Sabemos que estudar na Inglaterra é o sonho de muita gente, mas também sabemos que o país não é nada barato para se viver (ainda mais com a libra pela hora da morte). Se fazer um curso de inglês por lá não custa pouco, fazer graduação ou pós, infelizmente, também não é para qualquer um financeiramente. Mas, calma lá que a boa notícia é que a gente publica uma série de oportunidades para estudar na Inglaterra por aqui.
Existe, portanto, a possibilidade de fazer isso sem pagar nada – ou pelo menos tendo uma bolsa de isenção de taxas universitárias. Isso quer dizer que, com planejamento e um pouco de paciência e um bom planejamento, você pode realizar o sonho de estudar na Inglaterra. Basta ficar ligado nos editais, procurar ter os requisitos solicitados e persistência para se candidatar às bolsas.
Reunimos aqui neste post as principais possibilidades de bolsa de estudo no país que é um dos queridinhos dos intercambistas!
>>> Bolsa para comprometidos com a causa LGBTQ+ estudarem no exterior
Bolsa para estudantes do Ensino Médio na Inglaterra
Infelizmente, é verdade que não há muitas oportunidades de bolsas para fazer ensino médio na Inglaterra, mas tem pro País de Gales, que é do ladinho! Contudo, algumas prestigiadas universidades têm programas internacionais bem interessantes voltados para adolescentes.
É o caso do Reach Cambridge, como o próprio nome já diz, organizado pela Universidade de Cambridge. Trata-se de um concurso de redação que dá bolsas para curso de verão na instituição a estudantes de 15 a 17 anos. Além de revelar todos os detalhes sobre como se candidatar para essa bolsa, a gente já publicou também um post com a Augusta Saraiva, que ganhou o benefício em 2017. Dá uma conferida no vídeo no canal que ela conta mais sobre o curso e mostra a redação que lhe garantiu a bolsa. A mesma universidade também oferece bolsa para alunos do Ensino Médio no concurso Cambridge Immerse Essay Competition que premia estudantes entre 16 e 18 anos e que estejam nos últimos anos do Ensino Médio com bolsas para cursos de verão na Universidade.
Cursos curtos e mobilidade acadêmica para estudar na Inglaterra
O King’s College London também tem um programa de cursos de verão voltado a estrangeiros. Há dois tipos de bolsas: uma para pré-universitários e outra para estudantes de graduação. A primeira modalidade contempla estudantes maiores de 17 anos com isenção de taxas de matrícula. A segunda também dá esse benefício e é voltada a graduandos que desejam estudar na Inglaterra por pouquinho tempo e conhecer a instituição.
Já o programa Future News, do British Council, oferece todos os anos a possibilidade de participar de um evento no país com tudo pago. Brasileiros matriculados na graduação ou pós e que tenham interesse por jornalismo podem concorrer para participar de um evento sobre jornalismo com bolsas de estudos que cobrem todas as despesas. A Yael foi selecionada pro Future News em 2019 e deu detalhes e dicas aqui no Partiu Intercâmbio.
Alunos de mestrado de cursos de áreas de energias renováveis podem se candidatar para a bolsa Global Sustainable Electricity Partnership. O programa dá 21 mil dólares para que estudantes de mestrado possam fazer um ano da formação em qualquer universidade do Exterior.
>>> Tudo sobre o IELTS: a prova de proficiência para estudar no Reino Unido
Bolsas para fazer faculdade na Inglaterra
Outra possibilidade para estudar na Inglaterra e ficar um período maior é fazer faculdade por lá. Muitas instituições inglesas têm programas para graduação de vários tipos.
A University College London (UCL) oferece bolsas para estudantes com necessidade de auxílio financeiro. Elas incluem auxílio de 9 mil libras esterlinas por ano, durante os três anos de curso. A Universidade de Manchester é a que possui o maior número de professores aclamados com o prêmio Nobel do Reino Unido. Ela tem bolsas parciais para estudantes internacionais em três cursos na área de engenharia elétrica e eletrônica.
O buscador do Partiu Intercâmbio também é sempre atualizado com oportunidade diversas de bolsas de estudo para fazer faculdade na Inglaterra, então se você tem esse interess vale acessar o buscador com frequência para não perder nada.
Universidades na Inglaterra com bolsa de graduação e mestrado
Para quem quer estudar na Inglaterra, muitas instituições têm programas tanto para graduação quanto para mestrado. É o caso Universidade de Westminster, ótima alternativa para quem deseja morar e estudar em Londres.
O Vice Chancellor é um programa para estudantes provenientes de países em desenvolvimento fazerem faculdade lá.
Já a oferta de bolsas de mestrado da Universidade de Westminster para candidatos internacionais tem como requisito possuir excelência acadêmica e demonstrar necessidade financeira.
A Universidade de Bristol também tem programa para as duas modalidades de estudos. O Think Big busca formar líderes do futuro.
Estudar na Inglaterra: bolsas para pós-graduação
Há oportunidades de bolsa para MBA, mestrado e doutorado no país, basta dar uma olhadinha no nosso buscador. A Universidade de Cambridge tem o programa Trust que contempla os dois níveis de pós-graduação. O Gates Cambridge Scholarships, custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation, dá bolsas de pós-graduação em Cambridge. São 55 bolsas integrais para estudantes estrangeiros interessados em fazer cursos de pós-graduação (cursos de 1 ano, como o MBA), mestrado (2 anos) ou PhD (3 anos) em diversas áreas de estudo da renomada instituição.
Já a University of the West of England Bristol (Bristol UWE) costuma ter bolsas parciais para os seus cursos de MBAs.
O Clarendon é um programa de bolsas para pós-graduação na Universidade de Oxford para estudantes do mundo inteiro. O benefício é integral e cobre todas as taxas de matrícula e os custos de vida do selecionado. Outra oportunidade de pós-graduação na Universidade de Oxford é o programa O Recanati-Kaplan Foundation Scholarships é um programa que dá bolsa para pós-graduação em animais selvagens no curso de Postgraduate Diploma in International Wildlife, uma especialização de sete meses. Já o programa Rhodes Scholarship oferece bolsas integrais para pós-graduação em Oxford. Os estudantes podem escolher cursos com duração de dois a três anos em diversas áreas e cursos de mestrado e doutorado podem ser financiados com o benefício.
Professores de inglês interessados em mestrado na Inglaterra podem se candidatar para a A.S.Hornby Educational Trust scholarship, na Universidade de Warwick. A bolsa é para cursar o mestrado de English Language Teaching com tudo pago. A Larissa Goulart ganhou essa bolsa e deu dicas aqui no Partiu Intercâmbio.
A University of East Anglia, em Norwich, no leste da Inglaterra, oferece bolsa integral e bolsas de estudo parciais exclusivas para estudantes brasileiros e da América Latina para seus cursos voltados para o desenvolvimento.
Além dessas bolsas de estudo, também existem várias outras bolsas parciais para fazer mestrado na Inglaterra. Consulte o buscador do Partiu Intercâmbio regularmente para não perder nenhuma oportunidade.
Chevening O programa de bolsa de mestrado no Reino Unido
Aqui no site já falamos muito sobre o Chevening, um programa que dá bolsas para mestrado nos países do Reino Unido, ou seja, é a chance de estudar na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. Ele contempla todas as áreas de conhecimento, mas há algumas prioritárias para estudantes brasileiros.
O Chevening é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores britânico. Além de vídeo específico sobre o programa, também já fizemos um post tirando dúvidas sobre a application e no canal no YouTube tem uma playlist completa com dica para ganhar a bolsa integral para estudar no Reino Unido.
Estudar na Inglaterra: bolsas de doutorado
Interessados em doutorado ou pesquisa na Inglaterra também podem ser contemplados com bolsas para estudar na Inglaterra. A Universidade de York contempla dezenas de cursos em diversas áreas.
A Universidade de Lancaster oferece bolsas para mestrado e doutorado na Inglaterra parciais e integrais. Algumas oferecem apenas a isenção das taxas universitárias por um ano (mestrado). Outras também cobrem o custo de vida e pagam até 15 mil libras esterlinas (mestrado + doutorado e doutorado).
A University College London por meio do Sainsbury Wellcome Centre (SWC) oferece bolsas para fazer doutorado em Londres em sistemas teóricos e experimentais em neurociência. Já para os interessados na área da educação a UCL oferece a IOE-ISH Centenary Doctoral Scholarship. O programa de bolsas para doutorado no Instituto de Educação da UCL também oferece acomodação e isenção de taxas universitárias. O benefício pode durar por três anos acadêmicos, se o bolsista tiver um desempenho satisfatório ao longo dos estudos.
Como o buscador do Partiu tá sempre muito bem atualizado, vale a pena guardar esse link para ver as oportunidades de bolsa de doutorado na Inglaterra que estão no site. Além disso, muitas oportunidades a gente nem consegue postar por falta de gente mesmo. Então, enviamos várias oportunidades de bolsa de estudo que não conseguimos postar no site pros nossos apoiadores.
Todas essas bolsas estão no buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio! Aqui explicamos bem direitinho como o buscador de bolsas de estudos funciona e óbvio que esse post não esgota as possibilidades de bolsas na Inglaterra, mas se vocês souberem de algo que não está aqui, deixem um alô nos comentários e eu complemento o post.
Bom dia aqui Hauronissay
Gostaria de ganhar bolsa de estudo as minhas condições financeiras não permitem para eu fazer a faculdade gostaria muito de ganhar essa bolsa
Gos
Ótimas dicas…