Como fazer faculdade na Alemanha de graça - Partiu Intercâmbio




A matéria aqui do Partiu Intercâmbio falando sobre como fazer graduação na Alemanha de graça é uma das mais lidas no site, mas ainda rolam muuuitas dúvidas sobre como fazer faculdade na Alemanha. Então, para ajudar quem sonha em estudar na Alemanha praticamente de graça (pagando taxas que giram entre 100 e 350 euros por semestre), estou fazendo essa matéria nova para responder as dúvidas de quem quer estudar na Alemanha.

Vale lembrar que esse post inteiro foca em GRADUAÇÃO na Alemanha. Caso você esteja interessado em pós-gaduação na Alemanha, recomendo ler esse post falando sobre  Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe e também como fazer mestrado na Alemanha.

Como fazer faculdade na Alemanha: por onde começar

Se você decidiu que quer estudar na Alemanha, uma coisa é certa: a chance de você ter que saber alemão em um nível relativamente alto para poder conseguir cursar graduação por lá é BEM grande. A maioria dos cursos de graduação oferecidos pelas universidades públicas e gratuitas na Alemanha são em alemão. Aqui no Partiu Intercâmbio já expliquei como encontrar um curso para estudar na Alemanha de graça. Existem alguns cursos de bacharelado em inglês, mas muitos deles também exigem que você tenha conhecimentos de alemão para ser admitido. Então, tem que pesquisar bastante e ponderar o que faz mais sentido pra você.

>>> Tudo sobre graduação no Exterior

Como expliquei na matéria que tá aqui no site, brasileiros não têm acesso direito ao Ensino Superior na Alemanha. Nosso Ensino Médio é beeem mais curto que o deles e não tem a prova final que os alunos de Gymnasium na Alemanha fazem, o Abitur. Então, se você não estudou em um colégio alemão no Brasil que oferece o Abitur, existem duas maneiras de compensar pela falta disso para ter acesso à Faculdade na Alemanha de graça:

  • Fazendo um studienkolleg

O Studienkolleg é basicamente um curso que dura um ano é em tempo integral. No último semestre, os alunos fazem um exame final chamado de Feststellungsprüfung (FSP). Com a nota da FSP e o certificado de conclusão do Studienkolleg, você tem direito a se inscrever para qualquer universidade alemã e esta apto a fazer faculdade na Alemanha. Para entrar em um Studienkolleg, você precisa fazer uma prova que tem uma vez por ano – e, por sinal, é beeem difícil, porque são poucas vagas. A maioria dos Studienkollegs são públicos, mas existem alguns privados. É importante lembrar que não existem bolsas de estudo para Studienkolleg, então, você vai ter que ter grana pra se manter na Alemanha só estudando por um ano, no mínimo dos mínimos. Os exames de admissão são na Alemaha e cada Studienkolleg pode fazer a a prova como bem entender. As matérias que você vai ter que prestar dependem do que você pretende cursar na universidade. Geralmente, há um teste de alemão e de matemática ou somente o teste de alemão. Informações e amostras testes podem ser encontradas nos sites de cada instituição.

>>> 5 bolsas para brasileiro para graduação fora

  • Com Ensino Médio + um ano de faculdade no Brasil

Um outro jeito para poder se inscrever para poder fazer faculdade na Alemanha é se você tiver o Ensino Médio completo mais, pelo menos, um ano de faculdade no Brasil. Existem MUITOS detalhes importantes nesta combinação e, por isso, é extremamente importante, que você pesquise MUITO antes  zarpar para Alemanha atrás do sonho da universidade gratuita. Eu digo isso porque muita gente vai sem saber nada achando que tudo é muito simples e que todo o sistema lá é igual ao Brasil e não é bem assim. Como falei acima, pra fazer faculdade na Alemanha você vai ter que, em geral, ter nível C1 de alemão. Alguns cursos vão aceitar B2 – nas áreas das exatas – e outros vão, inclusive pedir o C2 – pra cursos de Humanas. Outro detalhe importante é: sua média no Ensino Médio. Quanto mais alta ela for, melhor pra você.

Para poder comparar você com alunos alemães, o sistema de candidaturas para faculdade na Alemanha, em geral o Uni Assist, vai calcular sua média do Ensino Médio somada com sua média geral do seu curso de Ensino Superior. Então, é aquela coisa ter notas ruins não significa que você não tem chance, mas quanto melhor sua média, mais chance de escolher cursos você vai ter. E obviamente, se você quer fazer cursos concorridos como medicina e odonto, você vai ter que ter notas muito altas, além do alemão impecável.

Outro detalhe importante é: não adianta cursar letras no Brasil se você quer se candidatar para um curso da área da saúde ou engenharia, por exemplo. Seu curso superior iniciado no Brasil precisa necessariamente estar na mesma área do curso que você quer fazer na faculdade alemã. Não tem muito choro quanto a isso.

Faculdade na Alemanha: a preparação

Sabendo de tudo isso é importante pensar: eu vou ter como investir nessa preparação para poder fazer faculdade na Alemanha ou pra mim vale mais apena fazer graduação no Brasil e tentar um mestrado na Alemanha depois? Pensar nisso de maneira objetiva e sem afobamento é fundamental para tomar uma boa decisão. Afinal, não importa qual modalidade você opte (Studienkolleg ou EM + um ano de faculdade) nenhum desses dois vai levar menos de um ano e meio. Isso se tudo correr perfeitamente bem e você consiga aprender alemão tão rápido o quanto você planejou.

Quer fazer faculdade na Alemanha mas tá confuso?

Se você quer fazer faculdade na Alemanha e quer orientações específicas para o seu caso, aqui no Partiu Intercâmbio a gente presta consultoria e orienta alunos que querem estudar na Alemanha para que você entenda como o processo de candidatura funciona. Eu sei que são zilhões de detalhes e boa parte do material das unviersidades está em alemão, o que dificulta muito pra quem ainda não tem domínio do idioma. Então, se você precisar se ajuda, é só consultar os serviços de consultoria para estudar na Alemanha que a gente presta.

 

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio