Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure partiu intercambio

Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições

Inscrições até 11/12/2023

Uma bolsa para mestrado em Paris é o seu sonho? Pois ele pode virar realidade bem antes que você imagina! A École Normale Supérieure recebe inscrições para seu programa de bolsas até 11 de dezembro (ciências) e 11 de dezembro (humanas). A candidatura é feita online pelo site da instituição.

A iniciativa compreende as áreas de Humanidades e Letras e Ciências. Os interessados devem escolher sua área na inscrição. O programa da ENS dura três anos: dois são o curso de mestrado e um é o treinamento específico da ENS. Ao todo, o programa oferece 20 bolsas, 10 para cada área.

>> Como fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

Como se inscrever para as bolsa para mestrado em Paris

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário ter até 26 anos no momento da inscrição e estar se candidatando à Sélection internationale da ENS pela primeira vez. Ainda, o candidato não pode ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior.

Além disso, é necessário comprovar, até 1º de setembro de 2024, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França.  Para se inscrever para as bolsas para mestrado em Paris da ENS, é necessário encaminhar os seguinte documentos em francês:

>> Como ganhar bolsa para estudar na França

A segunda fase da seleção é quando os pré-selecionados recebem uma carta convite para realizar testes escritos e/ou orais na escola em Paris. Nesta fase, os candidatos à bolsa para mestrado em Paris passarão por entrevistas e prestam testes sobre disciplinas relativas ao curso que pretendem fazer na instituição. Além disso, é na segunda fase que os candidatos comprovam seus conhecimentos no idioma em que vão estudar (inglês ou francês).

Os testes para a bolsa de mestrado em Paris podem incluir matérias como Biologia, Química e Ciência da Computação, para os candidatos da área de ciências, e matérias como Antropologia, Filosofia e Ciência Política para os candidatos da área de Humanidades e Letras.

> Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

O que a bolsa para mestrado em Paris cobre

Os selecionados pela bolsa para mestrado em Paris recebem subsídio mensal de 1 mil euros por mês e moradia no campus da ENS. A bolsa não cobre passagem aérea e nem os custos de inscrição no ano acadêmico — que podem variar entre 600 e 800 euros por ano na ENS.

Os custos para fazer a prova em Paris não são cobertos pela instituição, mas os candidatos de fora da Europa podem pedir por reembolsos parciais das despesas. A ENS destaca as oportunidades de pesquisa oferecidas aos alunos, bem como o contato com profissionais renomados nas suas áreas.

O prazo de inscrições vai até 11 de dezembro.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital
Tire as dúvidas sobre a seleção
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições”

  1. Eu não entendi esses pré requisitos para a candidatura, vocês saberiam explicar?

    “Candidates must justify at least one year of undergraduate studies awarded by a foreign university (outside France) during the calendar year preceding the start of applications.
    Candidates justify at least two years of undergraduate studies in a foreign university (outside France), on the 1st of September following admission.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais