community college o que é faculdade nos EUA

Community College: o que é e quando vale a pena estudar em um nos EUA?

Alvin Community College A BuildingTexas

 

Se você tem interesse em estudar nos Estados Unidos, já deve ter ouvido falar sobre Community College. Mas muita gente não sabe exatamente como funcionam essas instituições de ensino superior, e quais as diferenças entre elas e as universidades tradicionais. Pensando nisso, o Partiu Intercâmbio preparou este guia com dicas e informações para quem quer saber mais sobre os Community Colleges.

Bolsas pro EUA

O que é um Community College?

A primeira coisa importante é diferenciar os Community Colleges das Universities e dos Colleges. Estes são os três tipos de instituição de ensino superior predominantes nos EUA, mas cada um funciona de um jeito.

>>>Como conseguir uma bolsa pra estudar nos EUA

As universities, equivalentes às universidades no Brasil, são as mais tradicionais e conhecidas. Desde as particulares, como Harvard e Yale, até as públicas, como UCLA e University of Massachusetts Amherst. São instituições que oferecem vastas opções de cursos terminando num Bachelor’s Degree (Bacharel), e que ainda oferecem inúmeros programas de mestrado e doutorado. As Universities normalmente contam com diversos departamentos e colleges distintos, focados nas mais diferentes áreas, de Educação à Engenharia.

Já os colleges são menos conhecidos no Brasil, mas muito tradicionais nos EUA. Os mais famosos, como Williams, Wellesley e Amherst, são particulares e bem caros. Colleges não são colégios (trata-se de um falso cognato), mas sim universidades normalmente menores, e que oferecem cursos de graduação, normalmente com uma formação mais holística.

>>>Como ganhar uma bolsa pra fazer intercâmbio?

Por fim chegamos nos Community Colleges, que não têm comparativos no sistema educacional Brasileiro. As Community Colleges oferecem cursos de dois anos em que o aluno adquire um Associate’s Degree. A maior parte dos alunos de Community College transferem para um University ao final dos dois anos, num esquema conhecido como 2+2. Fazem os primeiros dois anos num Community College, adquirem o Associate’s Degree, e depois seguem para finalizar o Bacharel em uma universidade.

>>>Quais universidades norte-americanas dão bolsa de estudo?

É muito importante alertar que, muito embora um Associate Degree possa se equiparar à um diploma de formação técnica aqui no Brasil, não há como fazer a validação deste diploma  por aqui. Portanto, o brasileiro que se formar num Associate Degree mas não finalizar seus estudos de Bacharel numa University não vai conseguir revalidar seu diploma quando retornar para o Brasil.

Para quem vale a pena estudar nessas instituições?

O primeiro quesito que leva muitas pessoas a estudarem em um Community College são os custos. Os Community Colleges custam, em geral, 50% menos que uma University. Desta forma, o aluno consegue economizar bastante nos primeiros dois anos da Universidade.

>>>Mitos sobre fazer faculdade nos EUA

É importante salientar que, caso o aluno de Community College faça a transferência para uma universidade, o diploma final recebido é o da University. Desta maneira, você consegue economizar nos primeiros dois anos mas ainda se forma com um diploma da universidade onde cursou os dois anos finais do seu Bacharel.

Outro fator que atrai muitas pessoas para as Community Colleges é que elas costumam ser menos seletivas. Portanto, o processo de application é mais simples e as chances de ser aceito são muito maiores. Apesar disso, é importante pesquisar no College Board para verificar que a instituição onde você pretende estudar é acreditada. Além disso, diversas Community Colleges tem acordos com universidades e a transferência ao fim dos primeiros dois anos é facilitada.

>>>Minhas notas são ruins mas quero fazer intercâmbio com bolsa

Mas o maior diferencial é mesmo o preço. De acordo com a Associação Americana de Community Colleges, a média de tuition para um ano numa destas instituições é de 3.347 dólares, bem menos do que a média para universities, que é de 9.139 dólares. Os community colleges também são uma boa opção para alunos que saíram do Ensino Médio a algum tempo. Alunos mais velhos podem ter dificuldades de serem aceitos diretamente nas Universities, então, a graduação 2+2 oferecida pelos CC é uma boa opção.

>>> Tudo sobre graduação nos EUA

Diferença entre university e Community College?

Além do preço e das facilidades de ser aceito, as Community Colleges tem um dia a dia diferente daquele encontrado nas Universities. Normalmente são instituições bem pequenas, e as aulas costumam ter um número reduzido de alunos, o que pode ser uma vantagem.

>>>Dicas pra começar a planejas um intercâmbio

E enquanto a maior parte dos alunos de Universities moram no campus, nos famosos residence halls, esta prática é bem menos comum em Community Colleges, onde a maioria dos alunos trabalha e mora em casa, viajando todo dia para o campus. Poucas Community Colleges oferecem dormitórios, então se você quer ter a experiência de viver no campus, uma University pode ser uma opção melhor. Tá na dúvida em qual opção faz mais sentido pra você? Marque uma consultoria individual do Partiu Intercâmbio e tire todas suas dúvidas sobre estudar fora.

Todas as Bolsas Abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Partiu Intercâmbio

Posts relacionados

4 comentários em “Community College: o que é e quando vale a pena estudar em um nos EUA?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais