mestrado em engenharia florestal epos alemanha daad

Mestrado em engenharia florestal na Alemanha com bolsa integral do DAAD na TU Dresden

Inscrições até 30/10/2024

Estão abertas as inscrições para fazer o mestrado em engenharia florestal com ênfase em florestas tropicais da TU Dresden, na Alemanha, com bolsa EPOS do DAAD.

O Master in Tropical Forestry visa formar profissionais capazes de desenvolver soluções inovadoras, sustentáveis e com base científica para florestas naturais, plantações florestais, agroflorestas e espaços verdes urbanos.

O mestrado em engenharia florestal da TU Dresden tem duração de dois anos e tem como língua oficial o inglês.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar na Alemanha

o mestrado em engenharia florestal na Europa

O programa de Mestrado em Florestas Tropicais da TU Dresden forma gestores capacitados para desenvolver estratégias de manejo inovadoras e sustentáveis, baseadas no conhecimento, para florestas naturais, plantações florestais e outros tipos de florestas, além de sistemas agroflorestais e espaços verdes urbanos, incluindo o controle de seu uso e cuidado.

Uma atenção especial é dada à adaptação flexível às mudanças das condições sociais e às diversas interações entre as pessoas e o desenvolvimento de diferentes tipos de florestas, com base em uma abordagem multidisciplinar. O programa de mestrado dura dois anos compreende um total de 120 créditos ECTS (European Credit Transfer System), divididos em três semestres de aprendizagem presencial e um semestre para a conclusão e defesa da tese de Mestrado.

O mestrado em engenharia florestal possui módulos obrigatórios e eletivos permitem que os estudantes desenvolvam seu próprio perfil individual. O plano de pesquisa é elaborado com o objetivo de coletar e analisar dados primários de forma eficaz ao final do terceiro semestre e início do quarto semestre.

Como são as bolsas do DAAD para o curso da TU Dresden

O DAAD oferece algumas bolsas para esse mestrado dentro do programa EPOS de Cursos de Pós-Graduação para Profissionais com Relevância para Países em Desenvolvimento.

Normalmente, as bolsas do programa incluem, além da isenção de taxas universitárias, auxílio para despesas de viagem, um subsídio mensal de 934 euros e seguro-saúde.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Requisitos do mestrado em engenharia florestal com bolsa do DAAD

Para ingressar no mestrado em engenharia florestal, é preciso ter um diploma de graduação em uma área afim, como engenharia, agronomia, geografia, biologia e outras. Além disso, é preciso ter proficiência em inglêsTOEFL iBT (550 PBT e 213 CBT) ou IELTS (6.0). Veja como ter desconto para fazer o TOEFL.

Já em relação às bolsas, via de regra, o EPOS exige que o bolsista tenha bom rendimento acadêmico e no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Como se candidatar às bolsas do DAAD para o mestrado em Engenharia Florestal

Os estudantes de países em desenvolvimento interessados em fazer o mestrado com bolsa devem se inscrever sempre até 30 de outubro do ano anterior ao que desejam iniciar o curso. Os documentos solicitados são:

  • Formulário específico de candidatura à bolsa do DAAD;
  • Carta de motivação;
  • Currículo (formato Europass);
  • Diploma do ensino médio;
  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional);
  • Comprovante de experiência profissional;
  • Certificado de proficiência em inglês.

As aulas começam sempre em outubro de cada ano.

Quanto custa estudar na TU Dresden sem bolsa?

Alunos que não tiverem os dois anos de experiência depois de formados para se candidatarem na bolsa do DAAD podem se candidatar para mestrado na TU Dresden sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam a contribuição semestral e as taxas de cerca de 300 euros por semestre. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês praticamente grátis da Alemanha. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período.

Sobre a Technische Universität Dresden

A Universidade de Tecnologia de Dresden (TU Dresden) é uma das maiores universidades de tecnologia da Alemanha. Com 17 faculdades distribuídas em cinco escolas, oferece uma ampla gama de 119 programas de graduação e cobre um espectro abrangente de pesquisa. Seus focos em Ciências da Vida, Materiais Quânticos, Microeletrônica, Internet Tátil, Ciência dos Materiais, Ciências Digitais e Intensivas em Dados, Economia Circular e Mudança Social são considerados exemplares em toda a Europa.

Cerca de 30.000 estudantes estão matriculados na TUD, sendo que aproximadamente 18% deles são internacionais, o que reflete a excelente reputação global da universidade. Além disso, a TUD emprega cerca de 9.000 funcionários provenientes de 89 países. Desde 2012, a TU Dresden é uma das 11 Universidades de Excelência da Alemanha.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais