bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim DAAD

Programa do DAAD dá bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim

Inscrições até 31/08/2023

Como já explicamos neste post, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa de auxílio para brasileiros interessados em cursos com foco em Desenvolvimento Sustentável. O EPOS contempla diversas áreas do conhecimento e tem também bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim.

O curso em Gestão Urbana (Urban Management) na TU Berlim é focado nas situações de países emergentes e de nações em transição. A formação em inglês é interdisciplinar e oferece um treinamento em abordagens gerenciais.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe 

As questões estudadas estão relacionadas a problemas urgentes de desenvolvimento urbano. A ideia é apresentar soluções viáveis para a gestão das cidades. Alguns dos temas abordados são: degradação ambiental, crescimento urbano descontrolado, condições de vida abaixo do padrão, etc.

As bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim têm duração de 18 meses. Elas incluem 934 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea de ida e volta, curso de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde.

>>> Veja mais bolsas na área de arquitetura e urbanismo

Requisitos da bolsa do DAAD em Berlim

O mestrado em urbanismo é voltado para estudantes graduados em geografia, arquitetura, planejamento urbano, engenharia civil, direito, ciências sociais e políticas, administração, economia, desenvolvimento internacional ou áreas afins.

Os candidatos precisam ter pelo menos dois anos de experiência prática em uma área relacionada. Também é requisito ter certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTSespecificações aqui).

Também é preciso cumprir os requisitos do DAAD. Além da experiência profissional e do inglês fluente, ele exige que a graduação tenha sido concluída há no máximo seis anos e que o candidato tenha um desempenho acadêmico acima da média.

>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Candidatura às bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim

As inscrições para as bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim vão de 15 de junho até 31 de agosto. Não é necessário uma carta de aceite da universidade para solicitar o benefício.

Para se candidatar, é preciso apresentar:

  • Curriculum vitae (assinado à mão e preferencialmente no formato Europass)
  • Carta de motivação (assinada à mão)
  • Cópias simples do diploma de graduação
  • Histórico do curso e certificado de conclusão da graduação
  • Formulário do DAAD preenchido e assinado a mão (disponível aqui)
  • Certificado de proficiência em inglês
  • Duas cartas de referência (assinadas à mão) escritas em papel timbrado ou com carimbo oficial
  • Comprovante de pelo menos dois anos de experiência de trabalho em papel timbrado de seu empregador e certificado por seu empregador
  • Cópia do seu passaporte

Caso seja selecionado, o bolsista terá que enviar cópias autenticadas desses documentos.

>>> Green card alemão: como tirar

A candidatura às bolsas pode ser feita pelo e-mail ([email protected]) ou correio. No segundo caso, a solicitação deve ser postada para o seguinte endereço:

Technische Unversität Berlin
Urban Management Program
Sekr. HBS 5
Hardenbergstraße 16-18
D-10623 Berlin
Germany

O resultado da seleção das bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim e os nomes dos selecionados serão divulgados em meados de fevereiro. O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email [email protected] pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o edital do programa
Saiba mais sobre o mestrado em gestão urbana
Veja mais sobre os requisitos e a inscrição

Ver todas as bolsas 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Programa do DAAD dá bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim”

  1. Oi gente, fiquei interessada por esse mestrado, olhando o edital no site eu vi que existe um custo de 11.000 euros pelo curso, fiquei em dúvida se o aluno bolsista também seria isento desse valor. Desde já agradeço pela ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais