EPOG: Bolsa para mestrado em economia na Europa - Partiu Intercâmbio

mestrado em economia na europa partiu intercambio erasmus

Mais uma oportunidade de fazer mestrado na Europa em, pelo menos, dois países diferentes pelo programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees! O mestrado em economia na Europa com foco em políticas econômicas  (EPOG) recebe inscrições até 28 de fevereiro.

Bolsas Erasmus

O Mestrado em economia na Europa (Economic Policies in the age of Globalisation – EPOG) visa repensar competências da macroeconomia, inovação e desenvolvimento econômico através das lentes da transição ecológica necessária para que possamos viver em economias com baixas emissões de carbono.

>>> Bolsa Erasmus Mundus para mestrado em políticas públicas na Europa

O mestrado em economia na Europa

O mestrado Economic Policies in the age of Globalisation é resultado de uma parceria entre diferentes universidades:

Todos os alunos devem estudar em pelo menos duas universidades, de acordo com as regras gerais de mobilidade do programa.

Os estudantes podem optar por seguir uma das duas áreas: opção I: Macroeconomia Internacional, Regulação Financeira e Sustentabilidade ou opção II: Desenvolvimento e Sustentabilidade: Políticas, Estado e Corporação. Em cada uma das duas opções há a possibilidade de escolher três opções de tipo de curso focando em áreas diferentes dentro destas grande áreas da economia.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Candidatura ao mestrado em economia na Europa

Para concorrer às vagas mestrado em direito e economia do Erasmus+, é preciso ter graduação em economia. Os candidatos também precisam comprovar que tem conhecimento da língua inglesa – idioma oficial do curso e ter proficiência nos outros idiomas conta pontos mas não é obrigatório.

>>> Onde brasileiro paga pouco para estudar

A seleção é baseada em quatro critérios: qualidade da carreira universitária (35%); qualidade da carta de motivação e recomendação (20%); afinidade dos estudos anteriores (15%) e proficiência em inglês e outros idiomas do curso (30%).

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online e enviar a documentação abaixo:

Em caso de dúvidas entre em contato pelo email contact@epog.eu.

>>> Medo de escrever trabalho de conclusão em outro idioma?

O mestrado em economia na Europa vale a pena?

Em fevereiro de 2018, conversamos com a Luisa Guerra, 25 anos, ela é formada em Economia na UFRJ e é bolsista do programa EPOG. O mestrado da Luisa foca em Macroeconomia e Desenvolvimento. O primeiro semestre foi em Berlim, na Hochschule fur Wirtschaft und Recht Berlin, o segundo semestre foi em Joanesburgo, na Wits University, o terceiro semestre na Université Paris 13 (que é a universidade sede do programa). Atualmente ela está em Paris onde vai fazer a dissertação do mestrado. Para saber mais do curso, é só dar play no vídeo abaixo.

Quanto custa o mestrado em Economia na Europa?

O curso de mestrado em economia na Europa tinha aquelas bolsas generosas do programa Erasmus Mundus até 2018. Em 2019 eles não possuem bolsas, mas afirmam no site que há possibilidade de bolsas Erasmus+ para poucos candidatos que estejam matriculados no curso. Os valores ou a quantidade de bolsas Erasmus+ não foram divulgadas. No entanto, este curso oferece uma vantagem em comparação com outros cursos Erasmus Mundus de mestrado: o mestrado em economia na Europa do EPOG tem taxas bem menores que os outros mestrados do programa. A maioria dos cursos Erasmus Mundus tem preços por volta dos 10 mil euros só de tuition fees. No caso do EPOG, as taxas anuais variam de acordo com o país escolhido por você. Como eles mostram nesta tabela, se você optar por países como Alemanha, França, Itália ou África do Sul para o seu curso, as taxas anuais podem variar de 607,78 a 2770 euros.

Além disso, no site do programa, eles afirmam que alunos matriculados na França para o primeiro ano não pagam as taxas de matrícula. Entramos em contato com a direção do curso para saber se isso ainda é válido mesmo com as mudanças nas taxas universitárias da França para estudantes sem passaporte europeu, mas ainda não tivemos resposta. Assim que tivermos novidades, avisamos aqui.

Saiba tudo sobre o curso
Leia sobre os preços
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Confira outras oportunidades na área do direito
>>> DAAD tem bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “EPOG: mestrado em economia na Europa do programa Erasmus”

  1. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    Ótimas dicas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.