estudar na Alemanha de graça partiu intercambio

Cursos gratuitos na Alemanha? Veja dicas para quem quer fazer faculdade ou mestrado por lá

Rola estudar na Alemanha de graça? Sim ou pelo menos quase em comparação com outros lugares! Dá play no vídeo para saber mais sobre isso e outros pontos importantes que vão ajudar você a querer fazer intercâmbio por lá.

+Sobre estudar na Alemanha

Estudar na Alemanha é barato

Já explicamos aqui no Partiu Intercâmbio que estudar na Alemanha sai quase de graça porque não existem mensalidades (ou tuition fees) para estrangeiros na maioria do país. Digo na maioria porque em um Estado foram aprovadas taxas diferentes para alunos internacionais sem passaporte da União Europeia. Na maioria das universidades, os cursos custam entre 150 e 350 euros por semestre. Essas taxas são usadas para cobrir despesas com o ticket para o transporte e também para que você fazer atividades físicas e cursos de idiomas na universidades. Vale lembrar que somente é possível ter esses benefícios de você estiver estudando em uma instituição de ensino superior e que para ser aceito você vai precisar apresentar prova de proficiência no idioma em que seu curso superior será ministrado.

>>> Como encontrar cursos gratuitos na Alemanha

Estudar na Alemanha em inglês é mais que possível

Pra quem quer fazer mestrado na Alemanha, estudar em inglês é uma realidade. Existem muitos cursos em diversas áreas que são oferecidos completamente em inglês. No caso da graduação, ainda são poucos cursos que são oferecidos completamente e inglês e também há problema de que o nosso Ensino Médio não nos habilita a ingressar em uma graduação na Alemanha, como já expliquei aqui no Partiu Intercâmbio. Já contei aqui no Partiu Intercâmbio que não é incomum brasileiros que estudam na Alemanha e não falam alemão. Inclusive, já falei pra vocês sobre como é morar na Alemanha sem saber alemão em um post aqui do site também. Saber um pouco de alemão ajuda muito na adaptação no país, no entanto, dá pra ir só com o inglês fluente e você vai conseguir concluir seu curso de boa.

>>> Motivos para aprender alemão

Visto de 18 meses para procurar emprego na Alemanha

Sim. Todo mundo que conclui graduação ou pós-graduação na Alemanha tem direito a um visto de 18 meses só para procurar trabalho na área por lá. Depois de formado e um pouco antes do seu visto de estudante acabar, é só ir ao Ausländeramt (escritório de estrangeiros) da sua cidade para dar entrada nesse visto. O único problema dele é que você tem que provar que tem grana pra se manter por lá enquanto não tem trabalho, mas é bem legal porque te dá a oportunidade de procurar um emprego, caso você tenha interesse em morar por lá.

>>> Daad: as melhores bolsas para estudar na Alemanha

Visto permanente na Alemanha

O visto permanente não é passaporte ou cidadania. É só um visto sem data pra acabar e que não atrela sua moradia na Alemanha com trabalho x ou y. Normalmente, depois de cinco anos trabalhando na Alemanha dá pra dar entrada neste visto. Esse visto não vai tornar você cidadão da Alemanha, mas te livra dum monte de treta burocrática como ficar renovando visto todo ano. Pra quem pega o visto de 18 meses pra arrumar trabalho porque estudou na Alemanha, esse visto geralmente sai depois de três anos. Isso porque muita gente arruma trabalho e continua com visto para procurar trabalho até ele perder a validade só pra não pagar por um visto novo (que é bem carinho, diga-se de passagem). Por conta disso, leva três anos pra sair o visto permanente. Ou seja, se você fizer faculdade ou pós na Alemanha e arrumar emprego direto sem pegar o visto para procurar emprego, depois de dois anos empregado você já tem direito ao visto permanente. Bem legal, né?

>>>O visto para se preparar para entrar na universidade na Alemanha

Como encontrar um curso de graduação ou mestrado na Alemanha?

Fácil! O Daad tem um buscador de cursos. Lá você coloca o tipo de curso (mestrado, graduação ou doutorado), a região onde você procura, a área do conhecimento e se o curso é em inglês ou alemão e tadãããã, você encontra links pra todos os cursos oferecidos no país com essas características. Quer coisa mais fácil que isso? O buscador de cursos superiores na Alemanha do Daad é gratuito. Já para encontrar bolsas para estudar na Alemanha é só acessar o buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio. No Partiu Intercâmbio trabalhamos duro todo o dia pra manter ele super atualizado, então, aproveitem.

Se vocês tiverem mais dúvidas sobre o assunto ou quiserem que eu me aprofunde no tema trabalhar na Alemanha, assinem nosso canal no YouTube. Eu adoro receber sugestões de tema. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

Veja todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Cursos gratuitos na Alemanha? Veja dicas para quem quer fazer faculdade ou mestrado por lá”

  1. Ola Bruna, tudo bem?
    Por favor consegue me ajudar em uma duvida?
    Eu e meu marido queremos ir estudar linguas na alemanhã (Ele – Alemão/Eu – Ingles). Temos 50 anos e somente agora conseguimos ralizar nosso desejo de estudar fora. Você consegue nos ajudar indicando um site e/ou uma escola para estudarmos em jul/2018 ? Me desculpe mas não consegui localizar a busca no site. Não quero abusar, mas como estamos proximo do período que estaremos na Europa e temos o mês de jul/18 programado para isso, precisamos muito de uma ajuda!! Você recomenda alguma escola para turmas de nossa idade aí na alemanha? Muito obrigada e sucesso!! Parabéns por este canal maravilhoso 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais