Politécnico de Leiria dá bolsa para graduação em Portugal e aceita Enem

IPLeiria/Divulgação

Várias universidades de Portugal aceitam o Enem em seus processos seletivos. O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) não só aceita ENEM como oferece bolsas para graduação em Portugal. Os benefícios são parciais, mas como bolsa para estudar em Portugal  (ainda mais na graduação) completa praticamente não existe e essas bolsas abrangem todos os cursos oferecidos pela instituição, se eu você você continuava lendo esse texto 🙂

Bolsas em Portugal

Para as “licenciaturas” (como são chamados os cursos de graduação em Portugal), o IPLeiria aceita candidaturas de estudantes brasileiros que possuam diploma do ensino médio e tenham feito o Enem nos últimos cinco anos. A maioria dos cursos exige como nota mínima ter 50% de acertos no exame.

A instituição oferece 49 cursos de licenciatura nas mais diversas áreas do conhecimento, artes e design, educação e ciências sociais, saúde, tecnologia e gestão, turismo e tecnologia do mar e ciências empresariais e jurídicas. As licenciaturas geralmente têm duração de três anos.

> Confira outras bolsas para graduação no exterior

Sobre a bolsa para graduação em Portugal

O IPLeiria possui três programas de bolsas de estudo para estudantes internacionais: Bolsas de Mérito, Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento e Bolsa +Tecnologia. Todos oferecem bolsas parciais equivalentes a um desconto de 50% no valor total da anuidade – que é de 3 mil euros, exceto nos cursos da área de saúde que é de 4 mil euros (com a bolsa 1,5 mil e 2 mil). Os dois últimos programas também dão isenção na taxa de matrícula de 500 euros.

 

>>> Como é fazer graduação em Portugal

Veja abaixo mais informações sobre os três tiposde bolsa para graduação em Portugal e a documentação necessária:

Bolsas de Mérito

É voltada a estudantes internacionais com bom desempenho acadêmico (mínimo 14 numa escala de 0-20). Cada curso oferece um número fixo de bolsas deste tipo e neste ano serão duas por licenciatura. Esta bolsa não dá isenção de matrícula.

Para concorrer a uma bolsa de mérito, é necessário enviar certificado com indicação da média final obtida no exame nacional de acesso ao ensino superior (ENEM). A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

>> Vale  pena fazer mestrado integrado em Portugal

Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento

Este programa é destinado a estudantes oriundos de países de língua oficial portuguesa. Para concorrer, é necessário enviar certificado com indicação da média final obtida no exame nacional de acesso ao ensino superior (ENEM) e também a média final obtida no Ensino Médio. A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

>>> Quais universidades de Portugal aceitam ENEM

Bolsa +Tecnologia

Os estudantes internacionais podem cursar a graduação em Portugal no IPLeiria com uma Bolsa +Tecnologia se escolherem cursos de Biotecnologia, Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Civil. Para concorrer o candidato deve enviar uma carta de motivação sobre “Acredito que a candidatura a este curso me vá…”. A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano. A bolsa também dá direito a pagar apenas 50% da taxa universitária e isenta da taxa de matrícula.

>>> Como fazer graduação nos EUA

Candidatura para bolsa de graduação em Portugal

As candidaturas para estudantes internacionais são feitas em três fases. A primeira é 14 de janeiro a 7 de abril. A segunda é  13 de maio a 30 de junho. A terceira é de 29 de julho a 8 setembro.  Como são poucas bolsas para cada curso, a dica é se inscrever na primeira fase para ter mais chances. Para se candidatar, é necessário realizar a inscrição online no curso escolhido e depois preencher o formulário online de candidatura específico para as bolsas de estudo. As candidaturas exigem dados documentos pessoais e referentes aos estudos do candidato. É possível se inscrever para mais de uma bolsa, mas elas não são cumulativas.

 

Viver e estudar em Portugal

O Politécnico de Leiria possui um portal voltado para brasileiros interessados em estudar na instituição. Além de depoimentos, você pode encontrar informações sobre custo de vida e a região de Leiria, que fica localizada entre Lisboa (150 km) e Coimbra (75 km).

De acordo com o site, o custo de vida na cidade não parece ser caro. Além disso existe a possibilidade de morar em uma das residências do IPLeiria e comer nos restaurantes universitários, o que baixa ainda mais as despesas. No site, você encontra realmente um guia completo com várias informações valiosas, desde como encontrar acomodação até os pontos turísticos e os eventos da região.

Veja como se candidatar
Edital das bolsas

Ver todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no canal no YouTube do Partiu IntercâmbioAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

9 respostas para “Politécnico de Leiria oferece bolsa para graduação em Portugal e aceita nota do Enem”

  1. Bom dia

    Sou Leia Matabele estou interessada em fazer o mestrado em Portugal, como faço para me candidatar a bolsa?

  2. Mário Ramos Domingos disse:

    Dona Bruna eu so Moçambique e me parece que essas bolsa de estudo so esta disponivel para alunos de Brazil. peço para Senhora me deixar claro

  3. Mário Ramos Domingos disse:

    Bom dia Senhora Bruna! respondo por Mário Ramos Domingos so de Moçambique provincia de Nampula distrito de Nacala porto, conclui o meu nivel Medio e quero fazer o Superior mas não tenho condições peço ajuda de como conseguir bolsa de estudo.

  4. Fernanda disse:

    Ola! Entrei no site para fazer a inscrição na bolsa e aparece que a candidatura a bolsas esta encerrada: (

  5. Luíza disse:

    Bom dia, Bruna, e feliz ano novo! Sou formada no ensino superior, estou interessada em fazer uma segunda graduação, essa bolsa aceita o meu caso ou somente alunos do ensino médio que nunca tiveram contato com a faculdade?
    Grata desde já.

    • Luiz, o edital não fala nada sobre ter que ter saído do Ensino Médio recentemente. Mas você provavelmente terá que apresentar o ENEM. A melhor maneira de ter certeza é entrando em contato com eles e falando do seu caso específico. beijo!

  6. lucia disse:

    Muito bom esse site vou acompanhar as postagens toda semana. Abs da Lu

  7. karina disse:

    Então só posso me candidatar a bolsa se tiver feito enem nos ultimos 5 anos??

  8. quero candidata-se para bolsa de estudo em mestrado turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.