quanto custa estudar na frança franca cobra de brasileiros partiu intercambio precos 2019

Quanto custa estudar na França?

quanto custa estudar na frança franca cobra de brasileiros partiu intercambio precos 2019

Se você está se perguntando quanto custa estudar na França, fique atento! Em um post antigo aqui do Partiu Intercâmbio, incluímos a França na lista dos países onde brasileiros estudam pagando pouco e, no relato da Lara, brasileira que faz mestrado na França, ela contava que pagava pouco para estudar na França. No entanto, mudanças foram anunciadas em dezembro de 2018 pelo governo francês e agora estudantes brasileiros pagam taxas bem mais altas que estudantes com passaporte Europeu. Ou seja a realidade é outra 🙁

Bolsas na França

Quanto custa estudar na França para brasileiros?

Assim como a Finlândia e o estado de Baden-Würtenberg, na Alemanha, o governo francês agora também diferencia estudantes europeus e estudantes internacionais. Sim, em dezembro de 2018, o primeiro-ministro Édouard Philippe, anunciou a medida que prevê taxas escolares bem mais altas para estudantes não-europeus a partir de 2019.  Quanto custa estudar na França a partir de 2019?

  • 2.770 euros por ano na graduação (Licence)
  • 3.770 euros por ano no mestrado
  • 3.770 euros por ano no Doutorado

Esses são os valores aprovados para cursos em instituições públicas. Segundo informações do Campus France, o custo total de um estudante francês ou estrangeiro para o governo do país é de 14.000 euros por ano. O que faz com que as taxas em si não sejam abusivas e nem tornem o país o mais caro do mundo para estudar. Ainda assim, para quem tá economizando para estudar no Exterior faz uma diferença ENORME ter que pagar 3770 euros por ano no lugar de 300 como era anteriormente. Além disso, quando a mesma coisa aconteceu na Finlândia e em Baden-Würtemberg, na Alemanha, o anuncio das cobranças foi feito dum jeito que quem tava se preparando pra iniciar os estudos por lá no próximo ano ainda conseguia fugir das taxas.

No caso da França, quem tava se preparando para fazer a candidatura via Campus France pra começar o ano letivo em 2019 já não tem mais como fugir das novas taxas e pode ser muita gente acabe tendo que adiar ou até mesmo cancelar os planos de estudar no país diante desta triste novidade.

>>> Estudar na Alemanha é de graça

Quais são as instituições públicas da França incluídas na nova cobrança?

Todas as instituições públicas financiadas pelo governo podem começar cobrar essas novas taxas de estudantes brasileiros e de outros países. Entre as instituições estão todas as Universidades públicas (universités), todas as comue compostas por universidades públicas e outras instituições, o Institut National Polytechnique de Toulouse, as écoles centrales,  os instituts nationaux des sciences appliquées (INSA), as universités de technologie, as écoles normales supérieures (ENS), instituições e escolas de engenharia exteriores às universidades, o Collège de France, o Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam), o Institut National de Langues et de Civilisations Orientales (Inalco) e a École des Hautes Études en Sciences Sociale além de públicos de pesquisa.

Os novos preços valem pra quem já estuda na França?

Não. Estudantes estrangeiros que já tenham começado seus estudos na França (seja na graduação, mestrado ou doutorado) não serão afetados. No caso de quem terminou a graduação (pagando as taxas antigas) e aplicou para o mestrado para começar em 2019, os novo preços das universidades da França já passam a valer.

>>> Programa Chevening para estudar de graça no Reino Unido

Quanto custa estudar na França para quem tem passaporte europeu?

Para quem tem passaporte europeu, estudar na França continua sendo barato. Fazer graduação na França em uma Universidade Pública custa de 170 a 300 euros por ano. Já os mestrados custam em torno de 243 a 400 euros por ano. O valor muda um pouco quando estamos falando de escolas de Engenharia que pode custar cerca de 600 euros por ano. No caso das escolas de arquitetura o valor pode ser de 400 a 900 euros por ano. Já nas escolas privadas o custo para estudar na França é mais salgado mesmo e vai de 5.000 a 12.000 euros por ano. Os cursos de doutorado na França custam por volta de 380 euros por ano. No site do governo francês, vocês encontram os valores atualizados para cada uma das instituições de ensino públicas do país.

Quanto custa viver na França?

É importante saber que para conseguir o visto de estudante na França você precisa comprovar que possui 615 euros para cada mês que você vai passar estudando no país. Para quem vai estudar em cidades maiores como Paris, esse valor pode ser bem baixo porque só os aluguéis em Paris são extreamente caros. Estudantes brasileiros na França podem trabalhar meio período, mas conseguir trabalho depende bastante do seu nível de francês e também das oportunidades disponíveis na cidade onde você vai estudar. Na França, os estudantes possuem uma série de benefícios e descontos, como alimentação barata no restaurante universitário (3,25 euros, segundo o Campus France), descontos nos transportes e também para praticar esportes.

E tem bolsa para estudar na França?

Tem bolsa para estudar na França, sim. Aqui no Partiu Intercâmbio, eu fiz um guiazinho sobre como ganhar bolsa para estudar na França. No entanto, sendo bem sincera com vocês, a França nunca foi dos países que mais oferecem bolsas de estudos para brasileiros (é só olhar no buscador do Partiu hehe) e gente espera que com esses novos custos para estudar na França novas oportunidades surjam.

A gente espera que essas notícias não peguem ninguém de surpresa e comentem aí embaixo!

Ver todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais