bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável daad alemanha

Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha

Inscrições até 01/08/2023

Já imaginou uma bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha com foco em gestão que cobre TODOS seus custos durante o curso e que não exige conhecimento de alemão? Pois é isso que o curso da Universidade de Ciências Aplicadas do Reno-Waal oferece.

O curso de Sustainable Development Management (Gestão do Desenvolvimento Sustentável) é um mestrado que combina economia e ciência política com prática em gestão. O conhecimento adquirido permite aos alunos contribuírem ativamente na construção de um mundo com mais sustentabilidade. O mestrado é em inglês e tem duração de três semestres de estudo em tempo integral. Os bolsistas só podem iniciar os estudos no semestre de inverno.

 >>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Por que um mestrado em desenvolvimento sustentável?

Em um contexto no qual vários países se comprometeram com as metas de desenvolvimento sustentável definidas na Cúpula da ONU, é preciso profissionais qualificados nas diferentes áreas abrangidas pelas metas. Para alcançar as transformações necessárias, além de novas políticas, serão requisitadas pessoas com formação interdisciplinar e intercultural. Com o objetivo de suprir essa demanda, existem os cursos de mestrado do programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) do DAAD. Esse programa concede benefícios a estudantes provenientes de países em desenvolvimento interessados em se aprofundar em várias áreas relacionadas à sustentabilidade.

As bolsas integrais de mestrado em desenvolvimento sustentável

Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 860 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa, se necessário, um curso de dois meses de alemão em julho e agosto. Ele deve ser feito antes do início das aulas.

>>> Mais bolsas para mestrado em inglês na Alemanha

Requisitos do mestrado em desenvolvimento sustentável

Para entrar no curso de mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha, é necessário ter um diploma de graduação em uma área relacionada às ciências sociais, à economia ou à engenharia. Também é requisito ser fluente em inglês com nível mínimo B2 e ter um GPA de 2.5 (no sistema de notas alemão).

Além disso, para a bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável, o EPOS também exige que o candidato seja proveniente de um país em desenvolvimento e tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. A motivação para estudar o assunto e se tornar um agente de mudança também conta. Candidatos de grupos menos favorecidos e mulheres terão prioridade da seleção.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2022

Como se candidatar ao mestrado na Alemanha

O prazo de inscrição para concorrer à bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável é de 1 julho até 1 de agosto. Ela deve ser feita no site e os documentos necessários são:

  • Formulário de candidatura do DAAD
  • Currículo
  • Carta de motivação
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Carta de recomendação profissional;
  • Certificado do empregador no país de origem;
  • Certificado de proficiência em inglês: TOEFL ou IELTS ;
  • Cópia do diploma;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Fique atento porque só necessário enviar a inscrição para a bolsa de estudos do DAAD dentro do prazo acima. Como é um prazo bem curtinho para conseguir a documentação estamos já divulgando aqui para vocês consigam se organizar. Além disso, há a necessidade de pagar uma taxa de 75 euros para poder se inscrever no curso via Uniassist. Abaixo damos dicas de como economizar no pagamento desta taxa.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Perfil dos bolsistas do mestrado em desenvolvimento sustentável

No site do programa, o departemento da universidade alemã explica qual o perfil dos candidatos que ganham a bolsa do DAAD para o mestrado em gestão do desenvolvimento sustentável. Confira se o seu perfil se encaixa:

  • Atua tanto para uma autoridade pública quanto para uma empresa estatal ou privada de um país em desenvolvimento
  • se dedica ao planejamento e execução de diretrizes e projetos com ênfase em políticas de desenvolvimento com incidência nas áreas tecnológica, econômica ou social.
  • Possui um diploma de bacharel (normalmente quatro anos) em um assunto relacionado.
  • concluiu um grau académico com resultados muito acima da média
  • tem pelo menos dois anos de experiência profissional relacionada após a formatura.
  • Seus diplomas acadêmicos normalmente não devem ter mais de seis anos

Como trabalhar na Alemanha

Posso me candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa de estudos. Afinal, estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 302 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.  No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 860 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Como é fazer mestrado na Alemanha?

Erika França é de Aracaju, em Sergipe, e foi fazer mestrado na Alemanha na Universidade Técnica de Munique. Ela foi pra lá sem nunca antes ter ido pra Alemanha e sem falar alemão. Nesse vídeo, ela conta mais da experiência de estudar no país, mesmo sem bolsa de estudos.

Como economizar para pagar as taxas na Alemanha

Para economizar nas taxas do Uni-Assist na Alemanha – e também para já ir juntando uns Euros – recomendamos fazer um cartão multimoedas da Wise. Você pode pedir do Brasil e no lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba tudo sobre o curso
Veja como são as bolsas
Confira como funciona a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

6 comentários em “Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha”

  1. Olá, Por gentileza, gostaria de saber se as universidades tem alguma tolerância referente a nota do GPA. Acredito que seria possível eu conseguir a bolsa por conta das experiências, mas não sei se seria aprovada na universidade por conta do GPA.

  2. Soares Vicente Mendes

    Sou Soares Vicente Mendes tenho, nível básico do inglês e sou licenciado em ciência política e relações internacionais, quero candidatar para mestrado. E com esse nível básico do inglês quero saber se posso candidatar para este programa.

  3. Renata Ferreira

    Olá Bruna!
    Eu gostaria de prestar para esse curso, mas tenho algumas dúvidas: 1) minha formação é em comunicação social, esse curso é considerado como ciências sócias? Eu poderia aplicar?
    2) o que significa ter GPA de 2.5 (no sistema de notas alemão)?

    Você pode me ajudar com essas dúvidas?

    Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais