Governo dá bolsas de mestrado e doutorado na França

bolsas de mestrado e doutorado na frança

O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsas de Excelência Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa é destinado para estudantes de nacionalidade estrangeira (que não tenham segunda nacionalidade francesa).

Bolsas na França

Quem pode se candidatar para as bolsas de mestrado e doutorado na França

As bolsas contemplam especificamente as seguintes áreas de estudo:

  • Engenharia para o nível Master; e ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação);
  • Economia e gestão;
  • Direito;
  • Ciências políticas

>>> Como é fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

Além disso, o programa estipula uma idade máxima para os candidatos: para o mestrado é preciso ter no máximo 30 anos na avaliação do dossiê (março de 2019). Para o doutorado, é preciso até 35 anos na mesma data.

O programa não estabelece obrigação de proficiência em francês ou inglês, pois o nível exigido fica a critério da pré-seleção da universidade. A necessidade de proficiência em francês depende das exigências do curso que o candidato pretende seguir. Se o curso for ministrado em inglês, a universidade poderá pedir um comprovante de proficiência em inglês, por exemplo.

>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Como são as bolsas de mestrado e doutorado na França

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.400 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.

Em relação à duração, a bolsa pode durar até 36 meses para os estudantes de mestrado, e no máximo 10 meses para os doutorandos.

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Candidatura e seleção do programa Eiffel

As candidaturas para o programa de bolsas para mestrado e doutorado na França devem ser apresentadas pelas universidades. Por isso, os estudantes interessados em se candidatar devem manifestar o seu interesse na bolsa ao apresentar a sua candidatura às instituições francesas. Essas terão até o dia 11 de janeiro para encaminhar as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris. O edital aconselha os interessados a entrarem em contato com a universidade de interesse o quanto antes.

>> Veja todas as bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado na Europa

O Eiffel Excellence Scholarship Programme é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França que dá bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa tem o objetivo de estimular a matrícula de estudantes estrangeiros com excelente desempenho acadêmico nos cursos de mestrado e PhD das instituições de ensino superior do país. Com isso, o programa pretende formar futuros líderes estrangeiros dos setores públicos e privados em áreas prioritárias de estudo e encorajar candidatos de países emergentes. O resultado da seleção será divulgado em março no site

Leia o edital das bolsas

Saiba como funciona o programa

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Programa do governo dá bolsas de mestrado e doutorado na França”

  1. Matheus Hoffmann Lisboa disse:

    Essa informação está correta? A bolsa de doutorado dura apenas 10 meses?

  2. Bambe Candé disse:

    Quero me candidatar

  3. Daiane Dias Curvello disse:

    Bem legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *