Bolsas para fazer graduação em Portugal na Universidade de Aveiro


Você tem notas ótimas no Enem e quer estudar fora? Então você pode se inscrever para bolsas para fazer graduação em Portugal. A Universidade de Aveiro oferece as bolsas de estudos parciais a participantes com melhor classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados estarão isentos da realização de provas de acesso e terão o direito de pagar as mesmas taxas que estudantes europeus pagam para estudar por lá.

Bolsas em Portugal

Parece pouco? Mas no lugar de pagar entre 4 e 5,5 mil euros por ano, os selecionados pagarão apenas o máximo de 857,80 euros por ano, então as bolsas parciais para fazer graduação em Portugal já são uma bela ajuda. O programa oferece a bolsa parcial a todos os estudantes cuja nota de candidatura seja igual ou superior a 14. As bolsas são válidas para todos os 53 cursos superiores de licenciatura e mestrado integrado oferecidos para estudantes internacionais.

>>> Guia sobre graduação em Portugal

Sobre os cursos de mestrado integrado, conversamos com o Mateus, que estuda na Universidade do Porto e faz mestrado integrado em Arquitetura. Os mestrados integrados conjugam a licenciatura e o mestrado e têm duração de cinco anos.

Qualquer brasileiro que tenha nota igual ou superior a 475 pontos no ENEM pode se inscrever para fazer graduação em Portugal na Universidade de Aveiro. No entanto, somente alunos que tenham nota igual ou superior a 14 (depois de convertida para o sistema português) podem receber as bolsas parciais. Abaixo nos links sobre as bolsas para fazer graduação em Portugal, colocamos o guia completo para conversão das notas.

>>> Quais Universidades de Portugal aceitam o ENEM

Como se inscrever para bolsas para fazer graduação em Portugal

Os interessados podem fazer a candidatura no site da universidade de Portugal de 2 a 31 de janeiro para a primeira fase de seleção. A segunda fase de inscrição vai de 25 de março a 10 de abril de 2020 e a 3ª fase de 4 a 17 de junho de 2020. A universidade recomenda que os estudantes internacionais façam a candidatura o quanto antes por conta dos processos de pedido de visto para estudantes em Portugal.

Para isso, é necessário preencher o formulário disponível na página da instituição na internet. Para concorrer a vagas na universidade portuguesa, os candidatos não podem ter nacionalidade de um estado-membro da União Europeia, nem residir há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em Portugal.

>>> Brasileira conta como é fazer graduação em Portugal

As áreas dos cursos disponíveis são as mais variadas: comunicação, física, design, administração,  engenhariaenfermagemecologia, letras. Você pode consultar a lista dos cursos oferecidos pela Universidade de Aveiro no site deles.

Documentação para as  bolsas para fazer graduação em Portugal

Cada curso pode pedir documentação extra para a inscrição nas  bolsas para fazer graduação em Portugal, no entanto, a documentação mínima exigida pela universidade é:

No caso de dúvidas sobre as candidaturas, é possível entrar em contato pelo email: internationalstudents@ua.pt.

 Cursos da universidade de Aveiro
Faça candidatura
Sobre as bolsas
Calcular média do ENEM

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

7 respostas para “Bolsas parciais para fazer graduação em Portugal na Universidade de Aveiro recebem inscrições”

  1. Bruno Teixeira disse:

    como faço para aproveitar o que já cursei em universidades do Brasil e terminar a graduação em Portugal?

  2. Boa noite agradeços o vossos esforço por terem dados oportunidades das pessoas mais necessitados obrigada.

  3. Fernanda disse:

    Convertendo minha nota do Enem para o sistema português fico com 13,968.
    Quase 14 🙁 Triste

  4. Thais disse:

    Bom dia ,
    Eu ja formada e gostaria de aplicar para uma bolsa em Portugal.Entretanto, nao existia o ENEM na epoca . Contanto, tive excelentes notas no ensino medio.

  5. Mário Ramos Domingos disse:

    Bom dia! Respondo por Mário Ramos Domingos conclui o nivel medio em Agropecuario com especialidade Agricultura, peço ajuda de como fazer a prova de proficiência para ganhar bolsa de estudo para portugal

  6. Suzana Pinheiro disse:

    Bruna, boa noite! Como vai? Então, fiquei super interessada nessa bolsa do Santander para concluir parte da minha graduação em Portugal, entrei no site e tudo, vi os regulamentos, mas na hora que vou preencher dá erro e diz que o programa apresenta perigo para acessar, por acaso você poderia explicar melhor essa questão da matrícula? Ficou pouco objetiva.
    Abraços!

  7. Laís Cangussu disse:

    Para fazer a inscrição é necessário ter feito o Enem em 2015, ou a prova dos anos anteriores também vale?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.