universidades internacionais que aceitam ENEM

Universidades internacionais que aceitam ENEM para ingresso na graduação

Você fez o Exame Nacional do Ensino Médio, mas queria mesmo era fazer graduação no exterior? Pois saiba que existem universidades internacionais que aceitam ENEM.

A prova foi criada em 1998 a fim de avaliar o desempenho dos estudantes ao concluir a educação básica. Atualmente, também é utilizada como mecanismo de acesso à educação superior no Brasil.

A boa notícia é que, além de ser usada nas instituições de ensino superior brasileiras, a nota do exame também pode dar acesso à faculdade fora do país. Isso porque algumas universidades reconhecem que a prova nacional oficial habilita para a graduação e, assim, consideram o resultado na seleção.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2023

Universidades no exterior que aceitam ENEM

Não é em todos os países que as universidades internacionais aceitam o ENEM. Algumas nações têm provas nacionais e não abrem mão desse resultado, mesmo no caso de um aluno estrangeiro aplicar.

No entanto, outras aceitam os exames nacionais oficiais de conclusão da educação básica dos países de origem dos candidatos.

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio, existe uma ampla aceitação da prova por universidades de Portugal. Graças a um acordo entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e instituições de educação superior portuguesas – chamado ENEM Portugal –, estas aceitam a prova como forma de ingresso de estudantes brasileiros.

A lista é bem longa: de acordo com informações do site do Ministério de Educação (MEC), entre as universidades internacionais que aceitam ENEM, 51 são portuguesas. O elenco completo você encontra aqui neste link.

Aqui no site do Partiu Intercâmbio já publicamos inclusive oportunidades de bolsas em universidades portuguesas que aceitam o ENEM, como o caso do Politécnico de Leiria e a Universidade de Aveiro.

>> 5 bolsas para fazer faculdade fora

Veja universidades internacionais que aceitam ENEM

Reunimos aqui algumas das principais universidades do mundo que aceitam a prova do ENEM para que brasileiros possam fazer graduação

Universidades de Portugal que aceitam ENEM

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, tendo sido fundada em 1290. A instituição foi classificada como patrimônio mundial da UNESCO em 2013.

Atualmente, ela tem 25.580 estudantes e oferece 36 cursos de graduação nas mais diferentes áreas. Os brasileiros interessados em estudar em Coimbra podem se candidatar utilizando a nota do ENEM por meio da plataforma de inscrição online da universidade.

Durante a candidatura, é possível escolher a opção de acessar com o ENEM e o interessado deve informar o ano de realização da prova, o número de inscrição,o CPF e a nota de candidatura. Aqui você encontra todas as informações.

>>>Dicas de uma brasileira que estudou em Coimbra

Universidade do Porto

Outra importante instituição de ensino de Portugal que está entre as universidades internacionais que aceitam o ENEM é a Universidade do Porto. Ela é considerada a melhor universidade portuguesa e uma das 100 melhores europeias, de acordo com alguns rankings.

A boa notícia é que a Universidade do Porto aceita os resultados do ENEM para fins de seleção dos candidatos brasileiros.

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é a maior universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. A instituição está empenhada na missão de tornar a cidade de Lisboa uma das grandes capitais da cultura e da ciência.

Para isso, todos os anos recebe cerca de 9 mil estudantes internacionais de mais de 100 países, que representam cerca de 17,8% do total dos universitários. Parte dessa leva vem do Brasil, já que a instituição aceita as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio como forma de acesso à graduação.

É importante notar que a prova tem que ter sido realizada no ano anterior ou nos três anos anteriores à candidatura e existem notas mínimas para classificação em cada área do conhecimento.

Universidades na Espanha que aceitam ENEM

Universidade de Jaén

Via de regra, as instituições de ensino superior espanholas não estão entre as universidades internacionais que aceitam ENEM para acesso à graduação. No entanto, a exceção é a Universidade de Jaén, que tem um edital de bolsas que reserva vagas para estudantes que tenham realizado a prova.

Em 2023, o programa para atração de talentos vai distribuir 75 bolsas, sendo duas voltadas para brasileiros que tenham ENEM. No geral, as bolsas incluem isenção das taxas de matrícula na universidade, subsídio anual, seguro saúde e curso de espanhol gratuito.

Além da nota do ENEM, os candidatos devem enviar o formulário de candidatura, uma cópia do passaporte ou documento de identidade e uma cópia do diploma e do histórico escolar com nota média.

A Universidade de Jaén fica na Andaluzia e tem cinco faculdades, uma escola universitária e três escolas técnicas superiores.

Universidades dos Estados Unidos que aceitam ENEM

New York University

Muitos jovens brasileiros têm o sonho de fazer faculdade nos Estados Unidos e devem estar se perguntando se por lá tem também universidades internacionais que aceitam ENEM. Pois a resposta é sim! Uma delas é a famosa New York University, considerada a maior universidade privada do país.

A instituição, fundada em 1831, contempla mais de 270 áreas de estudo e tem estudantes de 133 países diferentes. A NYU tem uma oferta de cursos enorme dividida em cinco áreas: artes e mídia, negócios, humanidades e ciências sociais, ciência, tecnologia, engenharia e matemática e educação e saúde.

E o que mais nos interessa aqui: a New York University tem uma política mais flexível em relação aos testes padronizados – comumente exigidos para ingresso em universidades americanas – e aceita a nota do ENEM no processo de candidatura. Logo, os candidatos devem enviar o certificado de conclusão do curso juntamente com a nota do ENEM.

Se você quer saber como é estudar nessa famosa universidade, confere o depoimento da Indyara Morais, que foi bolsista por lá. Tenho certeza que você vai se empolgar!

>> Como escolher a universidade nos EUA

Emory University

Localizada em Atlanta, a Emory University é outra instituição americana que aceita o exame brasileiro como credencial para estudantes brasileiros que desejam fazer graduação. Assim, a nota do exame deve ser enviada pelo candidato juntamente com o atestado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, cartas de recomendação, personal statement e certificado de inglês.

Outra boa notícia é que a universidade tem programas de bolsas para faculdade. Os benefícios podem ser integrais ou parciais e, normalmente, no total são selecionados de 175 a 200 bolsistas por ano para fazer faculdade na instituição.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Universidades no Canadá que aceitam ENEM

Universidade de Toronto

Por ali pertinho dos EUA, também na América do Norte, tem o Canadá, outro país que costuma ser um destino de intercâmbio bastante desejado. Lá também é possível pleitear uma vaga na graduação com o resultado do ENEM.

A Universidade de Toronto tem mais de 700 cursos desse nível de estudo e é considerada uma das melhores do Canadá. No ranking QS World University Rankings, ela fica em 16º do mundo no quesito empregabilidade.

Se você se interessou em estudar lá, pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, sem necessidade de ter provas como SAT ou ACT. E tem mais: a instituição também tem um edital de bolsas para graduação voltado a estudantes estrangeiros.

Isso significa que você pode se candidatar para ganhar uma bolsa integral, que cobre mensalidade, livros, taxas e residência por quatro anos.

>>> Como estudar e trabalhar no Canadá

Universidade da Colúmbia Britânica

A Universidade da Colúmbia Britânica também está entre as universidades internacionais que aceitam ENEM. Isso significa que ela também não exige teste padronizado de candidatos brasileiros que tenham o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, também já publicamos aqui no Partiu Intercâmbio as oportunidades de bolsa para faculdade nessa instituição. No total, são concedidas, todos os anos, cerca de 50 bolsas de estudo, que se dividem em quatro modalidades baseadas na necessidade financeira e no mérito.

Todos os candidatos inscritos para um curso de graduação são automaticamente considerados para as bolsas.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Existem outras universidades internacionais que aceitam o ENEM?

Sim, essas que listamos aqui são apenas algumas das universidades internacionais que aceitam o ENEM. A nossa dica é sempre pesquisar e se informar bem sobre os requisitos no site da instituição de interesse. E, caso fique em dúvida, não hesite em mandar um e-mail para esclarecer.

Além disso, também vale ficar ligado porque esses critérios também mudam, então, universidades que hoje não aceitam podem passar a aceitar, e vice-versa.

Outro ponto importante é que o ENEM dificilmente – provavelmente nunca – vai ser o único requisito para acessar um curso de graduação no exterior ou mesmo ganhar uma bolsa de estudos.

Diferentemente do que acontece no Brasil, que para entrar na faculdade você pode simplesmente usar a nota do ENEM, nesse caso, existem sempre outras exigências que são avaliadas, como cartas de recomendação, personal statement e/ou certificado de proficiência no idioma das aulas.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais