pdpi bolsa para professores de inglês

DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições

Você é professor de inglês da rede pública de ensino e quer se aperfeiçoar nos Estados Unidos com tudo pago? A Comissão Fulbright Brasil em conjunto com as Secretarias Educação dos Estados vai dar bolsa para professores de inglês para  o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers, o DAI).

Mas atenção não confunda o DAI com PDPI, o programa de bolsa para professores de inglês da Fulbright com a Capes.  O DAI é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos em vários países e oferece bolsa para professores do ensino médio da rede pública para participar de m um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos com todas as despesas pagas.

>>> Bolsas de mestrado para professores de inglês na Inglaterra

Como funciona o programa de bolsa para professores de inglês

O Programa para professores de inglês nos EUA (DAI 2024-2025) terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana. No programa estão aulas, treinamento em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.  O DAI ocorre entre agosto e dezembro de 2025 e inclui estágio em uma escola de ensino médio.

>> Veja bolsas da Fulbright que não precisa ter doutorado 

Requisitos para a candidatura na bolsa para professores  de inglês

  • Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;
  • Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;
  • Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;
  • Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
  • Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;
  • Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
  • Ter proficiência em inglês (selecionados para a etapa nacional fazem provas gratuitas) ;
  • Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
  • Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) não são elegíveis para o Fulbright DAI

>> Mais bolsas para aperfeiçoamento profissional no Exterior

Como se inscrever no DAI 2024

A candidatura para a bolsa para professores de inglês deve ser feita via da Secretaria Estadual de Educação dos Estados participantes. Cada secretaria vai indicar até quatro professores de seu Estado para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil.

A documentação deve ser submetida em inglês. O prazo sugerido para o fim das inscrições estaduais varia. Até 25 de março todas as secretarias devem informar seus selecionados para a Fulbright. Por isso, usaremos aqui 5 de março como data de inscrição, mas algumas secretarias têm prazos mais curtos para a submissão da documentação. Então, antes de mais nada, entre em contato com a sua secretaria por e-mail (lista abaixo) para se informar sobre o prazo.

>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Todas as candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação participantes serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright, Embaixada dos EUA e CONSED. Deste grupo de candidatos, serão selecionados professores que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL iBT ou TOEFL ITP  gratuitamente. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 61 no TOEFL iBT serão entrevistados. Na fase seguinte serão selecionados até oito candidatos para participarem da seleção internacional, etapa final do processo a ser realizada nos EUA.

 Estados participantes do DAI 2024

Para entrar em contato com o comitê de seleção no seu Estado, clique no nome do Estado. Os coordenadores do programa podem enviar mais informações sobre o programa de bolsa para professores nos EUA e também os formulários de inscrição. A inscrição só pode ser feita via Secretaria de Educação. Candidaturas enviadas diretamente para a Comissão Fulbright não serão consideradas.

Acre

Alagoas

Maranhão

Piauí

Rio Grande do Norte

Rio de Janeiro

Rondônia

Tocatins

Sergipe

>>> Curso de inglês online gratuito

Por que meu estado não participa do DAI 2024-2025?

A bolsa para professores nos Estados Unidos é viabilizada pela parceira entre as Secretarias Estaduais de Educação e a Fulbright. As Secretarias têm até 23 de fevereiro para manifestarem interesse no programa. Se seu Estado não está nesta lista, entre em contato com Seduc do seu Estado e exija a participação no programa. Afinal, não tem custo algum pras Secretarias e é uma SUPER oportunidade de desenvolvimento pros professores que os Estados não oferecem.

As Secretarias de Educação interessadas deverão enviar, até 23de fevereiro mensagem para o CONSED, com cópia para [email protected] confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato.

Espero que muitos de vocês consigam colocar seus Estados na lista. Assim que isso acontecer atualizaremos o texto aqui no site com muito prazer <3

Veja o anúncio oficial do programa

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

8 comentários em “DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições”

  1. Sou professora de inglês da rede Estadual e gostaria muito de fazer inscrição para o PDPI. Mas meu probatório termina em Maio( devido a uma esticada, pois tirei licença maternidade), sabendo que a viagem ocorrerá em Julho, eu posso fazer a inscrição?

  2. Caros responsáveis,
    Fico muito desapontada por não ver o estado de São Paulo na lista. Vergonhoso para educadores, termos declarado que a educação não é prioridade. Outro aspecto que estranhei é o fato de que apenas professores formados após 2008 terão direito. Importante considerar que formados antes estão trabalhando e deveriam ter as mesmas oportunidades.
    Grata,
    Dolores de C P. Holtz

    1. Dolores, a parceria dependia da secretaria manifestar interesse no programa. Infelizmente, em SP, assim como em outros estados isso não aconteceu. Quanto aos requisitos para poder participar, quem acorda isso são as partes envolvidas, então apenas a Fulbright ou o Consed poderiam responder.

  3. Larissa Cristina Gallo

    Cara comissão Fulbright

    Aqui manifesto o meu descontentamento com a secretária do Estado de São Paulo em não responder aos meus e-mails solicitando informações e pedindo para ser inscrita no programa.
    Não obtive resposta pelas coordenadoras.
    Obrigada
    Larissa Cristina Gallo

  4. Cara comissão Fulbright

    Aqui manifesto o meu descontentamento com a secretária do Estado de São Paulo em não responder aos meus e-mails solicitando informações e pedindo para ser inscrita no programa.
    Não obtive resposta pelas coordenadoras.
    Obrigada
    Larissa Cristina Gallo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais