Future News: bolsa para evento sobre jornalismo no Exterior

bolsa para estudantes de jornalismo no exterior future news partiu intercâmbio

O British Council está com seleção aberta para bolsa evento sobre jornalismo no exterior. Brasileiros matriculados na graduação ou pós e que tenham interesse por jornalismo podem concorrer para participar de um evento sobre jornalismo em Londres com bolsas de estudos que cobrem todas as despesas. A conferência Future News Worldwide vai rolar em Londres em julho. As inscrições podem ser feitas online até 14 de fevereiro.

Bolsas para jornalistas

Para se candidatar, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos: ter entre 18 e 25 anos, estar cursando o ensino superior (graduação ou pós em qualquer área) ou ter terminado a graduação recentemente (depois de 1 de julho de 2018) e ter nível de inglês avançado.  Os selecionados pela bolsa para estudantes de jornalismo no Exterior do British Council vão participar do Future News 2020, que visa incentivar jovens com talento e interesse em jornalismo a se tornarem profissionais com uma forte crença na liberdade de imprensa, responsabilidade e integridade. Coisas que o jornalismo atual tá precisando bastante, né, amiguinhos! A Yael é formada em jornalismo pela PUC-RIO e foi para o evento em 2018 e deu todas as dicas para ser selecionado para o Future News em um post aqui no Partiu Intercâmbio.

> Como fazer intercâmbio durante a faculdade

Como é o evento Future News

O Future NEWS acontecerá de 14 a 15 de julho em Londres, na Inglaterra. Em 2020, o evento sobre jornalismo vai ser na Sky Central, em Londres e mais de 100 estudantes de 20 países terão a oportunidade de aprender com nomes importantes da mídia internacional. A ideia é que durante o evento, os participantes possam aprimorar técnicas de redação e edição de artigos multimídia, interagir com jornalistas de renome internacional e estudantes de diferentes países, criar textos utilizando a plataforma editorial multimídia do Future NEWS e enriquecer seu currículo e portfólio.

>>> Vale a pena fazer intercâmbio durante a faculdade?

Podem concorrer à bolsa para evento sobre jornalismo no exterior:

  • Jovens entre 18 e 25 anos (até 1 de julho)
  • Com inglês avançado nível equivalente ao ielts 6.5 (não há necessidade de fazer a prova, mas como não haverá tradução durante o evento e boa parte das atividades desenvolvidas exige a produção de textos em inglês candidatos sem essa proficiência mínima não conseguirão acompanhar o evento e por isso não elegíveis para a bolsa para estudantes de jornalismo no Exterior)
  • Candidatos que tenham passaporte em dia (com, no mínimo, 6 meses de validade a partir da data da viagem)
  • Estudantes matriculados no Ensino Superior (graduação ou pós ou com estudos concluídos depois de julho de 2018)

>>> Como ter inglês fluente sem fazer intercâmbio

Como se inscrever para as bolsas do Future News

Para participar, é necessário preencher um formulário online que tem duas partes. Na primeira, os candidatos enviam uma carta de motivação dizendo: por que você deve ser selecionado, qual o impacto que essa oportunidade de bolsa vai ter na sua carreira, por que jornalismo é a sua paixão. A carta pode ser em formato de texto, vídeo ou áudio. No caso de texto, ela deve ter até 300 palavras, nos formatos multimídia o limite é de até dois minutos. No caso de formatos como vídeo e áudio o candidato deve subir a carta de motivação em uma plataforma online (como youtube ou soundclound) e colar o link na área destinada para a carta.

>>> Veja bolsas para fazer mobilidade acadêmica

Já na segunda, é necessário enviar uma reportagem feita por você sobre um tópico referente ao seu país de origem (ou de residência) O tópico pode ser: político, social, ecológico ou tecnológico. Nesta parte, também é possível enviar texto ou material multimídia. Os textos podem ter até 500 palavras e os materiais multimídia podem ter até 3 minutos. Lembre-se de indicar qual tópico você escolheu. O autor das melhores respostas ganha a viagem para participar da conferência em Londres com tudo pago.

Caso você encontre problemas técnicos para sua candidatura na bolsa para estudantes de jornalismo no Exterior, é só entrar em contato pelo futurenewsworldwide@britishcouncil.org para pedir ajuda.

Leia o regulamento
Inscreva-se
Saiba mais sobre o evento

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

6 respostas para “Future News: bolsa para evento sobre jornalismo em Londres com tudo pago”

  1. Vida disse:

    Oi Bruna,

    Essa reportagem precisa ter sido publicada ou pode ser algo que a gente escreva em formato reportagem?

  2. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    show

  3. Camila disse:

    Ei Brunaaa, tenho a mesma dúvida da Giovana! “A reportagem que preciso enviar deve estar traduzida para o inglês ou com as duas versões (pt e eng)? Não achei essa descrição no site deles”. Desde já muito obrigada!

  4. Larissa disse:

    Será que algum exame de Cambridge tem o mesmo impacto que o IELTS?

  5. Giovana Faria disse:

    Oi Brunaa, tudo bem? A reportagem que preciso enviar deve estar traduzida para o inglês ou com as duas versões (pt e eng)? Não achei essa descrição no site deles. Desde já muito obrigada ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.