Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure




Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure partiu intercambio

Uma bolsa para mestrado em Paris é o seu sonho? Pois ele pode virar realidade bem antes que você imagina! A École Normale Supérieure recebe inscrições para seu programa de bolsas até 9 de dezembro (ciências) e 29 de dezembro (humanas). A candidatura é feita online pelo site da instituição.

Bolsas na França

A iniciativa compreende as áreas de Humanidades e Letras e Ciências. Os interessados devem escolher sua área na inscrição. O programa da ENS dura três anos: dois são o curso de mestrado e um é o treinamento específico da ENS. Ao todo, o programa oferece 20 bolsas, 10 para cada área.

Melhores Universidades no Exterior? Como escolher além dos rankings - Partiu Intercâmbio

>> Como fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

 

Como se inscrever para as bolsa para mestrado em Paris

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário ter até 26 anos no momento da inscrição e estar se candidatando à Sélection internationale da ENS pela primeira vez. Ainda, o candidato não pode ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior.

 

Além disso, é necessário comprovar, até 1º de setembro de 2021, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França.  Para se inscrever para as bolsas para mestrado em Paris da ENS, é necessário encaminhar os seguinte documentos em francês:

>> Como ganhar bolsa para estudar na França

 

A segunda fase da seleção é quando os pré-selecionados recebem uma carta convite para realizar testes escritos e/ou orais na escola em Paris. Nesta fase, os candidatos à bolsa para mestrado em Paris passarão por entrevistas e prestam testes sobre disciplinas relativas ao curso que pretendem fazer na instituição. Além disso, é na segunda fase que os candidatos comprovam seus conhecimentos no idioma em que vão estudar (inglês ou francês).

Os testes para a bolsa de mestrado em Paris podem incluir matérias como Biologia, Química e Ciência da Computação, para os candidatos da área de ciências, e matérias como Antropologia, Filosofia e Ciência Política para os candidatos da área de Humanidades e Letras.

> Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

 

O que a bolsa para mestrado em Paris cobre

Os selecionados pela bolsa para mestrado em Paris recebem subsídio mensal de 1 mil euros por mês e moradia no campus da ENS. A bolsa não cobre passagem aérea e nem os custos de inscrição no ano acadêmico — que podem variar entre 600 e 800 euros por ano na ENS.

Os custos para fazer a prova em Paris não são cobertos pela instituição, mas os candidatos de fora da Europa podem pedir por reembolsos parciais das despesas. A ENS destaca as oportunidades de pesquisa oferecidas aos alunos, bem como o contato com profissionais renomados nas suas áreas.

O prazo de inscrições vai até 9 de dezembro (ciências) e 29 de dezembro (humanas).

Veja o edital
Tire as dúvidas sobre a seleção
Veja as provas de seleção de anos anteriores
Inscreva-se

Todas as bolsas

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

5 respostas para “Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições”

  1. Daiane dias curvello disse:

    Ótimas dicas…

  2. Ana Júlia disse:

    Eu não entendi esses pré requisitos para a candidatura, vocês saberiam explicar?

    “Candidates must justify at least one year of undergraduate studies awarded by a foreign university (outside France) during the calendar year preceding the start of applications.
    Candidates justify at least two years of undergraduate studies in a foreign university (outside France), on the 1st of September following admission.”

  3. MARIA GABRIELA disse:

    Os documentos escolares precisam de tradução juramentada?

  4. Daiane Dias Curvello disse:

    show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio