EPOS tem bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Alemanha

bolsa para mestrado na área do meio ambiente Alemanha Freiburg DAAD epos

Universidade de Freiburg/Divulgação

A gente já falou, mas não custa repetir: o programa EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) tem muuuita bolsa para estudantes estrangeiros – por isso que a gente tá sempre publicando aqui. A bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Universidade de Freiburg é uma delas.

bolsas na Alemanha

O Mestrado em Governança Ambiental (MSc Environmental Governance – MEG) é interdisciplinar e foca em novos modos de coordenação social entre os atores do mercado, do Estado e da sociedade civil. O curso da Faculdade de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade de Freiburg está entre os dez melhores sobre o tema do mundo. O programa tem duração de dois anos e as aulas são todas em inglês – como as outras pós-graduações contempladas pelo programa EPOS.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Sobre as bolsas EPOS do DAAD

O EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

>>> Como é morar na Alemanha sem falar alemão?

Quais os requisitos

Para se candidatar à bolsa para mestrado na área do meio ambiente, é preciso ter menos de 36 anos e ter graduação em: ciências agrárias, geografia, ciência política, sociologia, direito, economia, etnologia, cooperação internacional, estudos de desenvolvimento ou gestão ambiental.

É requisito do EPOS ser proveniente de um país em desenvolvimento e possuir pelo menos dois anos de experiência profissional. Também é obrigatório saber inglês e ter certificado de conhecimento da língua (TOEFL, IELTS, CEA ou CEP). Outra exigência do DAAD é não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado.

>>> Motivos para começar a aprender alemão agora

Candidatura à bolsa para mestrado na área do meio ambiente

O prazo para candidatura ao curso para os interessados na bolsa para mestrado na área do meio ambiente é 15 de outubro. Para se candidatar, são necessários os seguintes documentos:

A documentação deve ser enviada por correio para a universidade no endereço:

Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
Fakultät für Umwelt und natürliche Ressourcen
Studienbüro / Esther Muschelknautz
Tennenbacherstraße 4
D-79106 Freiburg /Germany

As aulas do mestrado em Governança Ambiental começam em outubro de 2019.

>>> Minha média não é alta como aumentar minhas chances de bolsa

Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?

A bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Universidade de Freiburg é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa do DAAD. O único detalhe importante é que a Universidade de Freiburg fica em Baden-Württemberg, o estado alemão que cobra taxas universitárias mais altas de estudantes de fora da União Europeia. Sendo assim, o mestrado cobra apenas taxas normais da Alemanha (de até 300 euros por semestre) para estudantes com passaporte europeu e 1500 euros por semestre de estudantes que não tenham cidadania europeia. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de maio.

Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre as bolsas
Confira um passo a passo sobre a candidatura

Ver todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂 Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *