visto-familiares-estudantes-Reino-Unido

Governo estuda barrar visto para familiares de alunos internacionais no Reino Unido

O visto para familiares de estudantes que vão fazer mestrado no Reino Unido pode ser barrado em breve. Uma matéria publicada recentemente no Financial Times revelou que os ministros britânicos estão se articulando para impedir que dependentes acompanhem alunos internacionais no país.

A motivação para barrar o visto de dependentes de estudantes internacionais no país estaria relacionada com os níveis recordes de migração atingidos nos últimos anos, especialmente em 2022 – em desacordo com a promessa dos conservadores nas eleições de 2019 de que esses números cairiam.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023

Migração recorde

De acordo com a reportagem, entre junho de 2021 e junho de 2022, esses índices alcançaram 504 mil pessoas. Além disso, somente em 2022, podem chegar a 700 mil e quase todo o aumento seria de imigrantes provenientes de fora da União Europeia.

Por essa razão, os ministros britânicos estariam concluindo um projeto para mitigar um dos fatores que estariam relacionados ao recente crescimento: o número de dependentes que vão para o UK com alunos de mestrado – provenientes sobretudo da Índia e da Nigéria, conforme cita a matéria.

>> Guia do mestrado no Reino Unido

Projeto quer barrar visto para familiares de estudantes no Reino Unido

A nova regra, que está sendo elaborada pelo Departamento de Educação juntamente com o Ministério do Interior e o Tesouro, barra o visto para familiares de estudantes de mestrado em cursos de um ano no Reino Unido.

De acordo com uma das fontes citadas na matéria e não identificada, uma vez que esses cursos duram apenas nove meses (que é o período do ano letivo), o projeto não teria um grande efeito na capacidade do país de atrair talentos globais.

No entanto, fontes do governo afirmam que a secretária da educação Gillian Keegan, apesar de concordar com o plano, defende que os alunos de mestrado possam levar os seus familiares para o Reino Unido, caso permaneçam no país a trabalho após os estudos.

Nesse sentido, a diretora-executiva da Universities UK, um órgão que representa o setor, relatou que as universidades britânicas estão focadas em proteger o direito dos estudantes internacionais de trabalhar no Reino Unido após concluírem a pós-graduação.

Futuro incerto para estudantes no Reino Unido

As reais mudanças em relação ao visto para familiares de estudantes no Reino Unido que o projeto trará para quem planejava fazer mestrado no país acompanhado pela família, assim como os seus impactos para o país, ainda são desconhecidos.

O que sabemos é que não há dúvidas de que o Reino Unido também se beneficia com os milhares de alunos internacionais que fazem pós-graduação no UK. Agora, será que uma medida desse tipo realmente contribuirá de forma significativa para a desejada queda nos índices de imigrantes no país?

De acordo com o Escritório de Responsabilidade Orçamentária, espera-se que esse número se estabeleça em cerca de 245 mil por ano.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais