como fazer Mestrado na Suécia

Como fazer Mestrado na Suécia

Já imaginou fazer Mestrado na Suécia? um dos países que está sempre no topo das listas de desenvolvimento humano, igualdade social e democracia. Pois saiba que estudar na Suécia não é nada impossível, e o Partiu Intercâmbio está aqui pra te dar as dicas que você precisa pra começar a explorar esta possibilidade.

Com um pouco mais de dez milhões de habitantes, a Suécia não é um país muito grande. Mas conta com inúmeras universidades de renome mundial, inclusive duas que existem há mais tempo que a descoberta do Brasil: Uppsala University e Lund University. E diversos programas são totalmente em inglês, o que facilita pra quem não fala sueco, o idioma oficial do país que fica entre a Noruega e a Finlândia no Norte da Europa.

>>Bolsa do Erasmus para Mestrado na Europa

Como fazer mestrado na Suécia?

A boa notícia é que todo o processo de inscrição para fazer mestrado na Suécia é unificado em uma única plataforma, a University Admissions. E a plataforma é toda em inglês, o que facilita ainda mais. A notícia não tão boa é que, como em todo processo pra fazer pós-graduação fora, você vai ter que sentar, ler, pesquisar e buscar suas opções. O primeiro passo é determinar pra quais universidades você vai se inscrever, e você só pode escolher quatro instituições, então o processo pode ser um pouco difícil.

Uma vez escolhidas as universidades e programa pros quais você vai se inscrever para o seu mestrado na Suécia, a próxima etapa é verificar os pré-requisitos específicos pra cada programa. Apesar de tudo ser feito em um site unificado, cada programa vai pedir coisas diferentes, e você tem que estar atento a isso. Para Mestrado, por exemplo, é necessário ter diploma de Bacharel finalizado, além das sempre-presentes provas de proficiência de inglês (e eles aceitam TOEFL, IELTS, Cambridge e Michigan, por exemplo). Mas cada universidade pode pedir uma nota mínima diferente, então fique atento.

Na plataforma, você pode se candidatar simultaneamente para até quatro cursos de mestrado na Suécia e fazer o envio de toda a documentação em um só lugar. O que, vamos combinar, facilita bastante a vida.

>>Dicas para se preparar para o TOEFL

suc3a9cia
Estocolmo, a Capital da Suécia

Prazos de inscrição para mestrado na Suécia

Normalmente, as inscrições abrem por outubro e vão até a segunda semana de janeiro. Esse é o prazo da primeira rodada de candidatura tanto para estudantes internacionais quanto para estudantes com cidadania europeia. Cada programa também tem seu deadline específico, então pesquise bem o site das universidades pra onde vai aplicar. O resultado das candidaturas de mestrado na Suécia em geral são publicados no University Admissions até o fim de março.

A maioria dos cursos só recebe inscrições para o semestre de outondo que começa por volta de setembro/outubro. Somente candidatos com cidadania da União Europeia podem se candidatar para a segunda rodada de admissão que, em geral, vai até o final de julho. No entanto, é preciso ter em mente que as vagas nesta segunda rodada são mais disputadas porque muitas delas já foram distribuidas na primeira rodada. Você pode consultar as datas corretas no ano da sua candidatura no University Admissions.

>> Como fazer mestrado na Finlândia

Quanto custa estudar na Suécia?

Para se inscrever, o principal custo é mesmo a taxa de inscrição de 900 Coroas Suecas (além de gastos eventuais com tradução, provas de inglês, etc). O custo médio de um mestrado na Suécia é de 129.000 Coroas Suecas, ou aproximadamente 54.700 reais por ano. Esse é o preço para o tuition, mas além disso existem os gastos com taxas, moradia, alimentação, etc. Mas morar e estudar na Suécia não é muito barato. Claro que o custo de vida no país varia de cidade pra cidade, mas a média mensal para estes gastos é de 9,450 Coroas Suecas, ou cerca 4,7 mil reais por mês.

Brasileiros com cidadania europeia não pagam para estudar na Suécia e também não precisam pagar a taxa do University Admissions para a candidatura nos mestrados no país.

>>Como fazer pós-graduação no exterior

Posso trabalhar e estudar na Suécia?

Alunos internacionais devidamente matriculados podem, sim, trabalhar na Suécia, e não há limitação no número de horas que você pode trabalhar por semana. O problema é que, como aluno de mestrado na Suécia em tempo integral, as atividades acadêmicas devem ser seu foco e você vai precisar comprovar que está avançando no seu programa, então, o número de horas de trabalho, embora não seja limitado, não pode atrapalhar seus estudos. Outro empecilho para poder conseguir trabalho na Suécia pode ser o idioma. Apesar e os mestrados na Suécia serem em inglês o idioma do país é o sueco e a maioria das vagas vai exigir conhecimentos no idioma.

A boa notícia no entanto é que, após terminar o mestrado e conseguir seu diploma, você pode se inscrever para uma permissão de moradia estendida de seis meses na Suécia, período no qual você pode permanecer no país em busca de oportunidades de emprego.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Onde fazer seu mestrado na Suécia?

A Suécia possui cerca de 39 universidades espalhadas por todo o país. Entre elas se destacam algumas como

  • KTH Royal Institute of Technology
  • Karolinska Institutet
  • Umeå University
  • Linköping University
  • University of Gothenburg
  • Uppsala University
  • Lund University
  • Malmö University

O KTH Royal Institute of Technology é a universidade sueca melhor rankeada internacionalmente e é também a maior e mais prestigiada instituição técnica da Suécia com cerca de 13 mil estudantes. O KTH é uma universidade pública de pesquisa e fica em Estocolmo, capital da Suécia. O KTH realiza pesquisa e educação em engenharia e tecnologia cinco escolas com quatro campi em Estocolmo e arredores.

>>> Estudar na Alemanha é de graça só você que não sabe

Como estudar de graça na Suécia?

Assim como na Finlândia e Dinamarca, estudar na Suécia é gratuito para pessoas com passaporte Europeu. Então, brasileiros com passaporte Italiano, Português ou de qualquer nacionalidade da Europa podem estudar no país sem pagar nada. Além disso, residentes permantes da Suécia também podem estudar na Suécia de graça.

Caso essa não seja a sua realidade, a boa notícia é que existem várias possibilidades de bolsa de estudos pra fazer sua pós-graduação na Suécia de graça. O Swedish Institute, por exemplo, oferece diversas bolsas, entre elas uma voltada para liderança, a SISGP, que cobre todos os custos dos selecionados.

Além disso, cada universidade tem seus programas específicos, a Chalmers University of Technology, em Gotembrugo oferece bolsas nas áreas das exatas, já a Universidade de Umea oferece bolsas em todas áreas. Então, ao escolher a instituição pra onde vai se inscrever, vale a pena pesquisar as possibilidades.  Além disso, existem diversas instituições internacionais cujas bolsas podem ser utilizadas para Mestrado na Suécia, as bolsas do programa Erasmus Mundus são uma delas, mas neste caso, apenas uma parte do curso é feita na Suécia.

Deu pra ver que estudar na Suécia não é impossível. Com organização, planejamento financeiro, determinação e esforço, é possível você fazer seu Mestrado neste lindo país nórdico, e até mesmo começar uma carreira por lá. Pra saber mais, não deixe de dar uma olhada no site do Study in Sweden. E fique de olho no Partiu Intercâmbio para ver outras dicas e bolsas para estudo na Suécia e em diversos outros países!

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Passos pra se Candidatar
Custos de vida na Suécia
Inscreva-se aqui

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Partiu Intercâmbio

Posts relacionados

3 comentários em “Como fazer Mestrado na Suécia”

  1. Meu filho fez mestrado em Química Orgânica na Uppsala University. Terminou em dezembro. Por ter cidadania italiana (desde criança) pagava somente a estadia.A universidade exige que tenha 8.000 kr/mês, o que é suficiente Por ser estudante da universidade conseguiu abrir conta em banco e tinha convênio médico da universidade. Conseguiu uma vaga num prédio estudantil, o que é difícil conseguir. Aliás, moradia na Suécia é difícil e geralmente compartilhada. Após o término do mestrado pode ficar no máximo 3 meses no prédio estudantil.
    Para arrumar emprego tem que ter ID. E estudante não pode ter ID. E tem que falar sueco. Continua morando lá, seu sonho, fala sueco, mas está difícil arrumar vaga para doutorado e emprego, mesmo sendo sempre chamado para entrevistas. Então quem quiser ir para lá tem que estar ciente que tem que ser fluente em inglês, ter como se manter e que nada é garantido após o término do mestrado.

    1. Oi Marilia, obrigada pelo comentário. Como em qualquer país, pra estudar na Suécia tem a necessidade de comprovar a quantia mínima necessária pra se manter lá. Exatamente por isso é bom ter muito planejamento financeiro antes de ir e ter tudo isso que você falou muito claro. Moradia estudantil hoje, infelizmente, é difícil de conseguir em qualquer canto mundo e como estudante a gente tem que estar pronto para compartilhar casa/apartamento se quiser (ou precisar economizar). Ser fluentão em inglês é o mínimo dos mínimos para morar em um país onde o idioma não é o inglês porque garantias depois do mestrado não se tem em país nenhum, né.
      Beijo e sorte pro seu filho lá na Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais