Programa do governo dá bolsas para mestrado na Suécia

bolsas para mestrado na Suécia chalmers university governo sueco

Chalmers University of Technology/Divulgação

A Chalmers University of Technology é uma universidade situada em Gotemburgo focada em pesquisa e formação em tecnologia, ciência, arquitetura e engenharia marítima. Um programa do Conselho Sueco para o Ensino Superior oferece 50 bolsas para mestrado na Suécia. Interessados em estudar na instituição também podem se candidatar.

Bolsas na Suécia

A seleção para o IPOET (como é chamado o programa) é baseada no desempenho acadêmico dos candidatos. Além da nota média conquistada durante a graduação, também são levadas em consideração a relevância da universidade de origem e a ordem de prioridade da inscrição nos cursos de mestrado da instituição sueca.

As bolsas para mestrado na Suécia contemplam estudantes de todos os cursos oferecidos pela universidade, sem restrições. A Chalmers oferece cerca de 40 cursos nas seguintes áreas: arquitetura e engenharia civil; biotecnologia e engenharia química; ciência da computação e engenharia elétrica; engenharia para o desenvolvimento sustentável; engenharia física e matemática; engenharia industrial e gestão; engenharia mecânica, de automação, naval e design industrial; tecnologia e aprendizagem.

>>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em Engenharia em Barcelona e outras três cidades da Europa

Como são as bolsas para mestrado na Suécia

Podem se candidatar estudantes inscritos no primeiro ano do mestrado e não europeus que precisam pagar taxas universitárias na Suécia. O programa oferece uma redução de 75% no valor da mensalidade durante os dois anos do curso.

Os alunos que se destacam no primeiro ano de estudos podem pleitear uma redução ainda maior – de 85% – no segundo ano. As bolsas para mestrado na Suécia não incluem, portanto aporte de valores, mas, sim, um desconto significativo no pagamento da universidade.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Candidatura ao IPOET

É possível tentar concorrer a uma das bolsas para mestrado na Suécia até o dia 15 de janeiro de 2019. Para se candidatar, você deve primeiro aplicar para um curso de se interesse, enviando toda a documentação solicitada.

Na candidatura ao programa, o interessado pode aplicar para até quatro cursos, porém deve classificá-los na sua ordem de interesse. Para aumentar as chances de receber o benefício para estudar na Chalmers, você deve escolher o curso da instituição como número 1.

Para se candidatar à universidade, é preciso escolher o curso e enviar através do site os documentos solicitados. Entre eles:

  • Diploma da graduação;
  • Histórico do curso;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cópia do passaporte;
  • Curriculum Vitae;
  • Carta de motivação;
  • Cartas de Recomendação (opcional).

Depois de se inscrever no curso, você deve realizar a candidatura para o IPOET. Ela também é online e você vai precisar do número gerado durante a application para o curso.

Com esse número, o primeiro passo será fazer a solicitação do formulário de candidatura à bolsa. Um link de acesso será enviado por email após alguns dias para você preenchê-lo e enviar a carta de motivação.

O resultado da seleção das bolsas para mestrado na Suécia será divulgado entre os meses de março e abril do próximo ano.

Saiba tudo sobre a universidade
Leia sobre as bolsas
Confira a lista de cursos de mestrado
Saiba como se candidatar

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Universidade de Twente oferece bolsa para mestrado na Holanda

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *