DENSYS: mestrado em energia sustentável com bolsa Erasmus




mestrado em energia sustentável erasmus europa

Até o dia 28 de janeiro é possível se inscrever no DENSYS, o mestrado em energia sustentável financiado pelo programa Erasmus+ e organizado por um consórcio de quatro universidades europeias. É possível fazer o curso com bolsa integral do Erasmus Mundus.

Bolsas de estudos em energias renováveis

O Master in Decentralised Smart Energy Systems (DENSYS) é um curso interdisciplinar focado em sistemas energéticos com potencial de permitir uma transição para uma sociedade de baixo carbono.

Os estudantes do mestrado em energia sustentável têm a oportunidade de estudar em pelo menos duas das seguintes universidades:

  • Universidade de Lorraine (França);
  • Royal Institute of Technology (Suécia);
  • Politécnico de Turim (Itália);
  • Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha).

Além disso, há também instituições parceiras, como a ESADE Business School (Espanha), a Universidade de Liège (Bélgica) e o InnoEnergy SE (Holanda). Em uma delas, os alunos poderão desenvolver seus projetos de pesquisa.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como é o mestrado em energia sustentável

O 1º e o 2º semestres são na Universidade de Lorraine, onde os alunos fazem um currículo comum de engenharia (elétrica, química, mecânica). No 3º semestre, é possível escolher entre uma das três áreas de estudos propostas pelo mestrado em energia sustentável:

  • Sistemas descentralizados inteligentes de energia em um sistema de energia global, no Royal Institute of Technology;
  • Power-to-X: caminhos inovadores para armazenamento de energia, no Politécnico de Turim;
  • Gestão de energia térmica, na Universidade Politécnica da Catalunha.

O 4º semestre é dedicado a um projeto independente do estudante que deverá se relatado na sua dissertação.

>>>Erasmus Mundus: tire todas as dúvidas sobre o programa

Como são as bolsas Erasmus para o DENSYS

É possível fazer o mestrado em energia sustentável com bolsa integral de duração de dois anos. As bolsas Erasmus incluem taxas de matrícula (9 mil euros anuais para não europeus), auxílio mensal (1 mil euros) e custos de viagem e instalação (3 ou 4 mil euros).

Quem desejar se candidatar à bolsa como cidadão de um “partner country”, categoria da qual o Brasil faz parte, não pode ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. 

Além das bolsas Erasmus, de acordo com a organização do DENSYS, também estão previstos  subsídios para estudantes de grupos de países específicos — em um deles está o Brasil.

>>> Confira o bate-papo com bolsistas Erasmus sobre os cursos, a candidatura e a seleção do programa

Candidatura às bolsas e ao mestrado em energia sustentável

Para se candidatar ao curso, é preciso ter graduação em ciência ou engenharia. Ainda, é requisito ter proficiência em inglês e apresentar os resultados de uma das provas aceitas (TOEFL, IELTS e Cambridge).

Ao aplicar para o mestrado em energia sustentável, o candidato tem a opção de se inscrever simultaneamente para as bolsas Erasmus. Além dos documentos relativos à formação acadêmica, experiência e proficiência, também é necessário anexar à candidatura online:

A seleção é baseada no histórico e nos estudos anteriores, no conhecimento de inglês, na motivação, nas referências e no potencial dos candidatos. A lista dos aprovados será divulgada no início de março.

Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube com brasileiras bolsistas do Erasmus. Inclusive, a Ana que fala no vídeo é aluna do Euroculture o foi nossa mentorada:

>>> Todas as bolsas do programa Erasmus Mundus

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. O nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Confira como se candidatar

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio