O mestrado em medicina e saúde internacional da Universidade Heidelberg é mais um dos cursos contemplados pelas bolsas EPOS do DAAD. As inscrições para quem deseja fazer o mestrado com bolsa vão de 15 de maio a 10 de outubro.
O Master of Science in International Health (MScIH) é focado em problemas de saúde relacionados à pobreza em países de baixa e média renda. A formação tem o objetivo de proporcionar uma base sólida de conhecimento sobre os princípios de saúde pública.
O mestrado em medicina e saúde internacional prepara para profissionais para atuar no planejamento e gestão de programas sustentáveis de controle de doenças, promoção da saúde e desenvolvimento de serviços de saúde em uma ampla gama de países. O curso é em inglês e tem duração de um ano.
Como são as bolsas do DAAD para o MScIH
O curso da Universidade Heidelberg está na lista dos programas contemplados pelo EPOS. A iniciativa do DAAD oferece bolsas de estudo para cursos relacionados ao desenvolvimento e à sustentabilidade.
Os selecionados terão isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal de 860 euros, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes do início das aulas, previsto para setembro.
Requisitos para mestrado em medicina e saúde internacional
O candidato ideal para o mestrado em medicina e saúde internacional deve ter um diploma de graduação preferencialmente em medicina ou odontologia ou, ainda, ser graduado em outras disciplinas relevantes para a saúde pública — área da saúde em geral e também outras.
>> Estudar na Alemanha é barato
Para o curso, espera-se também que o interessado tenha pelo menos um ano de experiência profissional relevante, incluindo algum trabalho em saúde pública em ambientes de baixa e média renda.
Além disso, também é requisito ter proficiência em inglês e comprová-la com notas mínimas em provas como o TOEFL (580 no paper-based, 237 no computer-based e 92-93 no TOEFL iBT) ou o IELTS (6.5). No entanto, o certificado não é necessário se o candidato tiver estudado em uma instituição na qual o idioma de instrução e avaliação tenha sido o inglês. Mas isso precisa, é claro, ser comprovado na sua documentação.
Já para ser elegível às bolsas EPOS, o candidato não pode ter recebido o seu último diploma acadêmico há mais de seis anos. Além disso, o programa exige pelo menos dois anos de experiência profissional relevante.
>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha
Candidatura às bolsas para mestrado em medicina na Alemanha
As inscrições dos interessados pelas bolsas do DAAD para o curso são administradas pelo Institute of Global Health. Elas devem ser feitas somente pelo site.
Além da documentação para aplicar no mestrado em medicina e saúde internacional, é preciso enviar o formulário de solicitação da bolsa do DAAD.
Abaixo a lista de todos os documentos solicitados para a candidatura:
- Formulário oficial do DAAD para solicitação da bolsa;
- Curriculum Vitae (no formato Europass e assinado à mão);
- Carta de motivação assinada à mão;
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de recomendação profissional do empregador (com carimbo e assinatura e de data recente);
- Comprovante de experiência profissional;
- Certificado de inglês (IELTS ou TOEFL);
- Cópias autenticadas dos diplomas de formação acadêmica;
- Cópias certificadas do histórico acadêmico;
- Cópia autenticada do diploma do ensino médio.
Os candidatos serão informados sobre o resultado da seleção das bolsas em fevereiro de 2023. As aulas começam em setembro. Se você tiver dúvidas, o DAAD no Brasil pode ajudar pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14.
Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Leia as respotas para as dúvidas frequentes sobre as bolsas do DAAD
Eu quero um mestrado da vossa parte
Eu quero um mestrado da vossa parte