Chevening Brasil: 7 dicas para a entrevista da bolsa no Reino Unido

Chevening Brasil Adam entrevista dicas estudar no Reino Unido mestrado

Adam felizão depois de ter sido selecionado para o programa (Arquivo pessoal)

O Chevening Brasil é um dos maiores programas de bolsas para mestrado no Exterior. Todos os anos, ele seleciona uma dezena de brasileiros para fazer mestrado no Reino Unido com tudo pago. Para saber todos os detalhes sobre o programa, dá uma olhada aqui.

Todos os posts sobre o Chevening

Uma das maiores preocupações (talvez a maior até!) das pessoas que se candidatam para o Chevening Brasil é a entrevista. Isso porque ela é segunda fase da seleção (depois da application) e determinante para conseguir a bolsa.

A preocupação é válida, mas, a gente está aqui para ajudar! E para falar sobre isso, ninguém melhor do que um bolsista do programa -- também chamados de “cheveners”.

>>> Confira a nossa playlist de vídeos sobre o Chevening

Dicas para se sair bem na entrevista do Chevening Brasil

O Adam Scheffel é brasileiro e está estudando Media Management na Universidade de Glasgow (acredite, pois é isso mesmo: estudantes de humanas também ganham bolsa Chevening Brasil :)). Ele deu dicas muito válidas para você se sair bem no marketing pessoal e ganhar essa bolsa maravilhosa para fazer mestrado com tudo pago.

Só por curiosidade, a entrevista do Adam para o Chevening aconteceu no Consulado do Reino Unido no Rio de Janeiro. A banca era composta por três pessoas: o gerente do programa, um diplomata britânico e uma ex-bolsista. O bate-papo durou cerca de 50 minutos.

Sobre o processo seletivo 2020, vale lembrar que, em função da pandemia do novo coronavírus, o programa cancelou as entrevistas presenciais já agendadas e entrou em contato com os candidatos para remarcá-las via Skype. No entanto, o cronograma ainda não foi alterado oficialmente. Então, fique calmo, aguarde o contato do UK in Brazil para a remarcação e siga com a sua preparação. 

Bom, vamos ao que interessa: as dicas para passar na seleção! Anote tudo aí e use como guia para se preparar:

1. Revisite a application antes da entrevista

Em primeiro lugar, revisitar a application é extremamente essencial para fazer a entrevista (e se dar bem). Alguns meses costumam separar o envio da candidatura e a segunda etapa da seleção. Durante esse período, obviamente, você vai acabar esquecendo algumas coisas que colocou lá.

Portanto, antes de mais nada, volte à candidatura e tente entender qual é o sentido dela como um todo. Lembre-se que o seu discurso na entrevista precisa estar alinhado com a application e o que você falar tem que ter coerência com aquilo que escreveu anteriormente.

2. “Estude” para aprofundar pontos específicos da candidatura

Voltar à application também é fundamental porque, além de confirmar algumas coisas, certamente irão lhe perguntar sobre detalhes de algum ponto que você abordou. O texto da candidatura é super curto e é claro que não dá para aprofundar muito os seus projetos em 500 palavras.

Sendo assim, os entrevistadores do Chevening Brasil costumam pedir aos candidatos para pontos que eles consideram interessante e sobre a qual gostariam de saber mais. No caso do Adam, perguntaram para ele contar mais sobre um projeto do qual participou, por exemplo.

3. Prepare discursos sobre questões importantes

É fundamental que você saiba que não irão fazer nenhuma pergunta fora de contexto. Isso quer dizer que os focos da entrevista costumam ser os quatro pontos principais abordados na application.

Embora não se possa prever exatamente como será a sua entrevista, o Adam destacou alguns pontos que aparecem sempre e que você deve estar preparado para discorrer sobre:

a) Qual é o seu diferencial

Todos os bolsistas com quem ele conversou tiveram que falar sobre isso. Então, reflita e tenha na ponta da língua os argumentos para justificar por que você deve ganhar a bolsa.

b) O que você vai fazer no futuro

De acordo com o Adam, perguntas específicas sobre o plano de carreira também aparecem com frequência. Os entrevistados pedem que você fale de forma concreta sobre o que irá fazer ao voltar ao Brasil, com o que pretende trabalhar e em que posição.

A parte IV da application do Chevening Brasil costuma ser bem explorada e é provável que você tenha que responder como a função que você deseja desempenhar tem a ver com o desenvolvimento do Brasil, por exemplo.

c) Por que fazer esse mestrado no Reino Unido e na universidade “x”

É interessante estar preparado para falar também sobre as motivações que levaram você a querer se candidatar para o programa e estudar no Reino Unido. Pense também em como defender o seu interesse em estudar na universidade que você escolheu.

>>> O que é liderança e como demonstrar isso em um application

4. Pratique as respostas e treine o seu inglês

A entrevista é em inglês, portanto, é preciso estar “afiado”. O Adam organizou a sua agenda para estudar e “treinar” todas as noites durante algumas semanas.

Agora que você já sabe que as perguntas costumam ser referentes aos pontos da application e que tem alguns temas que surgem sempre, prepare respostas e treine bastante na frente do espelho. Além de não ser pego de surpresa, isso deixará você mais seguro.

>>> Cursos de inglês online e gratuitos para fazer em casa

5. Saiba como se portar e se vestir

Em muitos momentos isso pode parecer bobagem, mas (infelizmente?), em uma entrevista como a do Chevening Brasil está longe de ser. É um momento que exige uma certa formalidade, tanto na roupa quanto na postura. Afinal, você vai estar em uma banca composta por pessoas com cargos importantes.

É claro que você tem que ser você mesmo, mas aparecer de chinelo na entrevista fará você perder vários (talvez todos) pontos. Então, separe aquela roupa arrumadinha que você tem no armário, tente se apresentar bem e seguir o script.

>>> Saiba tudo sobre o IELTS

6. Respire e encare a entrevista como um bate-papo

É absolutamente normal ficar nervoso! Não pense que quem foi selecionado não ficou nervoso também. O Adam mesmo nos contou que mal conseguia beber água minutos antes da entrevista, porque estava super ansioso.

Para se acalmar, use a boa, velha e infalível técnica de respirar e oxigenar o cérebro. Tenha em mente também que, apesar do ambiente formal, a entrevista nada mais é do que uma conversa. Felizmente, ela está muito mais para um bate-papo agradável do que para um interrogatório.

>>> Bolsista dá dicas sobre o processo de seleção Chevening para bolsas de mestrado no Reino Unido

7. Esteja confiante e venda o seu peixe

A gente costuma ter muita dificuldade de vender o próprio peixe. Contudo, em uma entrevista para um programa de bolsas de estudo como o Chevening Brasil, você vai precisar falar de si mesmo com confiança.

Para isso dar certo, obviamente você não pode tentar parecer quem não é, nem tentar listar qualidades que não tem. O segredo para ser confiante -- e demonstrar isso -- é focar nas suas skills, na sua experiência, na sua formação, nos seus planos para o futuro.

Para isso, o autoconhecimento é muito importante! E aqui vai uma dica extra -- essa para vida mesmo: independentemente do resultado, esses processos de seleção para bolsas de estudo são uma oportunidade para se conhecer melhor. Aproveite o momento para pensar mais a respeito da sua trajetória, das suas escolhas e dos seus desejos para o futuro. Isso é fundamental para a sua evolução pessoal. <3

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.