validação do diploma validar diploma do Exterior novas regras partiu intercambio

Como se faz a validação de diploma do Exterior no Brasil?

Um monte de gente morre de medo de fazer pós-graduação no Exterior porque não sabe como funciona a validação do diploma do Exterior no Brasil. No entanto, desde o final de 2016 foi lançada a Portaria Normativa do MEC nº 22/2016 e o Portal Carolina Bori que prometem facilitar a validação de cursos feitos no Exterior. Como vocês devem saber validar diploma do Exterior tem duas etapas: a etapa que você cumpre no Exterior e a etapa que você cumpre no Brasil.

Como fazer pós no Exterior

Validação de diploma: a etapa no exterior

A validação do diploma ficou mais simples porque agora você estuda fora, tira notas ótimas, termina seu curso e pega seu diploma e não precisa mais fazer a validação do diploma no Consulado Brasileiro. Por conta disso, você gasta um pouco menos. No lugar de certificar a autenticidade do seu diploma e histórico escolar no Consulado do Brasil do país onde você está, você precisa ir ao órgão local responsável por APOSTILAR documentos para o Exterior. O diploma do meu mestrado na Alemanha, por exemplo, eu levei na secretaria de edução do Estado onde eu estava morando e eles me cobraram 15 euros por apostila.

Sem a apostila de haia, seu documento não tem validade no Brasil e você não pode fazer a validação do seu diploma do curso feito no Exterior. Então, pelo amor da Bruna, nunca saiam do país onde vocês estudaram sem a bendita apostila nos documentos escolares de vocês. A apostila de haia só pode ser feita no país que emitiu o documento. Ou seja, para a validação de diploma de um curso feito na Alemanha, a apostila precisa ter sido feita na Alemanha.

Nos poucos países onde a Apostila de Haia não vale ainda é necessário mandar seus documentos estrangeiros para o consulado do Brasil para obter a validação consular.

>>> Como faz para estudar em Portugal
>>> Como conseguir uma bolsa de estudos

O que é  apostila da Haia?

Uma apostila consiste numa anotação à margem de um documento ou ao final de uma carta, por exemplo. Neste caso, a Apostila é definida como um certificado emitido nos termos da Convenção da Apostila que autentica a origem de um Documento Público. Ou seja, desde 2015 o Brasil passou a aplicar a Convenção da Apostila da Haia para agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 112 países que assinaram esse tratado, permitindo o reconhecimento de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.

O que significa que basicamente o órgão responsável no país onde você está vai te cobrar pra colar um papel no verso do seus documentos dizendo que eles são verdadeiros e reconhecidos. Com esse documento em mãos, você já pode ir pro Brasil e não precisa mais passar pelo consulado Brasileiro para validação do diploma do Exterior.

 

Dissertação de mestrado entregue ✅ Que venha a defesa ? A partir de amanhã o #partiuintercambio volta a bombar. ?

Uma publicação compartilhada por Partiu intercâmbio (@partiuintercambio) em

O que mudou na etapa da validação do diploma no Brasil?

Hoje, o Portal Carolina Bori agora unifica todos os pedidos para validar diploma do Exterior, seja de graduação ou de pós-graduação. Antes você tinha que procurar de universidade em universidade pra ver quem estava com edital aberto na sua área e, depois de garimpar tudo isso, você enviava toda a sua documentação, pagava as taxas e esperava até TRÊS ANOS para ter seu curso validado. Com as novas regras, as universidades são obrigadas a avaliar os processos em até 180 dias, o que, convenhamos, é um avanço ENORME.  

No portal Carolina Bori, você entra com seus dados e já pode ver quais universidades estão com vagas e processos abertos para a revalidação de diploma. A revalidação dos diplomas de graduação é feita sempre por universidades públicas. Já o reconhecimento dos diplomas de mestrado ou doutorado stricto sensu pode ser feito pelas universidades públicas e também pelas particulares. Outra vantagem do portal é que a lista de documentos pedidos para validar diploma do Exterior é a mesma pra todas as universidades (o que não quer dizer que algumas não peçam documentos extras, mas né, nem tudo podia ser só alegria).

>>> Melhores bolsas para intercâmbio

Quanto custa a validação do diploma do Exterior no Brasil?

O processo de validação custa de R$ 500 a R$ 3 mil. E você continua sendo o responsável por encontrar uma instituição no Brasil que tenha um curso minimamente parecido como que você fez no Exterior. Sim, não adianta você ter feito mestrado em História da Arte e querer validar na Faculdade de Comunicação. Os cursos devem ter uma certa similaridade e a responsabilidade de averiguar isso é de quem está pedindo a validação. Outro grande problema é que muita gente faz pós-graduação lato sensu e todas essas regras são pra validar pós-graduações stricto sensu. Ou seja, se você fez pós-graduação você obrigatoriamente vai ter que apresentar uma dissertação ou trabalho de conclusão nos moldes dos que são feitos aqui no Brasil.

>> Bolsas abertas para fazer mestrado no Exterior

Quais documentos para validação do diploma estrangeiro no Brasil?

A lista dos documentos para validação de diploma muda um pouco se você está falando de graduação ou pós e pode ser encontrada completa no desse post, é importante ficar atento que cada universidade pode pedir documentos adicionais para validar diplomas. Mas uma coisa é certa se para ir estudar no Exterior, você vai precisar de uma tradução juramentada dos seus documentos brasileiros (histórico e diploma), na volta, é a mesma coisa. Para conseguir validar seu diploma no Exterior no Brasil você precisa de, no mínimo, seu diploma com uma tradução juramentada. No mínimo, porque algumas instituições pedem que o histórico escolar também seja traduzido para o português com tradução juramentada.

>> Todas as bolsas de estudos abertas no buscador

O que é uma tradução juramentada?

Uma tradução juramentada não quer dizer que seja melhor ou que tenha mais precisão que uma tradução simples, por exemplo. O fato de ser juramentada significa que a tradução tem fé pública, ou seja, confere valor legal diante de órgãos e instituições públicas a um documento que tenha sido emitido em um idioma estrangeiro. É feita por tradutores credenciados pela Junta Comercial de cada estado. Além de traduzir os elementos linguísticos do documento, o tradutor juramentado deve também mencionar a presença de carimbos, assinaturas, selos, brasões, dobras, descrever o tipo de papel, enfim, oferecer o maior número de evidências de fidelidade entre os dois documentos. Embora aparentem zelo excessivo, esses procedimentos servem de garantia, tanto para o tradutor quanto para o cliente, de que o documento terá a validade legal esperada. Ou seja, é ela que garante que o seu documento também é válido no Brasil.

Para achar um tradutor juramentado é só dar uma boa vasculhada no google mesmo. Eu, tanto na ida quanto na volta da Alemanha, usei o serviço da Traduzca. Eles são lá de Porto Alegre, mas prestam serviços de tradução (juramentada ou não) em 31 idiomas pro Brasil inteiro dá até pra pedir um orçamento de tradução juramentada direto no site deles. Só mandar os documentos digitalizados pelo formulário e eles mandam o orçamento. Eles foram super rápidos e profissionais. Gostei bastante do serviço prestado.

Documentos para validar diploma de graduação no Exterior

  •  cópia do diploma;
  • cópia do histórico escolar, com as disciplinas ou atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão;
  •  projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
  • nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
  • informações institucionais, quando disponíveis, relativas ao acervo da biblioteca e laboratórios, planos de desenvolvimento institucional e planejamento, relatórios de avaliação e desempenho internos ou externos, políticas e estratégias educacionais de ensino, extensão e pesquisa, autenticados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação; e
  • reportagens, artigos ou documentos indicativos da reputação, da qualidade e dos serviços prestados pelo curso e pela instituição, quando disponíveis e a critério do(a) requerente. § 1º O tempo de validade da documentação acadêmica de que trata este artigo deverá ser o mesmo adotado pela legislação brasileira.
  • No caso de cursos ou programas ofertados em consórcios ou outros arranjos colaborativos entre diferentes instituições, o requerente deverá apresentar cópia da documentação que fundamenta a cooperação ou consórcio bem como a comprovação de eventuais apoios de agências de fomento internacionais ou nacionais ao projeto de colaboração.
  • No caso de dupla titulação obtida no exterior o requerente poderá solicitar o reconhecimento dos dois diplomas mediante a apresentação de cópia da documentação que comprove a existência do programa de dupla titulação bem como projeto pedagógico ou organização curricular que deu origem à dupla titulação.

>>> Bolsas de estudo para fazer graduação no Exterior

Documentos para validação do diploma de pós-graduação 

  •  cadastro contendo os dados pessoais e, quando for o caso, informações acerca de vinculação institucional que mantenha no Brasil;
  •  cópia do diploma devidamente registrado pela instituição responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem e;
  • exemplar da tese ou dissertação com registro de aprovação da banca examinadora, com cópia em arquivo digital em formato compatível, acompanhada dos seguintes documentos:
  • ata ou documento oficial da instituição de origem, contendo a data da defesa, se for o caso, o título do trabalho, a sua aprovação e conceitos outorgados; e
  • nomes dos participantes da banca examinadora, se for o caso, e do(a) orientador(a) acompanhados dos respectivos currículos resumidos;
  • Caso o programa de origem não preveja a defesa pública da tese, deve o aluno anexar documento emitido e autenticado pela instituição de origem, descrevendo os procedimentos de avaliação de qualidade da tese ou dissertação adotados pela instituição (inclusive avaliação cega emitida por parecerista externo).
  • cópia do histórico escolar, descrevendo as disciplinas ou atividades cursadas, com os respectivos períodos e carga horária total, indicando a frequência e o resultado das avaliações em cada disciplina;
  • descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas, estágios e cópia impressa ou em endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese, publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico-científicas, indicando a(s) autoria (s), o nome do periódico e a data da publicação e/ou nome e local dos eventos científicos onde os trabalhos foram apresentados;
  • resultados da avaliação externa do curso ou programa de pós-graduação da instituição, quando houver e tiver sido realizada por instituições públicas ou devidamente acreditadas no país de origem, e outras informações existentes acerca da reputação do programa indicadas em documentos, relatórios ou reportagens.

Quais documentos precisam ser apostilados?

Em via de regra, o diploma, o histórico e, em alguns casos, o exemplar do trabalho de conclusão.

Veja as informações do MEC sobre a validação
Acesse o portal Carolina Bori

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

28 comentários em “Como se faz a validação de diploma do Exterior no Brasil?”

  1. Olá
    Muito instrutivo seu site. Estou com uma dúvida, talvez você possa me ajudar: percebi que meu Histórico do Mestrado, realizado no exterior não foi autenticado pela pela autoridade consular competente. Sabe me orientar como resolver esse problema?

  2. Claudio Henrique Cardoso Soares Barbosa

    Bm dia,
    Me formei na Italia em Geologia e agora (janeiro 2020) começo o processo de revalidação do diploma.
    Gostaria de saber se já poderia trabalhar ou realizar um trainee mesmo estando no aguardo da revalidaçao. Agradeço desde jà.
    CB

  3. Oi! Adorei seu site! O que você tem a falar sobre a Fundación Carolina? Um dos programas de Máster pelo qual me interessei é na Espanha e dura 1 ano. Na descrição do programa, diz que a dissertação será apresentada do Brasil (depois que o aluno volta). Isso implicaria em algo?

  4. olá bom dia
    gostaria de saber quais os tramites para reconhecimento de mestrado feito no exterior na modalidade EAD. para o Brasil.

  5. Mohammad Aamir Bhat

    Eu sou da Índia e queria reconhecimento da minha diploma do mestrado em Farmacologia e Toxicologia na universidade federal da Ceará. Tive prazo de 180 dias mas ja passou e não recebi nenhumas respostas.
    PF, se alguem pode me ajudar nisso.

  6. Ola. Vc pode me ajudar?
    Estudei um curso d técnico de enfermagem no Chile e já trabalho aqui. Agora estou voltando para o Brasil e gostaria de saber ser o meu curso será reconhecido no Brasil e como faço para reconhecer?

  7. Gecilon Beserra de Araujo

    O seu trabalho é magnifico. Você faz parte do grupo de pessoas que veio para melhorar o mundo, ajudando o próximo. Que Deus te ilumine cada vez mais. Você é uma pessoa que veio para fazer a diferença no mundo.

  8. Fernanda Freire da Silva Goncalves

    Ola, eu me formei nos EUA em 2014 e estou com quase toda a documentação para a revalidação do diploma, mas não entendi bem o que seriam esses dois itens:

    1 – Projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando os conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação;
    2- Nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação

    Alguém saberia me explicar que documentos são estes?

  9. Boa Tarde,

    Me formei nos EUA em 2004, e não autentiquei o meu diploma para ser validado aqui no Brasil no consulado dos EUA. Tem alguma outra maneira de autenticar o meu diploma dos EUA no Brasil para seguir com a validação? tenho todos os documentos necessários e já fiz a tradução juramentada tanto do Currículo escolar quanto do Diploma. Mas estou esbarrando na autenticação do meu currículo estrangeiro que não foi feito nos EUA.

    Agradeço a ajuda e o conselho.

  10. Tenho of Master of Accounting nos EUA da Faculdade Nova Southeastern University na Florida.
    Gostaria de saber que documentos necessito exatamente obter alem do diploma e curriculym/historico.
    Obrigada pela atencao dispensada.

  11. Denise Ribas de Campos

    sou formada em Enfermagem pela universidade de Cuba.
    Estou no Brasil e gostaria de validar meu diploma para eu ter o COREN.
    Como proceder?

  12. Boa tarde, Bruna! Eu tenho uma dúvida sobre a validação do diploma do High School aqui no Brasil.
    Estou com a oportunidade de passar um ano nos estados unidos e fazer o ultimo ano do colégio lá, porém eu ainda estou no primeiro ano do Ensino médio aqui (eu iria para os USA mês que vem).
    Como eu não teria concluído o primeiro e nem o segundo ano do EM, o meu diploma seria validado no Brasil?
    Obrigada!

  13. Minha filha foi concluir o ensino médio nos Estados Unidos, so q fez 1 ano de Júnior ao invés de Senior! Teremos algum problema para obter a conclusão do Ensino Medio aqui no Brasil?

  14. Boa noite, tenho duas dúvidas com relação aos documentos, uma é meio obvia, se o curso foi realizado em Portugal não preciso de tradução juramentada correto?
    outra é com relação a carga horaria, em Portugal se utiliza em formato de ects, o mec reconhece esse modelo como carga horaria?
    Obriaga.

  15. Maria Luiza Pacheco

    Eii Bruna, boa noite ☺️não conhecia seu trabalho, tive acesso a ele hoje por meio das minhas pesquisas e gostei muito! Parabéns pela iniciativa!! Gostaria de tirar uma dúvida, espero que possa me ajudar ?
    Fiquei 1 ano em Coimbra fazendo as cadeiras do Mestrado de Relações Internacionais. Estou no Brasil desde o meio do ano passando escrevendo a tese, e retornarei em setembro para a defesa. A minha dúvida é: Devo apostilar o diploma do Mestrado em Coimbra? Vi que existe um órgão para isso lá. Espero que eu tenha entendido certo.
    Agradeço desde já! ???? boa sorte com o seu trabalho! Um beijo ?

  16. ola estudei na Inglaterra e tenho diploma em seguranca do trabalho como tambem em logistica esses sao feito por colegios sao 3 anos de estudo como faco para regularizar eles aqui no Brazil??

  17. Guilherme Paulino Dias

    Bruna, tenho uma duvida muito grande. Fui aprovado em uma bolsa do fundo newton e agora estou em processo de escolha do curso de mestrado no Reino Unido (já fui aprovado em 3 universidades). Minha duvida é em relação a carga horária, o Taught masters é um pouco diferente do que temos aqui no Brasil, e ele é concluído com 1 ano (e sim, tem um trabalho final de conclusão). Essa questão da carga horária não atrapalha na hora da validação ? Porque não quero ir fazer o mestrado e chegar aqui e eles validarem como pós graduação. 🙁

  18. Bruna, adorei teus vídeos! Estou indo fazer doutorado nos EUA e resolvi apostilar meus diplomas e históricos depois das tuas explicações. Eu nunca apostilado documentos, mas já tinha reconhecido assinaturas, o que nem sempre foi possível. No meu histórico de mestrado, nenhuma das pessoas que assinou tem assinatura reconhecida em cartório. Tu tem alguma ideia do que fazer nesse caso? Será que vai ser possível apostilar mesmo assim? Muito obrigada!

  19. SANDRA ALMEIDA

    Muito legal!!!
    Estou terminando o curso de mestrado em Santiago- Chile e fiquei muito feliz em saber das novas regras para validacao do diploma no Brasil,

  20. A lista de documentos foi copiada e colada do portal do MEC.
    Faltou interpretar as expressoes pra termos leigos e traducao pro ingles pro caso de quem vai ter que conversar com a universidade no exterior pra fazer a requisicao dos documentos.
    Tenho certeza que nenhuma equipe administrativa de universidade no exterior vai saber, em portugues, o que significa “atividades cursadas e aproveitadas em relação aos resultados das avaliações e frequência, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão”

    1. Você já viu um diplom supplement que é entregue pelas universidades da Euopa (pelo menos)? É exatamente isso. As universidades do exterior estão MUITO acostumadas a lidar com alunos de fora e com as exigências malucas dos ministérios de educação de outros países. Caso você queira interpretar todos os termos e fazer suas traduções em inglês, estamos sempre abertos a receber colaboração. Obrigada

  21. JUAREZ COSTA DE ALMEIDA

    TENHO VONTADE DE FAZER UM CURSO OFERECIDO PELA FUNIBER-FUNDACION UNIVERSITÁRIO IBEROAMERICADO NA MODALIDADE EAD. POLO EM SANTA CATARINA -BRASIL.
    POREM NÃO SEI SE VALE A PENA INVESTIR??

  22. JUAREZ COSTA DE ALMEIDA

    OLA !!
    TUDO BEM ??
    TENHO VONTADE DE FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO A NÍVEL DE DOUTORADO PELA FUNIBER – FUNDACION UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANO COM POLO EM PLORIANÓPOLES -SC BRASIL.
    PORÉM, TENHO DÚVIDAS A RESPEITO DA VALIDADE E DO RECONHECIMENTO E APROVEITAMENTO DO CURSO OFERECIDO PELA INSTITUIÇÃO. ( TEM OS CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO ) PODENDO SER FEITO EAD.
    COMO VALIDAR O TÍTULO NO FINAL DO CURSO E QUAL VALIDADE OU RECONHECIMENTO PELO CURSO FEITO E OFERECIDO????/

  23. Vanessa Fernandes de Lima

    Bruna,
    Tudo Bem!

    Eu trabalho e estudo aqui no Chile (Santiago), tem muitos brasileiros interessados em vir sempre me perguntam, encontrei seu site pesquisando sobre a Alemanha.
    Dica para quem esta saindo do Brasil para graduação, pós ou mestrado nas universidades da América Latina no geral vc deve apresentar seu certificado de ensino medio ou graduação aqui também Apostilado, entao nao saiam do Brasil sem esse proceso se sua intenção for estudar fora, os certificados de ensino básico e médio também devem estar assinado e reconhecidos pela secretaria da educação correspondente da cidade em que foram cursados.
    E a apostila também não é muito barata voce gasta cerca de R$64,00 mais taxas por documento em um cartório em São Paulo, sugiro também dependo do país que for estudar ligar para embaixada do Brasil eles ajudam bastante com informações já que os sites dos governos sul americanos nao sao la essas coisas.

    Obrigada pelas dicas
    Vanessa Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais