bolsas para mulhers na ciência

British Council Women in STEM: dá bolsas de mestrado para mulheres na ciência no Reino Unido

O British Council dá bolsas de estudo para mulheres latino-americanas formadas em disciplinas da Ciência, Tecnologia, Matemática, Engenharia, Saúde e outras áreas relevantes no programa British Council Women in STEM 2024. As selecionadas farão mestrado nas melhores universidades do Reino Unido com todas as despesas pagas.

De acordo com os dados da UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores dessa área no mundo todo são mulheres. Portanto, o programa tem o objetivo de ampliar o acesso e as oportunidades para elas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática, saúde e outras.


>> Veja outras bolsas na área das ciências exatas

Como funciona o British Council Women in STEM:

O programa de bolsas do British Council para mulheres na ciência tem parceria com diversas instituições de ensino superior britânicas. Ele apoia mulheres que tenham necessidade de auxílio financeiro e que desejam inspirar as meninas das futuras gerações a seguir carreira científica.

A lista de cursos contemplados pelas bolsas de estudo são geralmente em áreas como:

Importante ressaltar o geralmente porque todos os anos o edital específico de cada país sofre alterações em termos das áreas prioritárias, universidades parceiras e cursos elegíveis.

Em anos anteriores, o edital com foco no Brasil possuia diversos cursos com foco em meio ambiente e saúde. O maior foco do British Council Women in STEM de 2024 ficou em áreas como engenharia, tecnologia e matemática.

> Bolsas de estudo para mulheres: conheça as principais

Universidades do British Council Women in STEM 2024

Em 2024/2025, o programa de bolsas para mulheres na ciência do British Council Women in STEM oferece bolsas para brasileiras e latino-americanas nas seguintes universidades e cursos:

University of Birmingham

Para as candidatas brasileiras interessadas na bolsa British Council Women Stem na University of Birmingham, que fica em Birmingham, na Inglaterra, os cursos de mestrado disponíveis são:

  • MSc Health Economics and Health Policy
  • MSC Microbiology and Infection

A University of Birmingham tem um total de duas bolsas disponívels para brasileiras no programa Women in STEM do British Council. A data limite para mandar sua candidatura para a universidade é 30 de abril de 2024.

Aston University

Para as candidatas brasileiras interessadas na bolsa British Council Women Stem na Aston University, que fica em Birmingham, na Inglaterra, os cursos de mestrado disponíveis são:

  • MSc Mechanical Engineering
  • MSc Future Vehicle Technologies
  • MSc Robotics and Autonomous Systems
  • MSc Smart Manufacturing.

A Aston University tem um total de cinco bolsas disponívels para brasileiras no programa Women in STEM do British Council. A data limite para mandar sua candidatura para a universidade é 30 de abril de 2024.

University of Essex 

Para as candidatas brasileiras interessadas na bolsa British Council Women Stem na University of Essex, que fica em Colchester, na Inglaterra, os cursos de mestrado disponíveis são:

  • MSc in Data Science and its Applications
  • MSc Artificial Intelligence and its applications
  • MSc Applied Data Science
  • MSc Data Science
  • MSc Artificial Intelligence
  •  MSc Big Data and Text Analytics
  • MSc Optimisation and Data Analytics
  • MSc Advanced Computer Science
  • MSc Financial Technology
  • MSc Computer Engineering
  • MSc Computer Networks and Security
  • MSc Electronic Engineering
  •  MSc 5G and Emerging Communications Systems
  •  MSc Intelligent Systems and Robotics.

A universidade tem um total de cinco bolsas disponíveis para candidatas do Brasil. O prazo de candidatura na bolsa British Council Women in STEM na University of Essex é até 30 de abril de 2024. Candidatas selecionadas serão contatadas até 30 de junho de 2024.

As candidaturas precisa ser feitas diretamente nas duas universidades participantes. São válidas para a chamada de 2024/2025 apenas os cursos e as universidades listadas acima.

Requisitos do British Council Women in STEM 2024

Entre os requisitos para participar do programa de bolsas de estudo British Council para mulheres estão:

  • Ser cidadã de países elegíveis (Brasil está na lista);
  • Estar disponível para fazer um curso de tempo integral a partir de setembro de 2024;
  • Demonstrar necessidade de apoio financeiro;
  • Ter diploma de graduação que permita acesso ao mestrado;
  • Saber inglês suficiente para ser aceita em um curso de mestrado no Reino Unido
  • Ser ativa no campo e ter experiência ou interesse comprovado em sua área de estudo;
  • Ser apaixonada pelo que estuda e estar disposta a se engajar como ex-bolsista do British Council
  • Não ter estudado anteriormente em nível de graduação ou pós-graduação no Reino Unido
  • Não ter vivido recentemente no Reino Unido
  • Retornem ao seu país de cidadania (no caso, o Brasil) por um mínimo de dois anos após o término da bolsa.

As bolsas Women in STEM do British Council

As bolsas para mulheres na ciência incluem taxas universitárias, subsídio mensal de 1347 libras por mês, auxílio para despesas de viagem, visto e seguro saúde.

O programa também oferece suporte em relação ao inglês com reembolso da taxa do IELTS caso a candidata não possua um teste válido.

British Council Women STEM: e o benefício para mães?

Até 2023, o programa oferecia também apoio especial para mães. No edital 2024/2025, notamos que não há nenhuma menção quanto a esse benefício importantíssimo para aumentar numero e dar suporte a mulheres nas ciências exatas.

Entramos em contato com o British Council no Brasil para entender se esse benefício foi cortado das bolsas British Council Women in STEM e a resposta foi essa que publicamos no nosso perfil no instagram:

Segundo o British Council, a retirada do benefício é uma resposta às novas leis de visto de estudante no Reino Unido que agora não concedem permissão de residência para familiares de estudantes. Você pode ler mais sobre essas mudanças no visto de estudante no Reino Unido, que vão afetar não apenas bolsistas do programa British Council Women in STEM, mas também bolsistas de programas como o Chevening e também todos estudantes que vão para o Reino Unido por conta própria

>> Saiba tudo sobre bolsas para mães e veja dicas para quem tem filhos

Como se candidatar às bolsas do British Council para mulheres

As inscrições nas bolsas para mulheres na ciência devem ser feitas diretamente junto às universidades participantes. Portanto, o procedimento para aplicar vai depender da instituição.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito

Além disso, as candidaturas começaram em fevereiro e o deadline varia conforme a universidade. Isso significa que existem diferentes prazos dentro do período que vai de até 30 de abril dependendo da universidade que a candidata escolher.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba todos os detalhes do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais