Master Mind: governo dá bolsas para mestrado na Bélgica

O Governo de Flandres está recebendo candidaturas a bolsas para mestrado na Bélgica. O objetivo do Master Mind 2018-2019 é promover Flandres e Bruxelas como destinos de estudo superior na Europa.

Bolsas na Bélgica

Através do programa, é possível estudar em todas as universidades flamengas e também nas escolas de artes e na Academia Marítima da Antuérpia. De acordo com as informações divulgadas, serão concedidas de 30 bolsas para mestrado na Bélgica a estudantes internacionais.

Como são as bolsas para mestrado na Bélgica

O programa tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos – o tempo total de duração do mestrado. As bolsas para mestrado na Bélgica são de 8 mil euros por ano e serão pagas em várias parcelas ao longo do ano acadêmico.

Em contrapartida, ao terminar o curso, o bolsista deverá escrever um ensaio e responder um questionário sobre a sua experiência.

Durante o curso, o bolsista pode realizar mobilidade acadêmica em outro país/instituição, porém, deve fazer pelo menos a metade dos créditos do mestrado na instituição anfitriã flamenga.

>>> Bolsa de mestrado na Bélgica da KU Leuven recebe inscrições

Requisitos para participar do programa

Entre os requisitos das bolsas para mestrado na Bélgica estão: ter um bom desempenho e/ou potencial acadêmico e saber inglês (ter certificado IELTS, TOEFL,CAE ou outro). É exigida uma média acima de 3 em uma escala de 0 a 4. Para saber se as suas notas da graduação são suficientes, você pode utilizar a calculadora disponível neste link.

Outro requisito é não ter realizado a graduação em uma instituição localizada em Flanders. Além disso, como o aluno deve ser aceito por uma universidade para poder ganhar o benefício, ele também precisa cumprir os requisitos específicos do curso de sua escolha. Estudantes estrangeiros que já estejam fazendo mestrado na Bélgica não podem se candidatar.

>>> Onde brasileiro não paga para estudar

Candidatura e seleção das bolsas de mestrado na Bélgica

A candidatura deve ser enviada diretamente para a instituição flamenga anfitriã. Para isso, o interessado deve entrar em contato com a universidade para se informar sobre os procedimentos de seleção e os prazos para envio da inscrição. É preciso ficar atento, pois o período de candidatura de algumas instituições vai apenas até 22 de fevereiro. Os prazos  de candidatura das universidades participantes estão abaixo.

>>> Só quem tem 10 em tudo pode ganhar bolsa de estudos?

Se o candidato for aceito pela universidade, a própria instituição será responsável por iniciar o procedimento de candidatura à bolsa do Master Mind antes de 30 de abril. Nesse caso, a sua situação já será de “pré-selecionado” e basta completar o arquivo de candidatura da Mobility-Online antes do prazo para de fato estar concorrendo a uma das bolsas.

A seleção será baseada em dois critérios principais (motivação do candidato e histórico acadêmico) e outros secundários (carta de recomendação, perfil, etc). Os selecionados para as bolsas para mestrado na Bélgica serão anunciados em junho.

>>> Programa Erasmus dá bolsas para mestrado na Europa

Prazos de candidatura nas diferentes universidades da Bélgica

Para poder concorrer a bolsa, você primeiro precisa finalizar sua inscrição na universidade belga de sua preferência e a universidade indica os estudantes para a bolsa master mind. O prazo de candidatura das universidades são:

  • KU Leuven / University of Leuven: 1 de fevereiro
  • University of Antwerp: 15 de fevereiro
  • Ghent University: 1 de março
  • Hasselt University: 15 de fevereiro
  • Vrije Universiteit Brussel: 15 de março
  • Antwerp Maritime Academy: t.b.c.
  • Artesis Plantijn University College Antwerp: 1 de março
  • Erasmus University College Brussels: t.b.c
  • Karel de Grote University College: 22 de março
  • LUCA School of Arts: 1 de março
  • PXL University College: 1 de março
  • University College Ghent: 22 de março

Acesse o edital do Master Mind
Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.