
Universidade de Gante tem bolsas para fazer mestrado na Bélgica

O Top-up Grants é um programa da Universidade de Gante que fornece subsídios para estudantes de países que recebem Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA, na sigla em inglês). A instituição recebe candidaturas às bolsas para fazer mestrado na Bélgica até o dia 1º de abril.
O programa é voltado para novos alunos admitidos em qualquer um dos cursos de mestrado ou pós ministrados em inglês na universidade. No total, a instituição belga oferece 63 cursos de mestrados e 11 de pós-graduação deste tipo. As áreas de estudo são das mais variadas: biologia, linguística, saúde, economia, engenharia, direito, filosofia, sociologia e outras. Você pode encontrar a lista completa desses cursos aqui.
Requisitos das bolsas da Universidade de Gante
Para se candidatar às bolsas para fazer mestrado na Bélgica da Universidade de Gante, é preciso ter diploma de graduação (para mestrado) ou de mestrado (para os cursos chamados de “master-after-master”.
Além disso, como já falamos, é preciso ser proveniente de um país da lista da ODA (disponível neste link). O Brasil, Angola, Cabo Verde e Moçambique estão incluído na lista. Não há restrição de idade para se candidatar. No entanto, os candidatos selecionados costumam ter menos de 40 anos.
Como são as bolsas para fazer mestrado na Bélgica
A cada ano são distribuídos 10 benefícios que incluem: auxílio de 1000 euros por mês e seguro “all-in” (saúde, responsabilidade civil e repatriação). As passagens aéreas e os custos referentes ao visto não fazem parte da cobertura das bolsas para fazer mestrado na Bélgica. Além disso, os bolsistas pagam menos pelas taxas universitárias (mesmo valor pelo pelos estudantes da União Europeia).
As bolsas da Universidade de Gante não são, portanto, integrais. Além disso, recomenda-se que o aluno tenha algum financiamento extra para viver e estudar no país.
O programa tem duração de dois anos. Contudo, para ter acesso ao benefício no segundo ano, o bolsista terá que realizar pelo menos 54 créditos no primeiro ano de estudos.
Candidatura e critérios de seleção do Top-up Grants
As candidaturas às bolsas para fazer mestrado na Bélgica devem ser realizadas através de um formulário específico do programa durante a application para a pós-graduação. Para enfatizar o desejo e a necessidade do subsídio, o estudante pode contatar diretamente a secretaria do curso escolhido.
É preciso se candidatar até o dia 1º de abril. Não serão aceitas as candidaturas realizadas após esse prazo. Os documentos solicitados devem ser legalizados conforme as exigências do governo belga. São eles:
- Cópia do diploma e do histórico acadêmico (devidamente traduzidos);
- Cópia do passaporte;
- Documento que explique o sistema de ensino do país;
- Currículo;
- Cartas de recomendação;
- Certificado de conhecimento de inglês;
- Formulário de candidatura.
O coordenador de cada curso irá propor o nome de três candidatos ao Comitê de Cooperação para o Desenvolvimento. Este fará uma seleção com base nas recomendações obtidas por um grupo de trabalho.
Além de serem baseados nas qualificações dos candidatos, os critérios para concessão dos benefícios também incluem a relevância do curso para o desenvolvimento do país do estudante. A decisão referente aos nomes dos selecionados será tomada em maio.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Para economizar no pagamento de taxas universitárias no exterior economizando nas taxas é só usar Remessa Online ou o cartão multimoedas do Wise. Com nossos parceiros, você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre o programa
Veja a lista dos cursos da instituição
Informe-se sobre a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.