mulheres na engenharia amelia earhart fellowships

Mulheres na engenharia: bolsas de doutorado Amelia Earhart

As mulheres representam somente cerca de 25% da força de trabalho na indústria aeroespacial. Contudo, o Amelia Earhart Fellowship é um programa de bolsas de doutorado para mulheres na engenharia que visa mudar esse cenário.

Bolsas para doutorado

A oportunidade oferecida pela fundação Zonta International é um esforço para aumentar o acesso das mulheres aos recursos necessários para trabalhar nesse mercado. Além disso, ela incentiva que cada vez elas ocupem mais cargos de liderança em igualdade de condições com os homens.

> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

As bolsistas que passaram pelo programa se tornaram astronautas, engenheiras espaciais, astrônomas, professoras, geólogas, empreendedoras, headers em empresas e secretárias da Força Aérea dos EUA.

>>> Bolsas de estudo para mulheres: conheça as principais oportunidades

Sobre o programa e as bolsas para mulheres na engenharia

O programa criado em 1938 é uma homenagem a Amelia Earhart, aviadora e defensora dos direitos das mulheres e primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico. A bolsa para mulheres na engenharia é concedida anualmente a cerca de 30 candidatas.

As bolsistas selecionadas recebem 10 mil dólares (cerca de R$ 40 mil) e não precisam estudar em um local determinado. Sendo assim, o valor pode ser utilizado para a realização de doutorado em qualquer universidade do mundo, desde que ofereça cursos de alguma forma relacionados ao campo da engenharia aeroespacial.

Desde o início do programa para mulheres na engenharia, mais de 1.600 candidatas de 73 países diferentes foram beneficiadas. Isso totaliza um investimento de mais de 10 milhões de dólares.

>>> Existe limite de idade para ganhar bolsa no Exterior

Requisitos para se candidatar ao Amelia Earhart Fellowship

O Amelia Earhart Fellowships é voltado a mulheres na engenharia de qualquer nacionalidade que estejam fazendo ou buscando um doutorado em uma área afim. As candidatas devem ter um histórico acadêmico de excelência em engenharia aeroespacial ou em alguma das ciências aplicadas a esse campo.

Além disso, é preciso estar inscrita em um doutorado/PhD em tempo integral e ter completado pelo menos um ano do curso. Da mesma forma, podem se candidatar também mulheres na engenharia que acabaram o mestrado no campo das ciências aeroespaciais aplicadas no momento da candidatura.

No entanto, as candidatas não podem ter previsão de conclusão do doutorado ou PhD antes de abril de 2023. Do mesmo modo, pesquisas de pós-doutorado não são elegíveis para a bolsa. Porém, uma das vantagens do programa é que as bolsistas pode aceitar benefícios ou auxílios de outras instituições para complementar a renda.

>> Confira outras oportunidades de bolsas na área da engenharia

Como se candidatar para o programa

As interessadas nas bolsas para mulheres na engenharia devem preencher a candidatura através do formulário online disponível no site. O prazo para apresentação da application se encerra no dia 15 de novembro.

Antes de mais nada, é importante saber o que a candidatura exige. Sendo assim, listamos abaixo tudo que é necessário providenciar:

  • Informações pessoais;
  • Planos para o estudo pretendido;
  • Histórico acadêmico;
  • Lista de universidade, faculdades ou instituições atendidas;
  • Lista de bolsas ou prêmios recebidos (se houver);
  • Lista de publicações (se houver);
  • Experiência profissional;
  • Ensaio sobre o objetivos acadêmicos e profissionais (a candidata deve descrever o projeto de pesquisa e as suas metas profissionais em até 500 palavras. É fundamental esclarecer como o se projeto está relacionado às ciências espaciais);
  • Três cartas de recomendação de professores universitários e do orientador da tese (pelo menos um deve descrever a qualidade do projeto de pesquisa e a aplicação direta à engenharia espacial).

Todos os documentos que não estiverem em inglês devem estar traduzidos. Além disso, anexos de documentos não solicitados não serão considerados (currículo, artigos, publicações, etc).

>> Saiba tudo sobre bolsas para mães e veja dicas para quem tem filhos

Sobre a seleção e a utilização da bolsa

O Comitê de Bolsas de Estudo da Fundação 7 é o responsável por analisar as solicitações em um primeiro momento. Posteriormente, as pré-selecionadas são recomendadas para o Conselho International de Zonta.

Todas as candidatas são avaliadas com base nos requisitos divulgados pelo programa. As selecionadas serão notificadas sobre o resultado do processo seletivo até o final de abril de 2022.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2021

A bolsa para mulheres na engenharia deve ser utilizada para pagamento de taxas universitárias, materiais de estudo e/ou despesas de estadia (acomodação, viagem e etc). O pagamento do valor está previsto para setembro/outubro de 2022.

Saiba tudo sobre o edital deste ano
Inscreva-se agora

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais