bolsa para estudar arquitetura na alemanha do daad partiu intercambio foto roman-kraft

Bolsa para estudar arquitetura na Alemanha do DAAD recebe inscrições

Se você está atrás de uma bolsa para estudar Arquitetura na Alemanha ou cursos na área da indústria criativa, o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD)  está com A oportunidade aberta. São bolsas para cursos de mestrado e qualificação (para quem já fez mestrado) na Alemanha para Arquitetura. O DAAD também oferece bolsas para cursos Artes Cênicas, Performance, Artes Visuais, Design, Comunicação Visual, Cinema e Música.

Bolsas na Alemanha

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados e oferece a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. A bolsa para estudar arquitetura na Alemanha do DAAD dá passagem aérea, seguro saúde e 934 euros mensais. A duração do benefício varia entre 10 e 24 meses, dependendo do curso escolhido.

>>> Veja outras oportunidades de bolsa para arquitetura e urbanismo

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever às bolsa para estudar arquitetura na Alemanha, candidatos estrangeiros que tenham diploma universitário nas áreas de arquitetura, design de interiores, conservação de monumentos, planejamento urbano, desenvolvimento urbano ou paisagística até o momento do início da bolsa e não há mais do que seis anos.

É importante lembrar que, no momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha.

Além disso, também é preciso ter proficiência no idioma em que seu curso será ministrado. Ou seja, se seu curso for em inglês, você precisa ter inglês fluente e uma prova de proficiência válida que comprove isso (como IELTS ou TOEFL, por exemplo). O nível do conhecimento de inglês exigido é definido pelo professor orientador ou por normas da universidade onde você vai querer se inscrever.

Já se o curso for em alemão, você precisa ter o nível mínimo B1. A bolsa inclui um curso prévio de alemão na Alemanha.

Ainda, brasileiros cursando mestrado na área na Alemanha podem se inscrever para a bolsa para o segundo ano do curso. No entanto, nestes casos a bolsa não poderá ser prorrogada.

bolsa para estudar arquitetura na alemanha ross-sokolovski-

>>> Estudar na Alemanha é barato. Só você que não sabe!

A candidatura da bolsa para estudar arquitetura na Alemanha

O processo funciona de uma maneira BEM alemã: o candidato fica responsável por encontrar a instituição onde deseja estudar e fazer todos os contatos relativos a isso.

Os trâmites de inscrição e prova de habilidade específica em uma universidade alemã são responsabilidade dos candidatos. A aprovação da bolsa não equivale à aceitação automática por parte da universidade alemã. 

>>> Como achar cursos em inglês na Alemanha

É muito importante ser muito cuidadoso na hora de fazer todo o processo na universidade alemã, pois a decisão sobre a aceitação e a análise da validade dos estudos anteriores é de competência desta instituição. Caso o bolsista não seja aprovado e fiquei impedido de se matricular, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Como se inscrever na bolsa para estudar arquitetura na Alemanha

A inscrição deve ser feita no portal do DAAD, onde toda a documentação será submetida. O prazo para submeter sua documentação para candidatura é 25 de setembro de 2023.

Na etapa da inscrição via site, o candidato deve enviar:

  • Formulário do DAAD;
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Diploma;
  • Histórico da graduação;
  • Certificado de conhecimento de inglês e/ou alemão;
  • Formulário com informações sobre os cursos escolhidos em ordem prioritária;
  • Carta de aceite no curso de pós graduação (caso você já tenha);
  • Lista do portfólio e declaração de que todas as amostras são obras próprias.

O DAAD no Rio de Janeiro é o ponto de contato para tirar dúvidas. Você pode mandar sua mensagem por e-mail: [email protected] . Também é possível tirar dúvidas nesta live do Partiu Intercâmbio com o Miguel Flores Tran, do DAAD, no Youtube sobre o programa de bolsa para mestrado em artes e música na Alemanha (acessível somente para membros).

Sobre o envio de Portfólio para o DAAD

Em relação ao portfólio, desde 2021, o edital sofreu mudanças: o seu envio deverá ser feito por meio de upload na plataforma DAAD Media Database. Após realizada a inscrição no portal do DAAD, os candidatos receberão um link para fazer o upload do portfólio. É importante ficar atento aos prazos para o envio do material e as orientações .

Se a análise do seu pedido de bolsa de estudos do DAAD mostrar que ele atende aos critérios do anúncio da bolsa e está completo, você receberá um link para enviar suas amostras de trabalho para o banco de dados de mídia do DAAD até 27 de outubro (mais tardar). Ao receber o link, carregue o portfólio no banco de dados de mídia até 7 de novembro (CET).

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Informações sobre as bolsas
Veja o edital
Confira mais detalhes sobre o programa
Acesse o portal do DAAD para inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para estudar arquitetura na Alemanha do DAAD recebe inscrições”

  1. Obrigada pela divulgação! Será que alguém poderia me tirar uma dúvida? A bolsa no caso seria para estudar no ano letivo que começa em outubro de 2018? Porque a maioria das universidades já fecharam as inscrições pros cursos que começam em outubro desse ano…

    1. Não. O ideal é que você já esteja com a carta de aceite da universidade alemã na hora de mandar o material pro DAAD. Então, primeiro você tem que tentar entrar na Universidade, e uma vez aceito, tentar a bolsa. Nada impede que você se inscreva para a bolsa sem ter sido aceito para a Universidade, mas será mais complicado. As pessoas que se inscreverão para a bolsa esse ano provavelmente já estão com a carta de aceite em mãos, ou estão para receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais