estudar na NYU Indyara

Como é estudar na NYU: bolsista da Fulbright conta sobre experiência na Universidade de Nova York

estudar na NYU Indyara
Indyara Morais/Arquivo pessoal

A New York University é a maior universidade privada dos Estados Unidos e já fizemos um artigo inteirinho dedicado a ela aqui no site. Mas, temos certeza que vocês querem saber como é estudar na NYU, não é mesmo?

Pois é, a gente gosta muito de publicar relatos de brasileiros que vivem experiências de estudos em diferentes universidades no mundo todo, ainda mais se for com bolsa de estudos! Isso para mostrar que, com esforço e dedicação, é possível fazer o tão sonhado intercâmbio – aliás, muitas vezes com tudo pago.

É o caso da Indyara Morais, que teve a oportunidade de estudar na NYU como bolsista da Comissão Fulbright. Nesta entrevista, ela contou sobre a incrível experiência de estudar na NYU e de viver em uma das cidades mais vivas do mundo. Acompanhe!

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Antes de falar sobre estudar na NYU, você pode contar sobre sua formação profissional e área de pesquisa?

Eu sou Indyara Morais, Sanitarista de Graduação, Mestrado e Doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. Minha tese de doutorado é sobre a avaliação e reconhecimento de quem são as pessoas com deficiência no Brasil, a partir do instrumento “Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM)”, que foi aplicado em uma amostra de 8.795 pessoas em todo o Brasil, em todas as regiões geográficas entre 2018 e 2019.

Este instrumento foi considerado válido com precisão e eficácia para identificação de quem são as pessoas com deficiência mental, intelectual, física, visual ou auditiva, de qualquer faixa etária e local de residência, para a concessão de direitos humanos previstos nas políticas públicas. Minha hipótese é que fatores contextuais como, por exemplo, renda, acesso à políticas públicas, afetam a funcionalidade dos indivíduos e alteram a gravidade da deficiência e restrição de participação na sociedade.

Por que você resolveu fazer parte do seu doutorado nos EUA e estudar na NYU?

Decidi estudar na NYU porque a Universidade de Nova York conta com um Centro de Estudo sobre Deficiência, bem como “Disability Studies Minor”. Nesse programa interdisciplinar, há projetos, seminários e disciplinas voltados a estudar sobre o preconceito da pessoa com deficiência, aspectos históricos, legislações americanas e mundiais, discussões teóricas, movimentos sociais e políticos, dentre outras atividades que os alunos e professores podem se engajar.

estudar na NYU Indyara Morais
Indyara Morais/Arquivo pessoal

Eu fiquei por lá dois semestres, entre 2021 e 2022, e pude participar das disciplinas e projetos de pesquisa com os incríveis professores, que contribuíram para a formação do meu olhar crítico para os dados produzidos na minha pesquisa, pensando novas análises e perspectivas.

Como foi a experiência de estudar na NYU?

Minha experiência de estudar na NYU foi incrível! Pude realizar uma troca de experiências com pessoas de todo o mundo, classe social, deficiência, etnias, gêneros, etc. Estudar na NYU é ter certeza que você está no lugar certo para você, pois ela é aberta, respeita nossas identidades e os professores estão empenhados para que você tenha um pensamento crítico sobre o mundo.

Na universidade, tem discussões dos mais variados temas e sempre há algo acontecendo no campus, desde um yoga no almoço a uma manifestação sobre algum tema importante para a sociedade.

Além disso, a estrutura da NYU é algo espectacular. Você tem acesso a todo o conteúdo bibliográfico virtualmente e/ou fisicamente, a estrutura física é muito boa e confortável, os prédios voltados aos estudantes são perfeitos para estudos e confraternizações e a biblioteca é aberta 24h.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2022

Como você financiou o doutorado sanduíche na NYU?

Fui contemplada com a bolsa de estudos do Programa Fulbright do Governo Americano chamada Doctoral Dissertation Research Award (DDRA) para estudar na NYU. É o programa de bolsas de estudos mais antigo e prestigiado do mundo, que completou 75 anos em 2021.

IMG 6182
Indyara Morais/Arquivo pessoal

O programa custeia uma bolsa mensal de acordo com a sua localidade, passagens de ida e volta e todos os custos de emissão de visto americano. O mais interessante é que a partir desse programa você conhece bolsistas de todo o mundo por meio de eventos ou nas salas de aula. Ser um “Fulbrighter” é um título que você leva para sempre no mundo acadêmico e profissional.

Na sua opinião, quais são os diferenciais da NYU?

Na minha opinião, o que faz estudar na NYU ser incrível são a diversidade de alunos e professores, a localização, os professores altamente qualificados, o acesso às bibliografias e a estrutura física.

O meu diferencial favorito é sua localização – no meio de Nova York City –, pois não tem um campus fechado e você reconhece os prédios da NYU pelas suas bandeiras com seu símbolo na frente.

Ao passar uma tarde em Washington Square Park, coração da NYU, você percebe todos os diferenciais de uma só vez. Você poderá ver pessoas debatendo com seus professores enquanto comem um bagel, alunos falando as mais diferentes línguas, famílias levando suas crianças para o playground, bandas tocando diferentes músicas, manifestação contra a guerra na Ucrânia. Além disso, terá o wifi da universidade disponível para acessar as bases de dados da biblioteca.

>>> Saiba mais sobre as bolsas da Fulbright

Que dicas você daria para estudantes que desejam estudar na NYU ou ter uma experiência de pesquisa na instituição?

Na NYU, há todos os tipos de estudo e pesquisa acontecendo todo o tempo, é necessário paciência para identificar o que você quer dentro da abundância de informações. Se está com dúvidas, escreva aos professores pelo contato disponível no site da universidade, que, na maioria dos casos, eles respondem com uma certa agilidade.

Pensem bem o que vocês querem fazer ao estudar na NYU – se são aulas, pesquisa, seminários, utilizar a estrutura bibliográfica, etc. E conversem com seus orientadores sobre o plano de atividades a serem desenvolvidas.

Estar na NYU é estar em New York City, a universidade e a cidade são agitadas e todos os dias existem atividades políticas, acadêmicas e sociais acontecendo à sua volta. Tenham foco naquilo que vão fazer, mas, ao mesmo tempo, se preparem para a diversidade que é viver nessa cidade!

>> Como escolher a universidade nos EUA

Tem algo a mais que você gostaria de compartilhar?

Viver um intercâmbio de 10 meses e estudar na NYU foram os melhores e mais difíceis meses da minha vida. Sempre achamos que estamos preparados para viver em outro local, mas para além disso é falar outra língua e estar numa cultura muito diferente.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Então, a minha dica é: esteja pronto para as adversidades! Como, por exemplo, explicar um problema de encanamento do seu apartamento em inglês; se perder no metrô, mesmo morando há meses em Nova York; estar no meio de um furacão e preso no metrô; viver em apartamentos com infestação de ratos ou baratas; se tornar melhor amigo de alguém que você conheceu há dois dias; ajudar pessoas em depressão em bares; entre outras dezenas de situações. Nova York é uma cidade enorme, mas pode ser muito solitária ao mesmo tempo. Mas tudo isso é para dizer que é a melhor cidade do mundo!

IMG 9123
Indyara Morais/Arquivo pessoal

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais