bolsa para fazer mestrado na Suécia Swedish institute SISPG

SISGP: Bolsa para estudar na Suécia do Swedish Institute

Inscrições até 28/02/2024

Quer estudar na Suécia com tudo pago? Você tem ambição, experiência de liderança e uma sólida formação profissional? Então é um forte candidato para o programa do Swedish Institute para Profissionais Globais (SISGP, na sigla em inglês). Ele oferece bolsa para fazer mestrado na Suécia a jovens líderes de todo o mundo.

O Swedish Institute e o programa SISGP

O objetivo do programa de bolsas de estudo na Suécia do SISGP é permitir que os participantes desempenhem um papel ativo no desenvolvimento das sociedades em que vivem. Os candidatos ideais são jovens profissionais com qualificações acadêmicas e vontade de fazer a diferença trabalhando com questões que contribuam para o desenvolvimento do seu país.


>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora com bolsa

As bolsas para estudar na Suécia do SISGP

O SISGP contempla cerca de 600 cursos de mestrado na Suécia completamente em inglês das mais variadas áreas que iniciam no segundo semestre de 2024 em cerca de 30 universidades suecas. Entre elas, a Dalama University, a Chalmers University of Technology, o Blekinge Institute of Technology, a Stockholm University, a Umea University, o KTH (Royal Institute of Technology) e outras.

O programa do Swedish Institute para Profissionais Globais é preocupado com questões sociais e tem o objetivo de contemplar a diversidade e a igualdade de gênero entre os bolsistas. A lista completa de cursos de mestrado elegíveis ao programa em 2024-2025 ainda não foi divulgada, mas você pode ver a do ano passado no final do post. A lista geralmente inclui cursos de todas as áreas do conhecimento.

Como são as bolsas de estudo do Swedish Institute

A bolsa para fazer mestrado na Suécia cobre as taxas da universidade, oferece 10 mil coroas suecas por mês para os custos de vida e um subsídio de 15 mil coroas suecas para viagem. Ela também inclui seguro contra doenças e acidentes. O bolsista se torna ainda um membro da rede do Swedish Instituto para Futuros Líderes Globais e da associação de ex alunos. Essas plataformas são ótimas para fazer contatos. O auxílio tem duração de um ano, podendo ser prorrogado, caso o curso escolhido seja de dois anos. No YouTube do Partiu Intercâmbio, tem live com uma mentorada do Partiu Intercâmbio e bolsista do SISGP com muitas dicas.

>> Bolsa para mestrado em ajuda humanitária do Erasmus na Europa

Requisitos da bolsa SISGP para estudar na Suécia

Para poder concorrer à bolsa para fazer mestrado na Suécia, é necessário ser proveniente de um dos países contemplados pelo SISGP. O candidato deve comprovar sua experiência profissional (mínimo 3 mil horas de trabalho) e como líder. Além disso, é preciso seguir as etapas do processo de admissão da universidade e ser aceito em um curso de mestrado elegível para o programa SISGP.

>>> Melhores bolsas de estudos para estudar fora

Não são elegíveis as pessoas que já residiram na Suécia por dois anos ou mais antes de agosto de 2024. Não pode ter uma nacionalidade sueca ou europeia para concorrer ou uma autorização temporária de trabalho ou residência na Suécia/União Europeia. Quem já recebeu uma bolsa do instituto também não é aceito, assim como estrangeiros formados na Suécia ou atualmente estudando no país.

Como concorrer às bolsas do SISGP na Suécia?

Para começar, o interessado em estudar na Suécia com tudo pago deve se candidatar para um curso de mestrado no site universityadmissions.se até o dia 15 de janeiro de 2023. Posteriormente,  de 1 de novembro a 28 de fevereiro será possível realizar a candidatura para a bolsa de estudos do Swedish Institute . É importante lembrar que mesmo que você queira concorrer as bolsas de estudo, a candidatura no Univeristy Admissions tem um custo fixo de 900 coroas Suecas e isso dá direito a candidatar para até quatro universidades.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Como é estudar na Suécia?

Nossa mentorada Gabriela Martini, foi bolsista do SISGP na Suécia na Linköping University, em Norrköping. Gabi fez o mestrado em Ethnic and Migration Studies de 2019 a 2021. Hoje a Gabi trabalha na ONU – o grande sonho de muitos estudantes de relações internacionais. Ela deu dicas para quem sonha em estudar na Suécia ou em qualquer país:

Gabriela martini bolsa swedish institute SISGP mestrado na suecia

“Uma coisa que muita gente esquece é que mesmo quando você está aplicando para estudar no Exterior com bolsa de estudos, você vai ter gastos. Como o plano de estudar no Exterior para o mestrado era um objetivo, eu trabalhei por dois anos antes de viajar, então eu economizei tudo que pude antes do intercâmbio e tinha uma poupança justamente para esse tipo de gasto. Eu gastei cerca de 200 dólares para fazer o TOEFL, mais uns 200 reais para a tradução juramentada do diploma (tive sorte porque eu mesma traduzi meu histórico de notas e pedi para o secretário do meu Departamento na UFSC assinar e carimbar, eles aceitaram como documento oficial sem problemas). Também gastei mais uns 400 reais para traduzir meu artigo para o inglês, porque na época eu trabalhava muito e não tinha tempo para traduzir eu mesma. Além disso, gastei cerca de 400 reais para pagar a taxa do University Admissions (essa taxa a bolsa não cobre). A dica que eu dou e que se você quer fazer mestrado fora e não tem uma família abastada para pagar os processos para você (como foi o meu caso) comece a juntar dinheiro desde a graduação, pois antes de ganhar o dinheiro da bolsa o processo é longo e caro”.

Aqui no site temos depoimento das nossas mentoradas Gabriela, Amanda Oliveira e Breno Rabelo que ganharam a bolsa do SISGP em diferentes anos e diferentes áreas. A gabi contou mais do processo e da experiência no nosso YouTube. Para saber mais da mentoria, assista nossa live com mentorados aprovados em programas de bolsas integrais na Europa.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Lista de mestrados elegíveis em 2023
Saiba como funciona a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais