dúvidas application chevening

Bolsa Chevening de mestrado no Reino Unido: respostas para dúvidas sobre o application

Dúvidas sobre o application da bolsa Chevening, para ganhar bolsa para fazer mestrado com TUDO pago no Reino Unido não param de chegar. Este programa de bolsas cobre todas as despesas de quem quer estudar no Reino Unido em qualquer curso de mestrado (sim, qualquer área MESMO). O programa abre inscrições todos os anos no segundo semestre. Como o processo de application Chevening é suuuuper longo muita gente fica cheia de dúvidas. Pra resolver isso, respondi tudo que vocês me perguntaram neste vídeo. Confere:

Chevening: application

O processo de application para a bolsa Chevening pode ser dividido em três fases: a inscrição para a bolsa Chevening no site, entrevista e o resultado. Em geral, as inscrições para a bolsa no site vão até o início novembro. As dúvidas que vamos responder aqui são sobre o application e as fases da bolsa Chevening. A parte de inscrição para as universidades no Reino Unido precisa ser feita separadamente do processo de inscrição para a bolsa de estudos.

> Guia do mestrado no Reino Unido: tudo sobre bolsas, visto e cursos.

O que a bolsa Chevening cobre

Essa bolsa é apenas maravilinda porque cobre as taxas do mestrado (para MBA cobre taxas de até 18 mil libras), uma bolsa mensal pra você viver, custos da viagem de ida e volta, uma quantia na chegada ao Reino Unido para ajudar com custos iniciais, subsídio de retorno, taxas do visto e uma bolsa de viagem para participar dos eventos Chevening pelo Reino Unido. Ou seja: tudo que você precisa para estudar sem se preocupar.

>> Dica de material gratuito para estudar para o IELTS

Já preciso ter aceite de universidade pro application na bolsa

Uma dúvida muito comum é sobre o aceite das universidades no Reino Unido. Para fazer a inscrição na bolsa Chevening no site NÃO é necessário já ter um aceite de universidade no Reino Unido. Na inscrição, para a bolsa você informa quais cursos quer fazer em quais universidades em um ranking de preferência. Pense bem na sua escolha porque ela não pode ser alterada depois do fim das inscrições. Você tem até  julho do ano seguinte à inscrição para enviar as unconditional offers das universidades. Sem a carta de aceite (unconditional offers) de pelo menos uma das universidades que você indicou não tem como ganhar a bolsa. Então, fiquem ligados nas inscrições das universidades porque elas levam, no mínimo, seis semanas para processar as inscrições.

>> As melhores bolsas para estudar na Inglaterra

Preciso ter a proficiência em inglês para a bolsa Chevening?

 Você precisa saber falar inglês, mas eu costumo dizer que o Chevening é um dos programas mais generosos em termos de application justamente porque até a data final das inscrições online você não precisa de NADA que custa caro, como a nota da proficiência em inglês ou as traduções juramentadas dos seus documentos.

Desde 2020,  por conta da pandemia de coronavírus, o programa não pede provas de proficiência. Mas você ainda precisa ter a nota da proficiência exigida pela sua universidade no Reino Unido para ter sua unconditional offer. Então até julho do ano seguinte à inscrição você precisa ter atingido os requisitos de inglês exigidos pela sua universidade. Muitas universidades estão aceitando TOEFL Home Edition, IELTS indicator e o Duolingo English Test, a proficiência mais barata que existe.

Uma dica importante é: não deixe a prova de proficiência por último. Muito mais gente do que vocês imaginam perde a bolsa porque não consegue entregar a prova de que é fluente em inglês a tempo. A Nathália Cristina Ribeiro quase passou por isso, ela foi parovada para a bolsa e por conta de um ponto precisou repetir a proficiência mais de duas vezes para não perder a bolsa, como ela conta no vídeo abaixo.

Então, se programem porque segundo semestre é cheio de bolsa e agora tem a comodidade de poder fazer a prova de proficiência de inglês em casa.  Além disso, é importante lembrar que somente provas feitas dentro do prazo de validade  são aceitas. Não tem choro, se a sua prova foi feita um dia antes do prazo específico do seu ano, infelizmente, você vai ter que refazer.

>>> Mais bolsas para estudar na Europa com tudo pago

O application da bolsa Chevening  exige  tradução juramentada?

Tá aí uma dúvida do application Chevening que aparece todo ano. Não. Para a inscrição para a bolsa Chevening no site você não precisa apresentar documentos com tradução juramentada. MAS pra fazer sua inscrição nas universidades do Reino Unido você vai precisar destes documentos com tradução juramentada e muito possivelmente com apostila de haia. Então, quanto antes você começar a organizar sua documentação, melhor.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023

Minhas notas não são maravilhosas tenho chances no Chevening?

Vamos combinar que boas notas não prejudicam ninguém. Mas se a média das suas notas fica lá por um 7,5 você tem boas chances, sim. Já falei mais sobre esse mito de que só notas são importantes na hora de seleção de bolsas aqui no Partiu Intercâmbio. Provavelmente pode ter alguém que já ganhou essa bolsa com médias menores. No entanto, acho que nesses casos, a pessoa em questão tem um currículo invejável e MUITO potencial e perfil fortíssimo de liderança, que é um dos pontos chaves do application Chevening. Então se as suas notas não são lá essa maravilha, a dica é se puxar muito nos essays e deixar seu potencial de liderança, o motivo das suas escolhas de curso e universidade muito claras em todo o processo.

> O que é perfil de liderança?

Não subestime os essays necessários para o application

Muita gente comete o erro de sair correndo atrás de aceites e tradução juramentada como se isso fosse o fundamental para ser bolsista Chevening. Não se engane: sem seus quatro essays, não tem bolsa para estudar no Reino Unido, meus queridos. O programa pede quatro personal statements com temas distintos: liderança, networking, estudar no Reino Unido e plano de carreira. Em cada um deles, você vai ter cerca de 500 palavras para construir TODA a justificativa das suas escolhas e é com essas redações que você vai convencer a Embaixada do Reino Unido que você é o candidato ideal. Esses quatro textos são essenciais para que você passe para próxima fase do programa. Eles precisam estar redondos e muito coerentes. Para isso, é fundamental muita preparação, ler, reler, reescrever e reescrever muitas vezes. Não subestime essas quatro cartas de motivação exigidas pelo programa e programe um bom tempo para a confecção delas.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Fiquei de suplente na seleção da bolsa, ainda tenho chances?

Não sei se vocês perceberam, mas o processo de application para a bolsa Chevening dura cerca de um ano. Por conta disso, se você ficar de suplente no programa, não pare de correr atrás da documentação e dos aceites da Universidade. São MUITOS os casos de suplentes que são chamados para a bolsa. Acredite se quiser, mas muitas pessoas passam na bolsa e não conseguem a nota no TOEFL ou IELTS ou não recebem o aceite da universidade a tempo. Então, se você ficou de suplente, parabéns e você ainda tem chances.

Mais sobre a bolsa Chevening

Nesta live apenas SENSACIONAL, a Priscila Bordon, bolsista do programa em 2017, fala de todo o processo de application dela e também dá dicas maravilhosas para quem acha que não tem o perfil para o programa seja por não ser estudante de universidade renomada, seja por não achar que tem o “perfil” do programa. Além disso, temos outros depoimentos de bolsistas do programa aqui no Partiu Intercâmbio e também temos uma playlist no YouTube só sobre estudar no Reino Unido que vale a pena conferir.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Bolsa Chevening de mestrado no Reino Unido: respostas para dúvidas sobre o application”

  1. Gustavo Henrique

    Olá, parabéns pelo site e pelas dicas.
    Uma dúvida, no formulário de inscrição eles perguntam se você possui dupla cidadania. Gostaria de saber se isso poderia ajudar/prejudicar o processo de seleção ?

  2. Em primeiro lugar parabéns a toda equipe do Partiu Intercambio pelo excelente trabalho. Gostaria de saber se a bolsa do Chevening acontece todo ano, e se já existe uma previsão para que ele ocorra no ano de 2020?

  3. Grasiani Tomelin

    Como fazer pra ter carta de recomendação se me formei há muito tempo e não tenho mais contato com professores?
    Eu sei que a chance de ser aceita é menor pelo tempo, mas estou tentando voltar aos estudos e não há mestrados interessantes na minha área por aqui onde moro (então enrolei sempre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais