techgirls

TechGirls: bolsa de intercâmbio nos EUA com tudo pago para meninas cientistas

Você é uma menina e sonha seguir carreira nas áreas de ciências e tecnologia? Então o TechGirls é para você! O edital recebe inscrições de 16 de outubro a 8 de dezembro

O intercâmbio gratuito do U.S. Department of State em parceria com a Virginia Tech University é voltado para o empoderamento de meninas das mais diversas partes do globo que queiram seguir carreira nas áreas de ciências e tecnologia.

>>> Confira outras oportunidades para quem está no Ensino Médio

Como funciona o programa TechGirls 2024

As selecionadas fazem um intercâmbio de verão com duração de quatro semanas nos Estados Unidos e participam de um programa de mentoria de oito meses – incluindo o período pré e pós-viagem.

Durante os 27 dias nos EUA, as TechGirls participam de um acampamento interativo de tecnologia e computação e, em seguida, viajam para uma outra cidade para fazer job shadowing e vivenciar uma experiência prática em uma empresa de tecnologia. Entre as cidades de destino, estão Austin, Chicago, Cincinnati, Denver, Detroit, Portland e Seattle.

O programa tem o objetivo de ter efeito multiplicador, pois, depois do intercâmbio, as participantes voltam para o seu país de origem e conduzem projetos comunitários com cinco meses de mentoria.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

O que a bolsa para intercâmbio nos EUA do TechGirls cobre

O programa TechGirls cobre os seguintes custos:

  • Taxa de visto;
  • Passagem aérea internacional de ida e volta;
  • Alojamento (em dormitório duplo);
  • Refeições durante o programa (café da manhã, almoço e jantar);
  • Transporte local para eventos do programa;
  • Eventos culturais organizados pela Legacy International;
  • Seguro saúde de emergência.

>> Mais bolsas para mulheres

Como se candidatar para o TechGirls

Além de ser de um dos países contemplados pelo edital, para ser elegível para o TechGirls, é preciso cumprir os demais requisitos de admissão:

  • Ter entre 15 e 17 anos (nascidas entre 9 de julho de 2006 e 8 de julho de 2009);
  • Demonstrar habilidades avançadas e interesse em tecnologia, engenharia e/ou matemática;
  • Pretender seguir o ensino superior e/ou carreira na área da tecnologia;
  • Ter forte domínio da língua inglesa;
  • Mostrar maturidade, flexibilidade e mente aberta;
  • Frequentar pelo menos um semestre do colégio após o retorno para o país de origem;
  • Estar comprometida em concluir um projeto comunitário quando regressar do intercâmbio.

E ser de um dos países elegíveis para o programa:

  • África Subsaariana – Camarões, Quênia, Nigéria, Ruanda e África do Sul
  • Leste Asiático e Pacífico – Camboja, Fiji, Indonésia, Mongólia, Taiwan e Vietnã
  • Europa e Eurásia – Albânia, Chipre, Grécia, Kosovo, Montenegro e Turquia
  • Oriente Médio e Norte da África – Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Marrocos, Territórios Palestinos e Tunísia
  • Ásia do Sul e Central – Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão
  • Hemisfério Ocidental – Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Honduras e Suriname

>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Como o intercâmbio gratuito nos EUA em 2024 vai funcionar

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou planos são provisórios – sujeitos a ajustes pendentes de revisão das melhores práticas em evolução, incluindo as diretrizes da COVID-19.

13 de julho de 2024: Chegadas e orientação em Washington, D.C.

14 a 26 de julho de 2024: Treinamento em tecnologia e liderança na Virginia Tech, Blacksburg Virginia.

27 a 31 de julho de 2024: Experiências de imersão na comunidade e Job Shadow em uma das seguintes cidades (Austin, Chicago, Cincinnati, Denver, Detroit e Seattle).

1 a 4 de agosto de 2024: Washington D.C.- Visitas à NASA, Capitol Hill e eventos culminantes.

5 de agosto de 2024: Partida de Washington, D.C.

A equipe TechGirls está ciente de que, para alguns países, pode haver conflitos de calendário acadêmico com o cronograma do programa TechGirls de verão. A equipe do programa, o Departamento de Estado e as Embaixadas dos EUA estão comprometidos em fornecer suporte na coordenação com os funcionários da escola para permitir a participação e incentivamos as meninas de todos os países elegíveis a se inscreverem.

A seleção da bolsa de intercâmbio gratuito para meninas

De acordo com as informações do site, será dada preferência para meninas que tenham pouca ou nenhuma experiência anterior nos EUA. Além disso, não são elegíveis candidatas que tenham viajado para o país nos últimos três anos em qualquer outro programa de intercâmbio.

O TechGirls incentiva a participação de pessoas com experiências e habilidades diversas, incluindo pessoas com deficiência.

>> Associação oferece bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA

As inscrições são online e, como já mencionamos, devem ser feitas até o dia 8 de dezembro 2023. Além de preencher um formulário de candidatura com informações pessoais, as candidatas deverão escrever alguns essays, carregar uma imagem e enviar uma assinatura dos pais.

As semifinalistas serão contatadas por email no início de março para a fase das entrevistas. O resultado final da seleção deve ser divulgado em abril.

Segundo o edital, o programa será presencial no verão de 2024 (lembrando que o verão nos EUA vai de junho a setembro), se a situação da pandemia de Covid-19 permitir. Caso não seja possível, será um intercâmbio virtual.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o programa
Veja informações sobre os requisitos
Acesse o portal de inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais