Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure

Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure partiu intercambio

Uma bolsa para mestrado em Paris é o seu sonho? Pois ele pode virar realidade bem antes que você imagina. A École Normale Supérieure recebe, até 9 de novembro,  inscrições para seu programa de bolsas. A candidatura é feita online pelo site da instituição.

Bolsas na França

O programa compreende as áreas de Humanidades&Letras e ciências. Os interessados devem escolher sua área na inscrição e programa da ENS dura três anos: dois são o curso de mestrado e um é o treinamento específico da ENS. Ao todo o programa oferece 20 bolsas.

 

Como é fazer mestrado na França?

>>> Como fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

Como se inscrever para as bolsa para mestrado em Paris

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário ter até 26 anos no momento da inscrição, estar se candidatando à Sélection internationale da ENS pela primeira vez , não ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior  e comprovar, até 1º de setembro de 2019, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França.  Para se inscrever para as bolsas para mestrado em Paris da ENS, é necessário encaminhar os seguinte documentos em francês:

  • certificado de conclusão do ensino médio
  • diploma
  • histórico escolar
  • carta de motivação
  •  projeto de pesquisa
  • currículo atualizado
  • Nome e contato de duas a quatro referências acadêmicas que recomendem você ao programa

>>> Como ganhar bolsa para estudar na França

A segunda fase da seleção é quando os pré-selecionados recebem uma carta convite para realizar testes escritos e orais na escola em Paris. Nesta fase, os candidatos à bolsa para mestrado em Paris passarão por entrevistas e prestam testes sobre disciplinas relativas ao curso que pretendem fazer na instituição, além disso, é na segunda fase que os candidatos comprovam seus conhecimentos no idioma em que vão estudar (inglês ou francês).

Os testes para a bolsa de mestrado em Paris podem incluir matérias como Biologia, Química e Ciência da Computação para os candidatos da área de ciências e incluir matérias como Antropologia, Filosofia e Ciência Política para os candidatos da área de Humanidades e Letras.

>>> Bolsas para dar aula de português na França recebem inscrições

O que a bolsa para mestrado em Paris cobre

Os selecionados pela bolsa para mestrado em Paris recebem bolsa mensal de mil euros por mês e moradia no campus da ENS. A bolsa não cobre passagem aérea e nem os custos de inscrição no ano acadêmico – que podem variar entre 600 e 800 euros por ano na ENS.  Os custos para fazer a prova em Paris não são cobertos pela instituição, mas os candidatos de fora da Europa podem pedir por reembolsos parciais das despesas. A ENS destaca as oportunidades de pesquisa oferecidas aos alunos bem como o contato com profissionais renomados nas suas áreas. O prazo de inscrições vai até 19 de outubro (Ciências) ou 31 de outubro (Humanidades/Letras).

Veja o edital
Tire as dúvidas sobre a seleção
Veja as provas de seleção de anos anteriores
Inscreva-se

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂 Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Bolsa para mestrado em Paris na École Normale Supérieure recebe inscrições”

  1. MARIA GABRIELA disse:

    Os documentos escolares precisam de tradução juramentada?

  2. Daiane Dias Curvello disse:

    show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *