bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha

Bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha em inglês

Inscrições até 31/07/2024

Como já falamos aqui no Partiu várias vezes, o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) possui vários programas de bolsas para estrangeiros no programa EPOS. Este é mais um dos vários cursos para os quais o serviço disponibiliza apoio financeiro. Desta vez estamos falando de uma bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha com ênfase em gestão energética e ambiental!

O Master of Engineering in Energy and Environmental Management

O Mestrado em engenharia em Gestão Energética e Ambiental em Países em Desenvolvimento é todo em inglês e tem duração de dois anos (18 + 6 meses). O curso é oferecido pelo Instituto Interdisciplinar de Ciências Ambientais, Sociais e Humanas da Europa-Universität Flensburg.

>> Tudo sobre estudar na Alemanha e as bolsas do DAAD

O programa de mestrado em engenharia na Alemanha começa em janeiro com seis meses de curso introdutório em economia e alemão. O objetivo do mestrado é capacitar os estudantes para atuar como profissionais do setor da energia. Após a conclusão do curso, eles estarão aptos a: reconhecer e analisar problemas energéticos e ambientais; facilitar e gerenciar processos de solução sustentável de problemas.

Sobre a bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha

O DAAD oferece algumas bolsas para esse mestrado dentro do programa EPOS de Cursos de Pós-Graduação para Profissionais com Relevância para Países em Desenvolvimento.

Neste caso, os bolsistas deverão financiar com recursos próprios a viagem até a Alemanha, assim como o primeiro mês de estadia no país. Normalmente, o DAAD oferece, além da isenção de taxas universitárias, um subsídio mensal de 934 euros para bolsas de mestrado. Também costuma estar incluído no benefício um seguro-saúde.

De acordo com o que foi divulgado no site do curso, dependendo da disponibilidade de fundos, os bolsistas do DAAD terão as despesas chamadas de “adicionais” reembolsadas. Seriam elas: um seminário internacional (1.200/1.400 euros) e viagens de estudo (cerca de 500 euros). Estima-se que a contribuição individual que o bolsista terá que dar, no fim, ficaria em torno de 300 ou 400 euros.

Ah, quem ganhar a bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha deve obrigatoriamente frequentar o curso de alemão durante o seu primeiro mês no país.

>> Como é viver na Alemanha sem saber alemão

Requisitos do mestrado em Engenharia na Alemanha

São requisitos para se candidatar à bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha:

  • Diploma de graduação na área da engenharia ou de negócios + mínimo de dois anos de experiência profissional no campo do curso
    ou
    Diploma de graduação em engenharia + mínimo de dois anos de experiência profissional no campo do mestrado + comprovante de conhecimento em economia (curso preparatório de dois meses);
  • Ter proficiência em inglês (TOEFL iBT Score 80, IELTS Band 6, Cambridge FCE).

Além disso, o DAAD costuma solicitar que os candidatos declarem necessidade de apoio financeiro para realização dos estudos.

>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2024

Como se candidatar às bolsas EPOS do DAAD

Os candidatos interessados em estudar na Alemanha com bolsa do DAAD devem se inscrever no curso até o dia 31 julho.

Para concorrer à bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha, é preciso fazer o download dos formulários de inscrição no site do curso (disponíveis aqui).

Além dos formulários preenchidos, os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:

  • CV;
  • Histórico da universidade e da escola;
  • Diploma de graduação com apostila de haia;
  • Comprovante de pelo menos dois anos de experiência profissional;
  • Certificado de teste de inglês;
  • Carta de motivação (cerca de 1000 palavras);
  • Duas cartas de referência (uma acadêmica e outra profissional).

Os formulários devem ser enviadosem PDF por meio eletrônico.

É importante prestar atenção que a documentação precisa chegar na Universidade na Alemanha até 31 de agosto. Quem passar para a segunda fase da seleção será entrevistado por telefone em janeiro. Até o final de fevereiro, todos os candidatos irão receber informações sobre o resultado.

>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Quanto custa o mestrado em engenharia na Alemanha sem bolsa?

Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 225 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha

No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 904 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Para tirar dúvidas sobre o programa, você pode contatar a universidade através do e-mail [email protected].

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja o passo a passo da candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

4 comentários em “Bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha em inglês”

  1. Jaqueline, muito obrigado pelas informações!! Estou me inscrevendo para o mestrado em gestão ambiental e de energia pelo DAAD e estou com uma dúvida, quando fui preencher o formulário do DAAD ele menciona um projeto que deve ser anexado ao formulário (item 10). Eu preciso escrever um projeto de pesquisa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais