Bolsas de estudo para mulheres: conheça as principais oportunidades

bolsas de estudo para mulheres

Se você já deu uma “passeadinha” pelo buscador do Partiu Intercâmbio, deve ter percebido que temos publicadas várias bolsas de estudo para mulheres. Neste post reunimos todas essas oportunidades e falamos um pouco sobre cada uma delas. Já podemos adiantar que há benefícios e prêmios de diferentes tipos e de diversos níveis e público-alvo.

Essas iniciativas são muito importantes, pois mesmo com todas as mudanças que vêm acontecendo nos últimos tempos, muitas áreas de estudo e do mercado de trabalho ainda são dominadas por homens. Além disso, ainda há muito menos mulheres do que homens em cargos de liderança.

As bolsas de estudo para mulheres são uma parte do esforço para mudar esse cenário. Esses programas costumam ter o objetivo de abrir cada vez mais portas para elas, através de oportunidades de empoderamento e incentivo para estudo e/ou formação profissional.

Bolsas para mulheres em início de carreira

Para as interessadas em fazer a graduação nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) o programa Science Ambassador dá bolsas para graduação nos EUA.  O Science Ambassador cobre os gastos com anuidade em universidades americanas para meninas e mulheres que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio. Para poder concorrer à bolsa para graduação nos EUA só precisa ser do sexo feminino e querer fazer ou já estar fazendo uma graduação completa nos EUA em uma área que se encaixe área STEM.

Além de oportunidades para estudar em universidades no exterior, há também bolsas para eventos que visam empoderar mulheres. Um ótimo exemplo é o G(irls)20 Summit, que seleciona jovens entre 18 e 23 anos para um evento mundial anual de liderança. As selecionadas têm todos os custos cobertos e durante uma semana recebem treinamento em liderança, empreendedorismo social e mentoria de outras líderes do setor público e de negócios. Assim como na reunião do G20, as bolsistas participam como delegadas e contribuem debatendo sobre desafios que enfrentam em seus países.

Para se candidatar, além do requisito da idade, é preciso falar inglês e ser cidadã de um dos países membros do G20. A Raquel Helen Silva, já conhecida no Partiu Intercâmbio por conta deste vídeo com dicas ótimas para quem quer ser admitido em Universidades de ponta dos EUA, participou da edição de 2011 do G(irls)20 na França. Ela contou um pouquinho de como foi experiência de participar do evento:

“Me fez refletir sobre o porquê negociações internacionais demoram tanto. Porque o processo em si de chegar em uma agenda comum é complicado. Mas participar do evento me deu esperança porque pessoas comprometidas com igualdade de gênero fazem isso na vida real todos os dias”.

>>> Existe limite de idade para ganhar bolsa no Exterior

Bolsas para mães de família

Já falamos sobre intercâmbio de mães em um texto e até em um vídeo aqui no site. O Prêmio Viva o Seu Sonho (Live Your Dream Awards) é um deles, sendo voltado para mulheres que são chefes de família. O seu intuito é auxiliar as mães que precisam de recursos para melhorar a sua formação.

No total, o valor destinado às bolsas de estudo para mulheres é de 1,5 milhões de dólares em subsídios. Existem três tipos de benefícios: 3 mil, 5 mil ou 10 mil dólares. O auxílio pode ser utilizado para arcar com quaisquer custos relacionados à graduação ou aperfeiçoamento profissional em qualquer país.

O edital do Viva o Seu Sonho é lançado anualmente e, neste ano, as candidaturas poderão ser feitas entre 1º de agosto e 15 de novembro. A application é composta por um formulário de inscrição, além de carta de recomendação e carta de motivação.

>>> Saiba tudo sobre bolsas para mães e veja dicas para quem tem filhos

Bolsas de estudo para mulheres: MBAs

O Nestlé Scholarship for Women é outro programa de bolsas de estudo para mulheres que já divulgamos aqui. É uma oportunidade para MBA no International Institute for Management Development (IMD), uma escola de negócios na Suíça e em Singapura.

A bolsista ganha 25 mil francos suíços (cerca de 22 mil euros) para custear o curso. Entre os requisitos, está ser graduada, ter entre 25 e 35 anos e comprovar conhecimento em inglês e em outra língua.

Outra iniciativa semelhante é para cursar um MBA em Football Industries na Universidade de Liverpool. O curso focado na indústria do futebol desvenda os desafios do “business” esportivo.

A campanha #WhatIF do Women in Football procura estimular a presença de mulheres no futebol. As selecionadas ganham isenção na matrícula do MBA, que custa 23.500 libras esterlinas para estudantes internacionais.

>>> Veja todas as bolsas para MBA no exterior

Mestrado, doutorado e PhD em áreas específicas

O programa na área do futebol não é o único a ser bem específico. Há alguns outros programas que também buscam incluir mais mulheres em determinadas áreas.

É o caso do Helmut Veith Stipend, que oferece bolsas de estudo para mulheres da TI. Ele beneficia candidatas interessadas em um dos cursos de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Técnica de Viena (TU Wien).

Além de isenção de taxas, as selecionadas também recebem auxílio de 6 mil euros anuais. As candidatas devem ter graduação em computação ou matemática e saber inglês, língua dos cursos.

Finanças e exatas

O Women in Finance Scholarship é destinado a mulheres na área das finanças. Ele é oferecido pela FINCAD, uma empresa de softwares e análise financeira. A organização dá uma bolsa de 20 mil dólares para financiar pós, mestrado ou doutorado.

Quem escolhe o curso é a própria candidata. Ele deve ser focado especificamente no uso de derivativos nos mercados de capital e/ou de gestão de risco financeiro.

Já para a área das exatas, a Fundação Schlumberger tem um programa chamado Faculty for the Future. As bolsas são para cursos de PhD ou pós-doutorado são para mulheres provenientes de países em desenvolvimento.

O valor do benefício pode ser de até 50 mil dólares por ano. Ele será baseado nos gastos comprovados pelas bolsistas. Os estudos podem ser realizados em qualquer país diferente da nação de origem das estudantes.

>>> O que é o Ielts: prova de proficiência em inglês para estudar no Exterior

Pós-graduação: outras bolsas de mestrado, doutorado e pesquisa

A American Association of University Women (AAUW) é uma associação norte-americana com foco no empoderamento feminino. Ela dá suporte a mulheres não americanas que desejam fazer pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado nos Estados Unidos.

O programa exige proficiência em inglês. São privilegiadas candidatas comprometidas com a melhoria das condições de vida de mulheres através de atividades cívicas, comunitárias ou profissionais.

Também tem bolsas de estudo para mulheres interessadas em pesquisa e que já tenham mestrado. A Japanese Association of University Women premia candidatas de qualquer área do conhecimento para realizar uma investigação no Japão durante um período de 4 a 6 meses.

Para essa oportunidade também é necessário saber inglês e a candidatura deve ser enviada por correio. As interessadas precisam ter o aceite da instituição onde irão realizar a pesquisa. O benefício vai de 500 mil a um milhão de ienes ( cerca de 4500 a 9000 dólares) para pagamento das despesas e das passagens.

Como você já deve ter percebido, aqui no Partiu já tivemos a participação de várias mulheres inspiradoras que conseguiram entrar em programas e universidades super concorridos. Quem sabe agora não é a sua vez e talvez em breve você será inspiração de outras mulheres?

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.