Universidade de Gante tem bolsas para fazer mestrado na Bélgica

bolsas para fazer mestrado na Bélgica ghent gante Top-up Grants

O Top-up Grants é um programa da Universidade de Gante que fornece subsídios para estudantes de países que recebem Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA, na sigla em inglês). A instituição recebe candidaturas às bolsas para fazer mestrado na Bélgica até o dia 1º de março.

Bolsas na Bélgica

O programa é voltado para novos alunos admitidos em qualquer um dos cursos de mestrado ou pós ministrados em inglês na universidade. No total, a instituição belga oferece 63 cursos de mestrados e 11 de pós-graduação deste tipo. As áreas de estudo são das mais variadas: biologia, linguística, saúde, economia, engenharia, direito, filosofia e outras. Você pode encontrar a lista completa desses cursos aqui.

>>> Bolsa de mestrado na Bélgica da KU Leuven recebe inscrições

Requisitos para se candidatar

Para se candidatar às bolsas para fazer mestrado na Bélgica, é preciso ter diploma de graduação (para mestrado) ou de mestrado (para os cursos chamados de “master-after-master”.

Além disso, como já falamos, é preciso ser proveniente de um país da lista da ODA (disponível neste link). O Brasil está incluído no elenco.

Não há restrição de idade para se candidatar. No entanto, os candidatos selecionados costumam ter menos de 40 anos.

>>> Onde brasileiro não paga para estudar

Como são as bolsas para fazer mestrado na Bélgica

A cada ano são distribuídos 15 benefícios que incluem: auxílio de 654 euros por mês e seguro “all-in” (saúde, responsabilidade civil e repatriação). As passagens aéreas e os custos referentes ao visto não fazem parte da cobertura das bolsas para fazer mestrado na Bélgica. Além disso, os bolsistas pagam menos pelas taxas universitárias (mesmo valor pelo pelos estudantes da União Europeia).

As bolsas da Universidade de Gante não são, portanto, integrais. Além disso, recomenda-se que o aluno tenha algum financiamento extra para viver e estudar no país.

O programa tem duração de dois anos. Contudo, para ter acesso ao benefício no segundo ano, o bolsista terá que realizar pelo menos 54 créditos no primeiro ano de estudos.

Candidatura e critérios de seleção do Top-up Grants

As candidaturas às bolsas para fazer mestrado na Bélgica devem ser realizadas através de um formulário específico do programa durante a application para a pós-graduação. Para enfatizar o desejo e a necessidade do subsídio, o estudante pode contatar diretamente a secretaria do curso escolhido.

É preciso se candidatar até o dia 1º de março. Não serão aceitas as candidaturas realizadas após esse prazo. Os documentos solicitados devem ser legalizados conforme as exigências do governo belga. São eles:

O coordenador de cada curso irá propor o nome de três candidatos ao Comitê de Cooperação para o Desenvolvimento. Este fará uma seleção com base nas recomendações obtidas por um grupo de trabalho.

Além de serem baseados nas qualificações dos candidatos, os critérios para concessão dos benefícios também incluem a relevância do curso para o desenvolvimento do país do estudante. A decisão referente aos nomes dos selecionados será tomada em maio.

Saiba tudo sobre o programa
Veja a lista dos cursos da instituição
Informe-se sobre a candidatura

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.