A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC na sigla em inglês), uma das melhores universidades do mundo, oferece todos os anos diferentes modalidades de bolsas para estudantes estrangeiros. Os dois principais programas da instituição concedem bolsas para graduação no Canadá e são “merit-based award”, ou seja, levam em consideração principalmente o desempenho escolar do candidato.
Para concorrer, basta aplicar em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade até o dia 15 de janeiro. A instituição possui um campus em Vancouver, cidade mais populosa da província de Colúmbia Britânica, e outro em Kelowna, na região de Okanagan.
As bolsas para graduação no Canadá da UBC:
O International Major Entrance Scholarship (IMES) ofere bolsas de estudo que podem ser renovadas durante os quatro anos da graduação e que pagam um total de até 40 mil dólares canadenses (até 10 mil dólares canadenses por ano). Os pré-requisitos para se candidatar ao IMES são ingressar em um curso da universidade diretamente do ensino superior, possuir um visto de estudante (e não de outro tipo) para estar no Canadá, ter um bom histórico escolar e participar de atividades extracurriculares e da comunidade.
Já o Outstanding Internacional Student Award (OIS) é um programa que dá bolsas de reconhecimento de mérito para quem está entrando na universidade. Se trata, portanto, de um “prêmio” concedido a estudantes considerados “excepcionais” quando estes estão ingressando na universidade. São levados em conta na seleção as notas e o perfil do candidato. O valor da bolsa varia entre 2,5 mil e 10 mil dólares canadenses. Entre os pré-requisitos do programa, estão os dois primeiros que já citamos para o IMES, além de um excelente histórico escolar e de um forte envolvimento em atividades extracurriculares.
Para se candidatar às bolsas para fazer graduação no Canadá, basta se inscrever como estudante internacional em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade até o dia 15 de janeiro de 2020. Além disso, quem aplica está automaticamente concorrendo tanto no IMES quanto no OIS, ou seja, não precisa escolher entre um ou outro na hora da inscrição. Dependendo do caso, existe até a possibilidade de o estudante ser beneficiado com as duas bolsas, recebendo o prêmio do OIS no primeiro ano e as parcelas do IMES ao longo dos quatro anos de curso.
Os candidatos selecionados serão notificados por email entre fevereiro e meados de abril de 2020. Lembrando que o ano acadêmico canadense começa em setembro.
Como aplicar para a graduação na Universidade da Colúmbia Britânica
Se você quer se candidatar às bolsas para graduação no Canadá, precisa se inscrever no site da universidade – que é cheio de dicas e tutoriais (tem um blog inteirinho só para orientar quem está aplicando!), além de ser bem inteligente. Na página sobre os pré-requisitos para estudantes internacionais, ele reconhece o país de onde vem o acesso e já dá automaticamente as informações específicas para estudantes daquele lugar. No caso do Brasil, é necessário:
- Certificado do Ensino Médio, que deve ser oficial ou emitido pela escola (não vale autenticado) e enviado em um envelope lacrado da instituição;
- Resultado de uma das seguintes provas: ENEM, Vestibular, SAT (é o teste de aptidão escolar dos EUA, utilizado no processo para ingressar em algumas universidades daquele país);
- Média final de aceitação (que varia de acordo com o programa escolhido), calculada com base no histórico do Ensino Médio e no resultado da prova final (ENEM, Vestibular ou SAT);
- Requisitos específicos dos curso: alguns cursos possuem requisitos específicos. Por exemplo, para ingressar na Engenharia, o estudante precisa de um determinado nível de matemática, já para Belas Artes pode ser necessário o envio de materiais ou teste. Alguns cursos não têm requisitos específicos.
Como a bolsa de estudos?
Além disso, são pré-requisitos que valem para todos os estudantes internacionais fazer a Application online e preencher o Personal Profile, e demonstrar competência em língua inglesa. São aceitos diferentes tipos de comprovação, como os certificados CAE, TOEFL, IELTS e outros, mas existem também outros modos de comprovar que você sabe inglês, com experiências de estudo, por exemplo. Neste link tem tudo bem explicadinho. Na verdade, tem também um tipo de programa da universidade para quem não cumpre este requisito, ou seja, não saber bem inglês ou não poder comprovar, não é desculpa para não tentar ganhar uma bolsa para graduação no Canadá!
“Bolsa por mérito”: vale a pena se candidatar?
Como entre os pré-requisitos para as bolsas se fala em “boas notas”, “excelente histórico escolar”, você deve estar se perguntando se tá com essa bola toda. Na verdade, é muito difícil saber se você não tentar! E isso vale para muitos outros programas.
Neste caso específico, há alguns pontos a considerar. O número e o valor exato das bolsas não são divulgados, pois, segundo a universidade, depende dos fundos disponíveis a cada ano. No entanto, a instituição mesmo divulga que dedica uma verba de mais de 10 milhões de dólares canadenses por ano para programas de bolsas internacionais, ou seja, é muito dinheiro e, consequentemente, não devem ser poucas as bolsas. Além disso, não existe uma nota de corte nem para as bolsas nem para entrar na graduação, porque a Universidade da Colúmbia Britânica tem um número de vagas a serem preenchidas e faz uma classificação dos candidatos inscritos para preenchê-las. Ou seja, se você pensa em fazer a graduação com bolsa no Canadá, vale a pena tentar!
A Universidade da Colúmbia Britânica está entre as 40 melhores universidades do mundo em diferentes rankings que avaliam instituições de ensino superior. Além disso, em classificações referentes às universidades públicas, ela se encontra entre as 20 melhores do mundo. Vale a pena dar uma olhadinha no site, que é bem legal.
Confira mais informações sobre os programas
Faça a sua inscrição para as bolsas
Saiba como fazer o Application
Saiba mais sobre a International Major Entrance Scholarship
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.
>>> Guia: como convencer seus pais a deixarem você fazer intercâmbio?
muito legal! Vou procurar mais detalhes.
Eu quero me candidatar , mas não sei por onde e também só tenho Basic inglês .
Oii Bruna
A bolsa International Major Entrance Scholarship (IMES) cobre os custos de vida lá, como acomodação, alimentação….ou somente os tuitions ?
Não vale para quem já se graduou Bruna? 🙁
Puxa, queria tanto uma vaga no Canadá, mas quase sempre precista estar na universidade ainda :'(
Bolsa de graduação é geralmente para quem não tem graduação ainda
Pra mim que nunca fiz Enem e me formei no ensino médio em 1999 e último vestibular que fiz foi em 2000 e fiz UFSC de 2001 a 2005. Será que existe forma de explicar isso? Eles costumam aceitar alunos mais velhos?
Annie, bolsas de graduação geralmente não aceitam pessoas que já têm graduação
Olá! Uma dúvida… Essas bolsas são apenas para graduação completa no Canadá, certo? No caso, eu queria apenas uma graduação sanduíche… Já iniciei o meu curso aqui!
Bruna, essa bolsa abre todos os anos ?
Bruna, no caso eu finalizei meu ensino médio há 5 anos atrás. Ainda vale? E a nota do Enem que fiz em 2013 também é válida?
Eu tenho que ter o visto de estudante antes de me candidatar ? não sei se entendi bem isso.
Olá,etive olhando no site da universidade, porém, não consigo descobrir se há o meu curso lá, curso engenharia Ambiental e Sanitária, poderia tirar minha dúvida ?
Bruna, tenho duas dúvidas e ficaria muito grata caso você pudesse me responder. Primeiramente, caso eu seja admitida pela universidade mas não consiga o International Major Entrance Scholarship, eu posso cancelar tudinho sem maiores complicações? Segunda, quando vou iniciar o Application, tenho três opções, entre elas “Undergraduate Degree and Non-Degree Studies” e “Conditional Admission Program (CAP)”. Tenho um certo nível em inglês porém, mesmo tendo feito dois intercâmbios, não posso comprová-lo. Em qual das duas devo me encaixar?
Bruna, uma pergunta, não tenho o histórico escolar do ensino médio pois terminei o mesmo pelo enem com a nota que tirei. Com essa nota consegui até uma bolsa integral para cursar a faculdade que estou no momento, mas gostaria de saber se para bolsas assim no exterior isso seria um problema… obrigada!
bom dia Bruna, sou africano, moçambicano posso me candidatar a essa bolsaas
bom dia Bruna, sou africano, moçambicano posso me candidatar a erssa bolsaas
preciso candidatar se para a licenciatuara no curso de gestao de empresa no Canada.Email da Empresa-Madeca Francisaco Jorge Lelo. Frma [email protected]
Bruna eu já tenho uma graduação, mas ainda sim tenho interesse. Eu dei uma olhada no site e vi que eles cobram uma taxa para alunos especiais (graduados). Existe modalidade de bolsa para esse grupo ?
Bruna, eu já preciso ter o visto de estudante quando for fazer a inscrição?
Olá Bruna. Eu faço Bacharelado em Ciências Contábeis em uma universidade federal e minha grande dificuldade é que não consigo saber qual é o curso equivalente no exterior. Eu estando na metade do meu curso, há a possibilidade de continuar lá, ou o melhor seria concluir aqui e tentar uma bolsa de mestrado? Pois nessa postagem, não consegui identificar a resposta para as minhas dúvidas.
Bruna, na esperança que essa bolsa seja aberta para 2018: eu já estou na universidade aqui, me inscrevendo eu concorro as duas modalidades de bolsa (IMES e OIS), alguma delas eu preciso comprovar o histórico escolar da graduação? Ou somente do ensino médio?
Ísso vale pra quem não está estudando, mas estaria disposto a iniciar o curso lá? E esse valor é suficiente apenas para a mensalidade do curso ou ele cobre os custos todos lá?
Monique, as bolsas variam de aluno para aluno. Então não tem como prever se você ganharia uma bolsa que cobre tudo ou uma bolsa que cobre só parte do curso. No edital, eles explicam isso certinho que cada caso é avaliado individualmente.
Obrigada!
Oi, gostaria de saber se como eu já faço uma graduação aqui no Brasil, posso concorrer a uma bolsa na UBC?
É preciso estar no Canadá para se candidatar ou no meu caso, por exemplo, que iniciei um curso de graduação no brasil, posso me candidatar?
Não precisa estar no Canadá para que candidatar.