mestrado em energia sustentável erasmus europa

DENSYS: mestrado em energia sustentável com bolsa Erasmus

Até o dia 23 de janeiro, é possível se inscrever no DENSYS, o mestrado em energia sustentável financiado pelo programa Erasmus+ e organizado por um consórcio de quatro universidades europeias. É possível fazer o curso com bolsa integral do Erasmus Mundus.

O Master in Decentralised Smart Energy Systems (DENSYS) é um curso interdisciplinar focado em sistemas energéticos com potencial de permitir uma transição para uma sociedade de baixo carbono.

Os estudantes do mestrado em energia sustentável têm a oportunidade de estudar em pelo menos duas das seguintes universidades:

  • Universidade de Lorraine (França);
  • Royal Institute of Technology – KTH (Suécia);
  • Politécnico de Turim (Itália);
  • Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha).

Além disso, há também instituições parceiras, como a ESADE Business School (Espanha), a Universidade de Liège (Bélgica) e o InnoEnergy SE (Holanda). Em uma delas, os alunos poderão desenvolver seus projetos de pesquisa.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como é o mestrado em energia sustentável na Europa

O 1º e o 2º semestres são na Universidade de Lorraine, onde os alunos fazem um currículo comum de engenharia (elétrica, química, mecânica). No 3º semestre, é possível escolher entre uma das três áreas de estudos propostas pelo mestrado em energia sustentável:

  • Sistemas descentralizados inteligentes de energia em um sistema de energia global, no Royal Institute of Technology;
  • Power-to-X: caminhos inovadores para armazenamento de energia, no Politécnico de Turim;
  • Gestão de energia térmica, na Universidade Politécnica da Catalunha.

O 4º semestre é dedicado a um projeto independente do estudante que deverá se relatado na sua dissertação.

>>>Erasmus Mundus: tire todas as dúvidas sobre o programa

Como são as bolsas Erasmus para o DENSYS

É possível fazer o mestrado em energia sustentável com bolsa integral de duração de dois anos. As bolsas Erasmus incluem taxas de matrícula (9 mil euros anuais para não europeus), auxílio mensal (1,4 mil euros) seguro-saúde.

Quem desejar se candidatar à bolsa como cidadão de um “partner country”, categoria da qual o Brasil faz parte, não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. 

Além das bolsas Erasmus, de acordo com a organização do DENSYS, também estão previstos  subsídios para estudantes de grupos de países específicos — em um deles está o Brasil.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Candidatura às bolsas e ao mestrado em energia sustentável

Para se candidatar ao curso, é preciso ter graduação em ciência ou engenharia. Ainda, é requisito ter proficiência em inglês e apresentar os resultados de uma das provas aceitas (TOEFL, IELTS e Cambridge).

Ao aplicar para o mestrado em energia sustentável, o candidato tem a opção de se inscrever simultaneamente para as bolsas Erasmus. Além dos documentos relativos à formação acadêmica, experiência e proficiência, também é necessário anexar à candidatura online:

A seleção é baseada no histórico e nos estudos anteriores, no conhecimento de inglês, na motivação, nas referências e no potencial dos candidatos. A lista dos aprovados será divulgada no início de março.

>>> Melhores bolsas na Europa

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Confira como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais