bolsa para estudar na Finlândia partiu intercambio

Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI

O EDUFI Fellowships é um programa voltado a estudantes de doutorado e pesquisadores de todo o mundo e de todos os campos de estudo interessados em uma bolsa para estudar na Finlândia.

Mais especificamente, podem aplicar candidatos que desejam realizar o doutorado pleno ou doutorado sanduíche na Finlândia ou doutorandos e pesquisadores que queiram passar um tempo pesquisando no país. Embora acolha estudantes de todos os países, candidatos do Brasil, China, Rússia, Índia e EUA terão prioridade.

A bolsa para estudar na Finlândia é financiada pelo governo finlandês e tem duração de três meses a um ano. O subsídio mensal oferecido pelo programa era de 1.500 €, mas aumentou a partir de janeiro de 2023 – agora é de 1.900 €.

O valor destina-se a cobrir as despesas de manutenção do bolsista no país. No entanto, não há valor adicional para acomodação, e as despesas de viagem são de responsabilidade do candidato.


> Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia

Mas, o legal desse programa é que não há prazo para inscrição anual. As candidaturas para a bolsa para estudar na Finlândia são aceitas em qualquer momento do ano, desde que os pedidos sejam apresentados pelo menos cinco meses antes do período de estudos pretendido. Três meses após o recebimento da inscrição, a EDUFI deverá comunicar o resultado.

Geralmente, entre 35% e 40% dos candidatos inscritos são selecionados para o programa.

>> Guia sobre fazer mestrado na Finlândia

Candidatura e requisitos à bolsa para estudar na Finlândia

Para participar do programa do governo finlandês, o pesquisador visitante precisa já ter estabelecido contato com uma universidade anfitriã finlandesa.

No Studyinfo.fi ,você encontra informações sobre as universidades do país e pode começar a fazer contatos. Se uma universidade estiver disposta a hospedá-lo, ela deve solicitar a bolsa EDUFI em seu nome. Ou seja, quem envia a candidatura por você é a instituição.

>>Quanto custa estudar na Finlândia?

De acordo com as instruções descritas no site, o departamento responsável terá de mandar uma carta de motivação (da universidade), o currículo completo do candidato e o projeto de pesquisa (de três a cinco páginas). Este último deve ser composto por: introdução, objetivos, cronograma de trabalho, metodologia, resultados esperados, etc.

>>>Melhores bolsas de estudos para estudar fora

Duas cópias da candidatura assinadas deverão ser enviadas, juntamente com os devidos anexos, para a Agência Finlandesa de Educação (EDUFI). Outro requisito para se candidatar à bolsa para estudar na Finlândia é não ter morado no país europeu por mais de um ano antes de enviar o pedido para participar do programa.

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba tudo sobre o EDUFI

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais