Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa – PDPI da Fulbright/Capes que dá bolsa para professores de inglês nos EUA. A oportunidade é IMPERDÍVEL e vai levar mais de 400 professores de todo o Brasil para um curso de aperfeiçoamento de seis semanas nos Estados Unidos. As inscrições para a edição de verão do programa vão até 14 de fevereiro.
Diferente do programa DAI, uma parceria da Fulbright com as secretarias de educação estaduais, em que professores passam seis meses nos EUA, o PDPI é uma parceria da Capes e da Comissão Fulbright, para curso de curta duração nos Estados Unidos. A bolsa do PDPI tem duração de seis semanas e cobre todos os custos dos selecionados nos EUA e, além as atividades acadêmicas, ainda inclui atividades culturais e outros benefícios.
Para se inscrever para a bolsa para professores de inglês, é preciso ser concursado em exercício na rede pública de ensino. O objetivo do PDPI é fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.
As modalidades do PDPI nos EUA:
Todos os inscritos no PDPI que forem aprovados na fase documental do programa podem fazer o teste de proficiência em inglês TOEFL ITP gratuito. De todos professores que fizerem o TOEFL gratuito somente serão classificados para concorrer às vagas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 450 pontos. As notas para se classificar para os diferentes cursos são:
- Desenvolvimento de metodologias (TOEFL ITP 550 ou superior);
- Intermediário II (TOEFL ITP entre 500 e 549);
- Intermediário I (TOEFL ITP entre 450 e 499).
>>> Relato de professora de inglês que participou do programa
Requisitos para candidatura à bolsa para professores de inglês
- Possuir nacionalidade brasileira;
- Ser professor concursado ou efetivado, e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição e até a implementação da bolsa;
- Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, conforme edital do programa (prova deverá ser agendada pelo candidato no site entre os dias 21 e 25/02);
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo, sob pena de cancelamento do benefício e de ressarcimento dos valores pagos, com a incidência de juros de mora sob os valores a serem ressarcidos;
- Professores que já foram contemplados com bolsa do PDPI em outras edições não podem participar, com exceção daqueles que participaram nos níveis intermediário I ou II – e poderão participar de novo na modalidade de Desenvolvimento de Metodologias obtendo nota igual ou superior a 550 no TOEFL ITP.
A bolsa PDPI Fulbright/Capes
Serão selecionados até 18 professores de inglês da rede pública de ensino de cada Unidade da Federação (26 estados + DF) e até 20 professores de escolas cívico-militares, ou seja, são muitas vagas. Com certeza, é uma baita oportunidade!
A bolsa PDPI para professores de inglês cobre
- Reembolso da taxa de visto para os EUA
- Ajuda de custo, no valor de 500 dólares ;
- Alojamento no campus universitário;
- Alimentação;
- Deslocamento, nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto;
- Seguro saúde;
- Passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional;
- Taxas Escolares;
- Materiais didáticos a serem utilizados nos cursos;
O resultado final da edição de 2020 do PDPI Capes/Fulbright para professores de inglês nos EUA será divulgado até o dia 20 de abril os professores selecionados para o PDPI 2020 viajam no final de junho e retornam no início agosto. Se você tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo email [email protected].
Mais sobre o programa
Veja o edital
Inscreva-se
Boa tarde!! Minha dúvida consiste no fato de que tenho 2 cargos no estado. Um como professora de Português e o outro como professora de inglês. Posso participar?? O estado irá me liberar da ausência nas aulas de português??
Oi, entra em contato no [email protected] que eles te ajudam com essa dúvida
Trabalho no ensino público no fundamental I ,posso me organizar inscrever?
Eu tenho bolsa de supervisão pelo Pibid/Capes. Posso me inscrever?
Sou professor de Lingua Inglesa e leciono em escola publica ha mais de 15 anos gostaria de me inscrever pela segunda vez. Como faço?