visto de estudante Reino Unido

Visto de estudante Reino Unido: novas regras entraram em vigor em janeiro de 2024

Após o governo do Reino Unido anunciar em meados de 2023 que estudava barrar visto para familiares de alunos internacionais, de fato, no dia 1º de janeiro entraram em vigor as novas regras para o visto de estudante no Reino Unido.

Com o intuito de reduzir o número de vistos de estudos emitidos, as mudanças seguiram mesmo o que havia sido inicialmente proposto e restringem as permissões para dependentes de estudantes residirem no Reino Unido. Além disso, ainda impedem que estudantes permaneçam para ingressar no mercado de trabalho.

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio no exterior em 2024

Visto de estudante no Reino Unido: as novas regras

Com as novas determinações, em geral, quem vai estudar no Reino Unido não poderá mais ser acompanhado por familiares, pois estes não têm direito a visto. A exceção para essa regra são estudantes de cursos de pós-graduação considerados programas de pesquisa, PhD ou doutorado.

Outra novidade bem desanimadora é que não é mais permitido mudar de um visto de estudante no Reino Unido para um visto de trabalho antes da conclusão dos estudos. Isso inviabiliza os planos de quem deseja permanecer trabalhando no UK após terminar o seu curso universitário.

Como as novas regras do visto de estudante no Reino Unido afetam brasileiros?

Um dos primeiros efeitos da mudança nas regras de visto de estudante no Reino Unido já pode ser sentido diretamente por brasileiras interessadas em estudar no país. Em janeiro de 2024, o British Council divulgou seu edital de bolsas para mulheres na ciência, uma das poucas bolsas que oferecia auxílio extra para que mães pudessem ir estudar no exterior com dependentes, e o edital veio sem a garantia de auxílio para dependentes.

Entramos em contato com o British Council via instagram para saber se o benefício seria realmente retirado e a resposta vocês podem ver abaixo no post que fizemos no instagram do Partiu Intercâmbio.

As novas regras também siginificam que os bolsistas brasileiros do programa Chevening não poderão levar dependentes para o Reino Unido de forma legal. Familiares ainda podem ir para o país como turistas, mas não poderão tirar o visto de dependente. Isso acontece porque o programa Chevening cobre bolsas apenas para taught masters.

>> Guia do mestrado no Reino Unido

Visto de trabalho e ingresso de dependentes

No pacote de novas regras de imigração do Reino Unido, além das mudanças em relação ao visto de estudante no Reino Unido, também estão alterações referentes à obtenção de visto de trabalho e ingresso de dependentes.

A principal mudança diz respeito ao aumento do salário mínimo exigido tanto para se obter um visto de trabalho quanto para trazer um dependente do exterior para Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

O valor passa de £ 26.200 anuais para £ 38.700 anuais – mais de R$ 240 mil (no câmbio de fevereiro de 2024). É uma cifra super elevada se considerarmos que, de acordo com dados do Office for National Statistics (ONS) – tipo um IBGE do Reino Unido – o salário anual bruto no UK era de £ 34.963 em abril de 2023.

As determinações em relação a esse aumento na renda mínima para obtenção do visto entram em vigor a partir de março de 2024. Em relação ao visto de trabalho, o salário não se aplica a alguns empregos específicos de setores que são considerados carentes de mão de obra – saúde, educação, engenharia civil, design gráfico, construção civil, arquitetura e veterinária.

No entanto, apesar de poderem ir trabalhar no Reino Unido sem uma renda tão alta, ainda assim, se desejarem levar os familiares para o Reino Unido, esses trabalhadores precisarão, de qualquer forma, ter uma renda mínima conforme as novas exigências do governo.

>>> Bolsas Erasmus para estudar na Europa

Mudanças visam frear a imigração no Reino Unido

Todas essas novas regras em relação ao visto de estudante no Reino Unido e ao novo salário mínimo exigido para o visto de trabalho e para trazer dependentes fazem parte de um pacote de medidas do Ministério do Interior que visa frear a imigração.

Segundo dados do governo, juntas, as novas regras conterão cerca de 300 mil pessoas que migrariam para o Reino Unido caso as mudanças não tivessem sido determinadas.

No que diz respeito aos estudantes, espera-se que o pacote também tenha um impacto significativo no saldo migratório. Cerca de 153 mil vistos desse tipo foram concedidos no ano acadêmico que se encerrou em setembro de 2023.

Ainda, também fazem parte do conjunto de medidas, o aumento da sobretaxa anual de saúde para imigrantes, que passa de  £624 para £ 1.035. Essa taxa, conhecida como Health Surcharge está coberta em bolsas como British Council e Women in Stem, mas bolsas das universidades e bolsas Erasmus Mundus, em geral não cobrem este valor para que estudantes tenham acesso ao sistema público de saúde britânico, a NHS.

>>> Bolsas para estudar em Londres com tudo pago (ou quase)

Sobre o visto de estudante no Reino Unido

Para solicitar um visto de estudante no Reino Unido, é preciso ter 16 anos ou mais e cumprir alguns requisitos:

  • Receber uma oferta incondicional de vaga em um curso por um sponsor estudantil licenciado para tal;
  • Ter recursos financeiros suficientes para se manter e pagar pelo curso (£ 1.334 por mês por até 9 meses para cursos em Londres e £ 1.023 por mês por até 9 meses para cursos fora de Londres;
  • Saber inglês (falar, ler, escrever e compreender);
  • Ter o consentimento dos pais se tiver 16 ou 17 anos.

Se estiver fora do Reino Unido, o prazo máximo para solicitar um visto é de seis meses antes de iniciar o curso. Via de regra, a decisão em relação à concessão ou não é anunciada em três semanas.

Visto de estudante no Reino Unido não permite familiares e/ou dependentes?

Em relação aos familiares, como mencionamos aqui, em geral, os dependentes dos estudantes não têm mais direito à visto, a menos que você esteja em um:

  • PhD ou outro doutorado (RQF level 8);
  • “research-based higher degree”, o que não inclui taught masters.

Se for o seu caso, de qualquer forma, será preciso que o seu companheiro ou companheira e filho(s) ou filha(s) também comprovem uma certa quantia de dinheiro disponível – um acréscimo aos recursos que você deve ter para se sustentar, sendo £ 845 por mês (por até 9 meses) para cursos em Londres e £ 680 por mês (por até 9 meses) para cursos fora de Londres.

Para saber mais detalhes sobre o visto de estudante no Reino Unido, é preciso acessar as informações oficiais do governo.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais