Estudar na Inglaterra: como conseguir bolsa de estudo - Partiu Intercâmbio

estudar na Inglaterra como conseguir bolsa

Sabemos que estudar na Inglaterra é o sonho de muita gente, mas também sabemos que o país não é nada barato para se viver (ainda mais com a libra pela hora da morte). Se fazer um curso de inglês por lá não custa pouco, fazer graduação ou pós, infelizmente, também não é para qualquer um financeiramente. Mas, calma lá que a boa notícia é que a gente publica uma série de oportunidades para estudar na Inglaterra por aqui.

Bolsas na Inglaterra

 Existe, portanto, a possibilidade de fazer isso sem pagar nada – ou pelo menos tendo uma bolsa de isenção de taxas universitárias. Isso quer dizer que, com planejamento e um pouco de paciência e um bom planejamento, você pode realizar o sonho de estudar na Inglaterra. Basta ficar ligado nos editais, procurar ter os requisitos solicitados e persistência para se candidatar às bolsas.

Reunimos aqui neste post as principais possibilidades de bolsa de estudo no país que é um dos queridinhos dos intercambistas!

>>> Bolsa para comprometidos com a causa LGBTQ+ estudarem no exterior

Bolsa para estudantes do Ensino Médio na Inglaterra

Infelizmente, é verdade que não há muitas oportunidades de bolsas para fazer ensino médio na Inglaterra, mas tem pro País de Gales, que é do ladinho! Contudo, algumas prestigiadas universidades têm programas internacionais bem interessantes voltados para adolescentes.

É o caso do Reach Cambridge, como o próprio nome já diz, organizado pela Universidade de Cambridge. Trata-se de um concurso de redação que dá bolsas para curso de verão na instituição a estudantes de 15 a 17 anos.

Além de revelar todos os detalhes sobre como se candidatar para essa bolsa, a gente já publicou também um post com a Augusta Saraiva, que ganhou o benefício em 2017. Dá uma conferida que ela conta mais sobre o curso e mostra a redação que lhe garantiu a bolsa. A mesma universidade também oferece bolsa para alunos do Ensino Médio no concurso Cambridge Immerse Essay Competition que premia estudantes entre 16 e 18 anos e que estejam nos últimos anos do Ensino Médio com bolsas para cursos de verão na Universidade.

>>> Bolsas para fazer High School

Outros cursos curtos em universidade inglesas

O King’s College London também tem um programa de cursos de verão voltado a estrangeiros. Há dois tipos de bolsas: uma para pré-universitários e outra para estudantes de graduação.

A primeira modalidade contempla estudantes maiores de 17 anos com isenção de taxas de matrícula. A segunda também dá esse benefício e é voltada a graduandos que desejam estudar na Inglaterra por pouquinho tempo e conhecer a instituição.

>>> Tudo sobre o IELTS: a prova de proficiência para estudar no Reino Unido

Bolsas para fazer faculdade na Inglaterra

Outra possibilidade para estudar na Inglaterra e ficar um período maior é fazer faculdade por lá. Muitas instituições inglesas têm programas para graduação de vários tipos.

A University College London (UCL) oferece bolsas para estudantes com necessidade de auxílio financeiro. Elas incluem auxílio de 9 mil libras esterlinas por ano, durante os três anos de curso.

A Universidade de Manchester é a que possui o maior número de professores aclamados com o prêmio Nobel do Reino Unido. Ela tem bolsas parciais para estudantes internacionais em três cursos na área de engenharia elétrica e eletrônica.

Universidades na Inglaterra com bolsa de graduação e mestrado

Para quem quer estudar na Inglaterra, muitas instituições têm programas tanto para graduação quanto para mestrado. É o caso Universidade de Westminster, ótima alternativa para quem deseja morar e estudar em Londres.

O Vice Chancellor é um programa para estudantes provenientes de países em desenvolvimento fazerem faculdade lá.

Já a oferta de bolsas de mestrado da Universidade de Westminster para candidatos internacionais tem como requisito possuir excelência acadêmica e demonstrar necessidade financeira.

A Universidade de Bristol também tem programa para as duas modalidades de estudos. O Think Big busca formar líderes do futuro.

>>> Como fazer mestrado no Reino Unido

Estudar na Inglaterra: bolsas para pós-graduação

Há oportunidades de bolsa para MBA, mestrado e doutorado no país, basta dar uma olhadinha no nosso buscador. A Universidade de Cambridge tem o programa Trust que contempla os dois níveis de pós-graduação.

Já a University of the West of England Bristol (Bristol UWE) costuma ter bolsas parciais para os seus cursos de MBAs.

O Clarendon é um programa de bolsas para pós-graduação na Universidade de Oxford para estudantes do mundo inteiro. O benefício é integral e cobre todas as taxas de matrícula e os custos de vida do selecionado.

Universidade Caledônia de Glasgow tem campus na escócia e em Londres e possui o programa Postgraduate Ambassador Studentship que deseja recrutar “embaixadores” para a instituição. A bolsa cobre o valor integral do curso de mestrado (até 15 mil libras) e oferece mais 10 horas por semana de estágio remunerado.

Outro programa muito interessante é o Global LGBTQ+Allies Scholarship. O programa da Universidade De Montfort  oferece duas bolsas integrais para mestrado e cobrem o valor total das taxas de matrícula no curso escolhido pelos selecionados. Elas também incluem um auxílio adicional de 1.015 euros por mês durante todo o curso.

Chevening O programa de bolsa de mestrado no Reino Unido

Aqui no site já falamos muito sobre o Chevening, um programa que dá bolsas para mestrado nos países do Reino Unido, ou seja, é a chance de estudar na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. Ele contempla todas as áreas de conhecimento, mas há algumas prioritárias para estudantes brasileiros.

O Chevening é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores britânico. Além de vídeo específico sobre o programa, também já fizemos um post tirando dúvidas sobre a application.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Estudar na Inglaterra: bolsas de doutorado

Interessados em doutorado ou pesquisa na Inglaterra também podem ser contemplados com bolsas para estudar na Inglaterra. A Universidade de York contempla dezenas de cursos em diversas áreas.

A Universidade de Lancaster oferece bolsas para mestrado e doutorado na Inglaterra parciais e integrais. Algumas oferecem apenas a isenção das taxas universitárias por um ano (mestrado).  Outras também cobrem o custo de vida e pagam até 15 mil libras esterlinas (mestrado + doutorado e doutorado).

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Todas essas bolsas estão no buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio! Aqui explicamos bem direitinho como o buscador de bolsas de estudos funciona e óbvio que esse post não esgota as possibilidades de bolsas na Inglaterra, mas se vocês souberem de algo que não está aqui, deixem um alô nos comentários e eu complemento o post.

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.