/terceira língua. As aulas começam em setembro de 2022.

Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube com mentoraddas bolsistas do Erasmus

>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu

 

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Aconselhamos usar  Remessa Online ou o cartão multimoedas do Wise com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

 

Acesse o site do EMMIR
Saiba mais sobre a estrutura do curso
Veja as respostas para as dúvidas frequentes sobre o programa
Inscreva-se

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

2 responses to “Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais na Europa e na África”

  1. Argelio Chambule says:

    Eu gostaria de me candidatar para 2019, e possivel?

  2. Letícia Venturelli do Couto says:

    é possível se candidatar estando no último semestre da graduação?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio