Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2023 para brasileiros

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2022

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2022 para brasileiros

Veja as melhores bolsas de 2023 aqui

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2022? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior em 2022.

Se você quer estudar no Exterior de graça em 2023, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!

Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Stipendium Hungaricum: bolsas para estudar na Hungria

Mais de 7 mil estudantes serão contemplados pelas bolsas do Stipendium Hungaricum no próximo ano letivo. O programa baseia-se em acordos bilaterais de cooperação assinados pelos ministérios da educação de diferentes países.

As bolsas para estudar na Hungria contemplam vários níveis de estudo: graduação, mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e intercâmbios de um ou dois semestres em todos os níveis da educação superior.

O programa prevê isenção de taxas universitárias, um auxílio mensal de cerca de 500 euros para doutorado e de 130 euros para o restante dos cursos durante todo o período de estudos. As bolsas para estudar na Hungria também incluem alojamento gratuito ou uma ajuda de custo para acomodação. Os selecionados ganham também seguro médico.

As candidaturas para brasileiros vão até dia 12 de dezembro.

TechGirls: bolsa de intercâmbio nos EUA com tudo pago para meninas cientistas

O TechGirls é um intercâmbio gratuito promovido pelo U.S. Department of State em parceria com a Virginia Tech University. O programa é voltado para o empoderamento de meninas das mais diversas partes do globo que queiram seguir carreira nas áreas de ciências e tecnologia.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 17 anos, saber inglês e frequentar pelo menos um semestre do colégio após o retorno para o país de origem.

As selecionadas fazem um intercâmbio de verão com duração de quatro semanas nos Estados Unidos e participam de um programa de mentoria de oito meses – incluindo o período pré e pós-viagem.

As inscrições são online e devem ser feitas até o dia 17 de dezembro.

>>> Confira outras oportunidades para quem está no Ensino Médio

Trust: bolsas para pós-graduação em Cambridge no Reino Unido

O Cambridge Trust oferece várias bolsas para pós-graduação na prestigiada universidade britânica. Os selecionados fazem mestrado ou doutorado com isenção integral ou parcial das taxas universitárias.

O edital tem como critérios o desempenho e o potencial acadêmico, assim como a situação financeira. Para se candidatar para pós em Cambridge, é preciso ter proficiência em inglês comprovada.

Quem quer concorrer à bolsa deve se inscrever no curso de interesse dentro do prazo e preencher a seção “financiamento” no portal do candidato. Os deadlines variam, mas em geral há duas datas: 1º de dezembro e 5 de janeiro.

Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsa Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. As bolsas contemplam algumas áreas de estudo específicas, entre as quais biologia, matemática, engenharia, história, francês, economia, direito, ciências políticas e outras.

Desde 2021, o programa Eiffel estipula uma idade máxima para os candidatos de 25 anos para o mestrado e de 30 anos para o doutorado.

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.700 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.

Os estudantes interessados em se candidatar às bolsas devem manifestar o seu interesse na bolsa Eiffel ao apresentar a sua candidatura às instituições francesas.

A data final de candidatura de 10 de janeiro é para que as universidades francesas encaminhem as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris. Então, isso significa que você precisa entrar em contato com a universidade de interesse o quanto antes!

>>> Como é fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

Finland Scholarships: bolsa do governo para mestrado e doutorado na Finlândia

O Finland Scholarships for University Students é um programa do governo que oferece bolsas para mestrado e doutorado na Finlândia.

O benefício cobre a tuition completa do primeiro ano de mestrado e dá pelo menos 5 mil euros de ajuda de custo. Contudo, muitas universidades oferecem outras opções de bolsas para o segundo ano do curso.

A candidatura para mestrado com a bolsa deve ser realizada junto às instituições participantes. Sendo assim, os detalhes sobre o application, prazos e requisitos devem ser consultados diretamente com as universidades. O deadline geralmente é até janeiro, mas a data exata varia conforme a instituição.

Em relação ao doutorado, o edital concede um adicional ao salário pago pelas instituições aos doutorandos e inclui, ainda, um subsídio de chegada de 2 mil euros. Para maiores informações sobre a candidatura, é preciso entrar em contato com as universidades. O prazo para essa modalidade costuma ser em março.

>>> Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia

Bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado na Europa com tudo pago

Nessa época do ano abrem as inscrições para os programas Erasmus Mundus de mestrado. No nosso buscador já tem vários editais abertos e os deadlines variam, sendo que muitos são entre dezembro e janeiro.

Esses programas de mestrado na Europa são feitos por consórcios das universidades europeias em cursos oferecidos em, pelo menos, dois países diferentes. As áreas são as mais diversas e muitos cursos são interdisciplinares.

De modo geral, para concorrer a uma das bolsas integrais que os programas oferecem, é preciso ter proficiência em inglês, ter graduação, não ter terminado a última formação há mais de cinco anos e não estar morando na Europa há mais de 15 meses até o início do curso.

>>> Veja todas os mestrados Erasmus Mundus do nosso buscador

Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Geumgang Language Center tem bolsa para curso de coreano na Coreia

O Korean Language Program da Geumgang University (GGU) é assim: você ganha uma bolsa para um curso de coreano na Coreia do Sul e, em contrapartida, ensina inglês.

O programa é oferecido pelo Geumgang Language Center, o centro de idiomas da Geumgang University, uma universidade budista. Podem se candidatar estudantes estrangeiros interessados em um curso de língua e cultura coreanas.

Os selecionados para a bolsa para o curso de coreano do Geumgang Language Center terão direito a um dormitório mobiliado compartilhado com um estudante nativo do país. Além disso, eles receberão um apoio financeiro adicional.

O período de inscrição é de 21 de novembro a 16 de dezembro de 2022.


>>> Playlist especial sobre a Coreia do Sul: bolsas e passeios

Programa EPOS do DAAD dá bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa que contempla cursos de mestrado e doutorado focados em desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas de estudo – o EPOS.

O programa busca jovens profissionais que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.

As bolsas costumam incluir cerca de 850 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.

O prazo de candidatura varia conforme o curso em questão. Lá no nosso buscador tem cursos de diferentes áreas e em diversas variadas universidades alemãs com inscrições abertas para estudar com bolsa EPOS, dá uma conferida aqui neste link.

O mestrado em Gestão Global de Riscos à Saúde e Políticas de Higiene é um deles. O programa é oferecido pela Universidade de Bonn e é todo em inglês. Os alunos serão apresentados aos conceitos básicos de saúde global e pública, infraestrutura de higiene e políticas de saúde. Além disso, eles obterão conhecimento sobre doenças infecciosas, doenças não transmissíveis, saúde materno-infantil e questões ambientais. Nesse caso, é possível se candidatar até dia 15 de dezembro de 2022, e o curso começará em outubro de 2023.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

UNICEF recebe inscrições para programa de estágio em todo o mundo

Você sabia que a UNICEF tem um programa de estágio? A instituição está recebendo inscrições para o UNICEF Internship Programme, que oferece oportunidades em vários lugares do mundo — EUAEspanha, Egito, Iêmen, Sudão, Jamaica, Afeganistão, Costa Rica, Nigéria, Ucrânia, Itália e Moçambique são alguns exemplos. Podem se candidatar estudantes de graduação, mestrado ou doutorado ou quem tenha concluído seus cursos no máximo há dois anos. 

Todos os estagiários têm direito a uma bolsa a título de contribuição para auxiliar nas despesas de subsistência. Além disso, existe também a possibilidade de receber uma quantia única para cobrir as despesas de viagem e visto. Inscrições até dia 31 de dezembro de 2022.

>>> Acesse nosso canal no Telegram e receba alertas de bolsa

Programa financiado por Bill Gates dá bolsas de pós-graduação em Cambridge

O Gates Cambridge Scholarships, custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation, está com as inscrições para bolsas de pós-graduação em Cambridge abertas até 5 de janeiro.

Todos os anos, são oferecidas 55 bolsas integrais para estudantes estrangeiros interessados em fazer cursos de pós-graduação (cursos de 1 ano, como o MBA), mestrado (2 anos) ou PhD (3 anos) em diversas áreas de estudo da renomada instituição.

O edital cobre todas as taxas da universidade e todos os gastos relacionados ao visto e ao seguro saúde necessários para a permanência no país, além de dar uma ajuda de custo de 18.848 libras por 12 meses e passagens aéreas.

Além disso, o estudante pode solicitar subsídios adicionais para congressos e pesquisa ou até uma ajuda específica para quem possui filhos, por exemplo.

YYGS da Universidade de Yale dá bolsas para estudantes do ensino médio nos EUA

O Yale Young Global Scholars (YYGS) é um programa de desenvolvimento de liderança para jovens de todo o mundo organizado pela Universidade de Yale, nos EUA.

O objetivo do programa de curso de verão é reunir alunos talentosos, cheios de energia e ideias, que possam produzir um impacto significativo como jovens líderes, mesmo antes de entrarem na universidade.

O programa prevê bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda. Normalmente, as bolsas cobrem o valor total ou parcial da matrícula dos selecionados (de acordo com as necessidades demonstradas), que é de 6.500 mil dólares.

Para participar do programa que vai dar bolsas para estudantes do ensino médio, não é exigido um certificado de conhecimento de inglês, mas é necessário saber falar a língua. As inscrições estão abertas até 10 de janeiro.

>>> A real para quem quer fazer intercâmbio no Ensino Médio

Weidenfeld-Hoffmann: bolsas de mestrado em Oxford na Inglaterra

O Programa de Bolsas Oxford-Weidenfeld-Hoffmann Scholarships and Leadership Programme oferece bolsas de mestrado em Oxford para estudantes originários de países em desenvolvimento da América do Sul, África e Ásia.

As bolsas do programa da Universidade de Oxford são integrais, incluindo 100% do valor das taxas universitárias da Oxford e um auxílio para o custo de vida do estudante. O valor deste auxílio é de cerca de £16 mil.

O candidato deve demonstrar interesse em servir à comunidade global através do trabalho que escolheu. Além disso, deve se comprometer a voltar ao país de origem assim que terminar o curso.

Para concorrer, é preciso selecionar o programa Weidenfeld-Hoffmann na seção Bolsas de Estudo da Universidade de Oxford no formulário de inscrição do mestrado e enviar a candidatura no prazo, que varia conforme o curso – a maioria 9 ou 20 de janeiro.

>>> Como fazer mestrado na Inglaterra

SISGP: Bolsa para estudar na Suécia do Swedish Institute

O programa do Swedish Institute para Profissionais Globais (SISGP, na sigla em inglês) oferece bolsas para fazer mestrado na Suécia a jovens líderes de todo o mundo. O edital contempla cerca de 600 cursos completamente em inglês das mais variadas áreas que iniciam no segundo semestre de 2023 em cerca de 30 universidades suecas.

As bolsas cobrem as taxas da universidade, oferecem 10 mil coroas suecas por mês para os custos de vida e um subsídio de 15 mil coroas suecas para viagem. Elas também incluem seguro contra doenças e acidentes.

O candidato deve comprovar sua experiência profissional (mínimo 3 mil horas de trabalho) e como líder. Além disso, é preciso seguir as etapas do processo de admissão da universidade e ser aceito em um curso de mestrado elegível para o programa SISGP.

Para começar, o interessado deve se candidatar ao curso de mestrado no site universityadmissions.se até o dia 17 de janeiro de 2022. Posteriormente, de 10 a 28 de fevereiro será possível realizar a candidatura para a bolsa de estudos do Swedish Institute.

MBA nos EUA com tudo pago na Isenberg School of Business

A gente sabe que fazer um MBA nos Estados Unidos é o sonho de muita gente. Já imaginou, então, ganhar uma bolsa integral para isso? A Isenberg School of Management, a escola de negócios da University of Massachusetts Amherst, oferece essa oportunidade.

O programa MBA Fellowship financia integralmente a formação dos estudantes, incluindo a mensalidade, um subsídio anual, o seguro saúde e um programa de desenvolvimento de carreira.

Para se candidatar, é preciso ter um diploma de graduação, experiência profissional mínima de três anos e proficiência em inglês. 

Existem diferentes rodadas de candidatura, sendo a última para estudantes internacionais no dia 1º de fevereiro de 2023.

Se quiserem saber mais sobre a fellowship para o MBA nos EUA da UMass Amherst, acompanhem as redes sociais e o canal do YouTube do Partiu Intercâmbio, porque esse é o programa para o qual a Bruna foi selecionada. Ela já está nos Estados Unidos e já fez o primeiro vlog:

Top Espanha Santander: bolsa para curso de espanhol na Espanha

O programa Top Espanha do Santander Universidades seleciona universitários para bolsa de estudos para curso de espanhol na Espanha, na Universidade de Salamanca.

Em 2023, serão 139 bolsas de estudos para curso de três semanas em Salamanca, na Espanha. As inscrições estão abertas até 6 de fevereiro de 2023.

A bolsa cobre os voos de ida e volta de Madrid, hospedagem, alimentação, seguro saúde e seguro de vida, além de custear integralmente o curso, material de apoio e certificado.

Para participar, o candidato deve estar matriculado em uma das universidades participantes do programa.

>>>Bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abrem todos os anos

Reach Oxford Scholarships: bolsas fazer faculdade em Oxford

O Reach Oxford Scholarships for Developing Country Students é um programa que dá bolsas para estudar em Oxford a estudantes de baixa renda provenientes de países em desenvolvimento.

As bolsas para graduação em Oxford têm a duração do curso — três ou quatro anos. Elas incluem as taxas de matrícula, auxílio para subsistência e passagens anuais de ida e volta ao país de origem.

Os candidatos devem ter proficiência em inglês e a intenção de retornar ao país de residência após os estudos. Será dada prioridade a alunos que ainda não tenham um curso de graduação.

A candidatura ao programa deve ser enviada até o dia 8 de fevereiro de 2023, mas antes é preciso aplicar para o curso de interesse.

Holland Scholarship: bolsa do governo para estudar na Holanda

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam estudar na Holanda. Ele contempla cursos de graduação e mestrado de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.

Mais de 2 mil cursos ministrados em inglês e nas mais diversas áreas fazem parte do programa. A bolsa do programa do governo holandês é de 5 mil euros. Os bolsistas recebem o valor no primeiro ano dos estudos.

Para concorrer, é preciso se candidatar ao curso de graduação ou mestrado e informar o interesse na bolsa. O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro ou 1º de maio de 2023. No entanto, as universidades podem ter prazos diferentes.

>>> Como funciona o buscador de bolsas de estudo do Partiu Intercâmbio

Bolsas de estudo para curso de espanhol na Espanha

Anualmente, a Fundación Lengua abre o seu edital de bolsas para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid, na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar. A bolsa cobre somente o custo do curso (equivalente a 510 euros) e, portanto, gastos com passagem, alimentação e acomodação não estão incluídos. Não é assim a bolsa dos sonhos como a bolsa da Universidade de La Rioja ou do Santander, mas é melhor do que ter que pagar tudo. Afinal, o euro tá beeem caro. As inscrições vão até 31 de outubro e para se candidatar você não pode morar na Espanha. Ah, e antes que você diga “mas deve impossível de ganhar essa bolsa”, tem um relato da Isabela Rufato, que foi bolsista da Fundación Lengua e contou tudo aqui no site.

>>> Veja outras bolsas para cursos de idiomas no exterior

Bolsas para doutorado e pesquisa na Finlândia

O EDUFI Fellowships é um programa voltado a estudantes de doutorado e pesquisadores de todo o mundo e de todos os campos de estudo interessados em uma bolsa para estudar na Finlândia. Mais especificamente, podem aplicar candidatos que desejam realizar o doutorado pleno ou doutorado sanduíche na Finlândia ou doutorandos e pesquisadores que queiram passar um tempo pesquisando no país. Embora acolha estudantes de todos os países, candidatos do Brasil, China, Rússia, Índia e EUA terão prioridade. As bolsas de estudos para brasileiros duram de três meses a um ano e os selecionados recebem um subsídio mensal de 1.500 euros. As candidaturas para a bolsa para estudar na Finlândia são aceitas em qualquer momento do ano, desde que os pedidos sejam apresentados pelo menos cinco meses antes do período de estudos pretendido. Três meses após o recebimento da inscrição, a EDUFI deverá comunicar o resultado.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Bolsa para mestrado e doutorado na Austrália

A Universidade de Sydney é uma das instituições de ensino superior australianas que tem edital de bolsa de estudo para estrangeiros. O University of Sydney International Strategic Scholarship tem o objetivo de atrair estudantes internacionais de excelência interessados em realizar pesquisa de pós-graduação (mestrado, doutorado, PhD).

A bolsa cobre integralmente as taxas de matrícula e oferece um auxílio anual para subsistência de 35 mil dólares australianos por até três anos. Para os estudantes de doutorado, há possibilidade de extensão de um semestre da bolsa. O bolsista também tem direito a solicitar um subsídio de realocação de 1.250 dólares australianos para cobrir a viagem do país de origem até lá. Após a conclusão dos estudos, também é possível solicitar o mesmo subsídio para viagem de volta ao país natal.

O programa não tem prazo específico para candidatura, mas é preciso ficar atento aos períodos de ingresso de estudantes estrangeiros.

>> Melhores bolsas para menores de idade

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais