Você tem notas ótimas no Enem e quer estudar fora? Então você pode se inscrever para bolsas para fazer graduação em Portugal. A Universidade de Aveiro oferece as bolsas de estudos parciais e totais a participantes com melhor classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados estarão isentos da realização de provas de acesso e terão o direito de pagar as mesmas taxas menores ou ganham a isenção total das taxas.
As bolsas parciais da Univesidade de Aveiro em Portugal
Parece pouco? Mas no lugar de pagar entre 4 e 5,5 mil euros por ano, os selecionados para as bolsas parciais da Universidade de Aveiro pagarão apenas o máximo de 1000 euros por ano, então as bolsas parciais para fazer graduação em Portugal já são uma bela ajuda. O programa oferece a bolsa parcial a todos os estudantes cuja nota de candidatura seja igual ou superior a 15. As bolsas são válidas para todos os 53 cursos superiores de licenciatura e mestrado integrado oferecidos para estudantes internacionais.
As bolsas integrais para graduação em Portugal
Já os estudantes internacionais colocados com nota igual ou superior a 17,5 valores ficam dispensados de pagar a propina (como são chamadas as tuition fees ou anuidades em Portugal) no primeiro ano. A bolsa será mantida se o aluno tiver bom desempenho nos anos seguintes. Todas informações estão no edital no link no fim deste post.
Sobre os cursos de mestrado integrado, conversamos com o Mateus, que estuda na Universidade do Porto e faz mestrado integrado em Arquitetura. Os mestrados integrados conjugam a licenciatura e o mestrado e têm duração de cinco anos. Vale lembrar que nenhuma das modalidades de bolsa cobre os custos de vida dos estudantes em Portugal.
Qualquer brasileiro que tenha nota igual ou superior a 475 pontos no ENEM pode se inscrever para fazer graduação em Portugal na Universidade de Aveiro. No entanto, somente alunos que tenham nota igual ou superior a 15 (depois de convertida para o sistema português) podem receber as bolsas parciais. e somente candidatos com nota igual ou superior a 17,5 são elegíveis para as bolsas totais. Abaixo nos links sobre as bolsas para fazer graduação em Portugal, colocamos o guia completo para conversão das notas.
Como se inscrever para bolsas para graduação em Portugal
Os interessados podem fazer a candidatura no site da universidade de Portugal de 1 a 22 de janeiro para a primeira fase de seleção. A segunda fase de inscrição vai de 1 de março a 12 de abril e a 3ª fase de 31 de maio a 18 de junho. A universidade recomenda que os estudantes internacionais façam a candidatura o quanto antes por conta dos processos de pedido de visto para estudantes em Portugal. Não há garantia de que existem bolsas ou vagas na segunda e terceira fases.
Para isso, é necessário preencher o formulário disponível na página da instituição na internet. Para concorrer a vagas na universidade portuguesa, os candidatos não podem ter nacionalidade de um estado-membro da União Europeia, nem residir há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em Portugal.
As áreas dos cursos disponíveis são as mais variadas: comunicação, física, design, administração, engenharia, enfermagem, ecologia, letras. Você pode consultar a lista dos cursos oferecidos pela Universidade de Aveiro no site deles.
Documentação para bolsas da Universidade de Aveiro
Cada curso pode pedir documentação extra para a inscrição nas bolsas para fazer graduação em Portugal, no entanto, a documentação mínima exigida pela universidade é:
- Documento de identificação (passaporte ou identidade)
- Histórico do Ensino Médio apostilado
- Nota no ENEM
No caso de dúvidas sobre as candidaturas, é possível entrar em contato pelo email: [email protected].
Cursos da universidade de Aveiro
Faça candidatura
Sobre as bolsas
Calcular média do ENEM
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
como faço para aproveitar o que já cursei em universidades do Brasil e terminar a graduação em Portugal?
Boa noite agradeços o vossos esforço por terem dados oportunidades das pessoas mais necessitados obrigada.
Convertendo minha nota do Enem para o sistema português fico com 13,968.
Quase 14 🙁 Triste
Bom dia ,
Eu ja formada e gostaria de aplicar para uma bolsa em Portugal.Entretanto, nao existia o ENEM na epoca . Contanto, tive excelentes notas no ensino medio.
Bom dia! Respondo por Mário Ramos Domingos conclui o nivel medio em Agropecuario com especialidade Agricultura, peço ajuda de como fazer a prova de proficiência para ganhar bolsa de estudo para portugal
Bruna, boa noite! Como vai? Então, fiquei super interessada nessa bolsa do Santander para concluir parte da minha graduação em Portugal, entrei no site e tudo, vi os regulamentos, mas na hora que vou preencher dá erro e diz que o programa apresenta perigo para acessar, por acaso você poderia explicar melhor essa questão da matrícula? Ficou pouco objetiva.
Abraços!
Para fazer a inscrição é necessário ter feito o Enem em 2015, ou a prova dos anos anteriores também vale?