TechGirls: bolsa de intercâmbio nos EUA para meninas cientistas




techgirls

TechGirls/Divulgação

Você é uma menina e sonha seguir carreira nas áreas de ciências e tecnologia? Então o TechGirls é para você! O edital está com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2022.

Bolsas nos EUA

O summer exchange do U.S. Department of State em parceria com a Virginia Tech University é voltado para o empoderamento de meninas das mais diversas partes do globo que queiram seguir carreira nas áreas de ciências e tecnologia.

Desde 2012, o TechGirls já treinou e orientou 343 adolescentes de 15 a 17 anos dos mais diversos países. A partir de 2022, o programa vai se expandir, disponibilizando 111 bolsas para jovens mulheres de 36 países – entre eles o Brasil.

 

>>> Confira outras oportunidades para quem está no Ensino Médio

Como funciona o programa TechGirls

As selecionadas fazem um intercâmbio de verão com duração de quatro semanas nos Estados Unidos e participam de um programa de mentoria de oito meses – incluindo o período pré e pós-viagem.

Durante os 27 dias nos EUA, as TechGirls participam de um acampamento interativo de tecnologia e computação e, em seguida, viajam para uma outra cidade para fazer job shadowing e vivenciar uma experiência prática em uma empresa de tecnologia. Entre as cidades de destino, estão Austin, Chicago, Cincinnati, Denver, Detroit, Portland e Seattle.

O programa tem o objetivo de ter efeito multiplicador, pois, depois do intercâmbio, as participantes voltam para o seu país de origem e conduzem projetos comunitários com cinco meses de mentoria.

>>> Bolsas para estudar na Áustria para mulheres na área de TI

O que a bolsa para intercâmbio nos EUA cobre

O programa TechGirls cobre os seguintes custos:

  • Taxa de visto;
  • Passagem aérea internacional de ida e volta;
  • Alojamento (em dormitório duplo);
  • Refeições durante o programa (café da manhã, almoço e jantar);
  • Transporte local para eventos do programa;
  • Eventos culturais organizados pela Legacy International;
  • Seguro saúde de emergência.

>> Mais bolsas para mulheres

 

Como se candidatar para o TechGirls

Além de ser de um dos países contemplados pelo edital, para ser elegível para o TechGirls, é preciso cumprir os demais requisitos de admissão:

  • Ter entre 15 e 17 anos (em 7 de julho de 2022);
  • Demonstrar habilidades avançadas e interesse em tecnologia, engenharia e/ou matemática;
  • Pretender seguir o ensino superior e/ou carreira na área da tecnologia;
  • Ter forte domínio da língua inglesa;
  • Mostrar maturidade, flexibilidade e mente aberta;
  • Frequentar pelo menos um semestre do colégio após o retorno para o país de origem;
  • Estar comprometida em concluir um projeto comunitário quando regressar do intercâmbio.

>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

 

De acordo com as informações do site, será dada preferência para meninas que tenham pouca ou nenhuma experiência anterior nos EUA. Além disso, não são elegíveis candidatas que tenham viajado para o país nos últimos três anos em qualquer outro programa de intercâmbio.

O TechGirls incentiva a participação de pessoas com experiências e habilidades diversas, incluindo pessoas com deficiência.

>> Associação oferece bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA

 

As inscrições são online e, como já mencionamos, devem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2022. Além de preencher um formulário de candidatura com informações pessoais, as candidatas deverão escrever alguns essays, carregar uma imagem e enviar uma assinatura dos pais.

As semifinalistas serão contatadas por email no início de março para a fase das entrevistas. O resultado final da seleção deve ser divulgado em abril.

Segundo o edital, o programa será presencial no verão de 2022 (lembrando que o verão nos EUA vai de junho a setembro), se a situação da pandemia de Covid-19 permitir. Caso não seja possível, será um intercâmbio virtual.

Saiba mais sobre o programa
Veja informações sobre os requisitos
Acesse o portal de inscrições

Todas as bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio