Bolsas para estudar na Áustria para mulheres na área de TI

estudar na Áustria mulheres na TI Helmut Veith

Atenção mulheres da TI: esta oportunidade é para vocês! O Helmut Veith Stipend é um programa de bolsas de mestrado voltado para mulheres que desejam estudar na Áustria.

Bolsas na Áustria

É verdade que hoje, mais do que nunca, se vê mulheres atuando em todas as áreas. Infelizmente, porém, há algumas ainda majoritariamente dominadas por homens. No entanto, também é fato que existem mulheres se destacando nos mais diversos campos de estudo – inclusive em tecnologia da informação.

Quem procura uma chance para fazer mestrado na Europa em Ciência da Computação pode se candidatar ao Helmut Veith Stipend. O programa é uma oportunidade para estudar na Áustria.

Ele beneficia mulheres que tenham interesse em seguir um dos cursos em Ciência da Computação da TU Wien ministrados em inglês. As áreas contempladas são: lógica em ciência da computação; métodos formais e verificação; segurança computacional; algoritmos e teoria da complexidade; banco de dados e representação de conhecimento; inteligência artificial e engenharia de software. A TU Wien é a Universidade Técnica de Viena, uma das maiores instituições de ensino superior da capital austríaca.

>>> Veja mais bolsas na área da computação

Sobre o Helmut Veith Stipend e as bolsas

O Helmut Veith Stipend é um programa dedicado à memória de um estudioso que trabalhou nos campos da lógica em ciência da computação, engenharia de software e segurança de computadores. A bolsa foi criada, pois Helmut Veith foi um forte defensor e mentor de mulheres na área de TI. Ele morreu tragicamente em 2016 e por isso ganhou um programa em sua homenagem.

O programa tem o apoio do TU Wien, do Instituto Wolfgang Pauli e de doadores que foram amigos e colegas do professor Veith. A bolsa para estudar na Áustria inclui um auxílio de 6 mil euros anuais e isenção de taxas universitárias. A duração é de até dois anos.

>>> O que é o Ielts: prova de proficiência em inglês para estudar no Exterior

Requisitos e condições do programa na Áustria

As bolsas para estudar na Áustria serão concedidas a mulheres que tenham sido admitidas incondicionalmente em um mestrado na área de TI na TU Wien. As candidatas devem ter graduação em ciência da computação ou matemática. Além de interesse em uma das áreas que citamos acima, as mulheres que desejam estudar na Áustria precisam ter conhecimento de inglês.

Depois de selecionadas, as bolsistas deverão se empenhar em demonstrar progresso durante os estudos. Elas precisam obter pelo menos 25 créditos ECTS do currículo do curso. Além disso, também precisam atingir uma média de 1,5 no mestrado.

As selecionadas devem residir na Áustria. Períodos de interrupções temporárias, como estágios ou estadias de pesquisa, estarão sujeitas à aprovação.

>>> Bolsas para mães estudarem no Exterior

Como se candidatar para estudar na Áustria com bolsa

A solicitação para ganhar a bolsa do Helmut Veith Stipend deve ser feita separadamente da candidatura ao curso de interesse. O prazo para inscrição no programa se encerra no dia 30 de novembro.

As interessadas em estudar na Áustria com essa bolsa devem apresentar a seguinte documentação:

  • Carta de apresentação (descrevendo o tipo de financiamento solicitado e outros aspectos que considerar relevante);
  • Currículo;
  • Carta de motivação (dizendo as razões de interesse no mestrado, por que a bolsa é necessária e de quais grupos estaria interessada em participar durante o curso);
  • Histórico acadêmico;
  • Diplomas e certificados universitários;
  • Duas referências (para cartas de recomendação);
  • Certificado de inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Cópia do passaporte.

Os documentos que não estiverem em inglês ou alemão precisam estar acompanhados de tradução juramentada. Tudo isso deve ser enviado em um único documento PDF por email para ta.sc-cigol@retsam.

Saiba tudo sobre o programa
Conheça os cursos da TU Wien
Veja informações sobre a admissão na universidade

Bolsas de estudo abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter.  Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer estudar no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria para estudar no Exterior ajudando com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.