intercambio espanhol partiu intercambio isabela rufato fundacion lengua

Intercâmbio para aprender espanhol: curso da Fundación Lengua vale a pena?

No ano passado, divulgamos aqui no Partiu Intercâmbio a bolsa da Fundación Legua para intercâmbio para aprender espanhol na Espanha. Com as bolsas estão abertas novamente, conversei com a Isabela Rufato, de Arapongas, no Paraná.

Ela ganhou a bolsa para o curso de espanhol de duas semanas e contou tudo sobre o programa e também sobre o custo de vida na Espanha durante o intercâmbio. A Arquiteta de 24 anos foi para  Valladolid em dezembro de 2018 e deu todas as dicas. Confere:

Eu sigo o partiu intercambio em todas as plataformas, é o melhor site de intercâmbios que eu conheço (Isabelaaaa, não fala assim que eu choro!❤️), mas eu ainda não tenho teste de proficiência do meu segundo idioma (inglês), com isso, a dificuldade em ser aceita em bolsas de mestrado, meu principal objetivo, é maior, então quando vi um curso de idiomas, corri para me inscrever.

Minha noção de espanhol era somente o que vi no ensino médio (ou seja, muito básica) e o google tradutor foi meu principal aliado para fazer o texto do “porque você merece essa bolsa”.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Eu pensava que seria super concorrido, que haveria muitos melhores que eu e para minha surpresa, uma semana depois, eu estava viajando pela serra gaúcha, quase sem conexão com a internet, quando recebi um e-mail, dizendo que eu fui selecionada.

intercambio espanhol partiu intercambio isabela rufato fundacion lengua segovia
Isabela no passeio para Segóvia

Como é a inscrição para o intercâmbio para aprender espanhol

Você escolhe as datas em que deseja fazer seu intercâmbio para aprender espanhol. Então, chegando no hotel a noite, eu já fui me inscrever para não perder a oportunidade, pois as datas que o curso começava eram fixas de duas em duas semanas e eu só poderia ir em dezembro, nas férias do meu trabalho, e imaginei que muitas pessoas também.

Com toda a euforia, acabei não me dando conta de que a data no site era como nos EUA, mês/dia/ano, e como eu estava com o tradutor do navegador ativado, ao invés de colocar 10/12/18, selecionei a data sem querer, 12/10/18 e me inscrevi. Você tem que pagar a taxa de inscrição (100 euros, mais abaixo damos dicas para economizar na hora de fazer esse pagamento) até três dias antes de iniciar seu curso, e a data que eu estava fazendo a minha inscrição era dia 08/10/18, imaginem o meu desespero quando vi meu erro.

>>> Todas as bolsas para cursos de idiomas

Imediatamente mandei um e-mail explicando a situação e por sorte, pela manhã obtive a resposta que não teria problema em mudar minha data do curso e do pagamento, mas eu nem dormi essa noite! Até meados de novembro eu pesquisei muito para me certificar que não era um golpe, pois eu me sentia muito lisonjeada (ou com mais medo ainda) por não encontrar ninguém que havia sido selecionada para esse curso.

Em um dos grupos do facebook da cidade de Valladolid, encontrei uma moça que havia ganhado a bolsa também, conversei com ela para que eu pudesse tirar algumas informações e me tranquilizar, pois eu já queria deixar paga a taxa. (Acho muito válido trocar informações com quem já foi, ela me encorajou bastante e me coloco a disposição para quem queira tirar alguma dúvida.).

>> Melhores bolsas de estudo de intercâmbio

A organização do intercâmbio para aprender espanhol

O contato por e-mail com o pessoal da Fundacion de la Lengua Española sempre foi muito bacana, todo o suporte que eles dão para sua chegada com informações sobre a cidade, transporte, clima, plataforma do aluno e outras coisas, foi muito legal, isso me motivava a cada dia, e claro, o fato de buscar a fluência de um segundo idioma e a imersão na cultura espanhola também. Ao chegar lá, os bolsistas eram compostos na maioria por brasileiros e confesso que a princípio fiquei um pouco desapontada pois meu espanhol já era fraco e quando você está fora para aprender um novo idioma, quanto menos pessoas que falam sua língua, melhor.

intercambio espanhol partiu intercambio isabela rufato fundacion lengua
Isabela em Valladolid

Porém, ao conhecer cada um, logo mudei meu ponto de vista, foi a melhor turma que eu já tive. O grupo era composto também por uma tailandesa, uma americana, uma finlandesa, um francês e um argeliano que ingressou depois, totalizando umas 17 pessoas divididos em duas turmas. O primeiro dia foi inesquecível, pela manhã houve o teste de nivelamento e ao meio dia a escola nos levou para um tour a pé para conhecer a cidade e uns aos outros, foi nesse momento que a Europa, e principalmente a Espanha, assim como o espanhol, começou a ganhar meu coração.

>> Dicas para planejar seu intercâmbio

As aulas do curso de espanhol da Fundación Lengua

As aulas eram de segunda a sexta das 9 às 14h com um intervalo das 11:30 as 12:00. Sim, na Espanha você só almoça depois das 14h, no começo foi difícil, mas depois acostuma. Como eu já imaginava, meu nível era iniciante, o conteúdo se dividia em gramática, pronuncia e escrita, e para mim, tudo o que eu aprendi foi muito válido.

> O melhor método para aprender idiomas

A escola também realizava atividades extras depois das 18h em um museu da cidade ou algo do tipo. Houveram duas excursões nos horários das aulas, uma para Salamanca e outra para Segóvia, eu optei por fazer, já que a professora seria nossa guia e acabaria suprindo o conteúdo em sala de aula. Sai muito mais barato você ir sozinho de trem/ônibus, mas eu gostei tanto do meu grupo e as viagens foram tão legais que não me arrependi nem um pouco.

O custo de vida na Espanha para o intercâmbio de duas semanas

intercambio espanhol partiu intercambio isabela rufato fundacion lengua
Isabela com a turma do curso de espanhol

A bolsa cobre o valor de 520 do curso de duas semanas, mas alimentação, transporte, acomodação e passagem ficam por sua conta. Foi minha primeira experiência com Airbnb, e foi muito boa. A localização da escola é central, eu fiquei hospedada a duas quadras da mesma em um apartamento ótimo. O meu anfitrião era muito legal e o preço valeu a pena.

Eu super recomendo ele e, caso alguém se interesse, posso passar o contato, pois tive colegas que tiveram problemas em suas hospedagens do airbnb lá. A escola também oferece hospedagem no momento da inscrição, assim como transfer de Madrid para Valladolid na chegada/partida, mas é bem mais caro, preferi fazer por organizar o intercâmbio por conta própria nesses aspectos.

Minha hospedagem de 12 dias em Valladolid ficou em torno de 850 reais, o equivalente à 200 euros do Airbnb na época. Lá, você não precisa usar o transporte público se sua hospedagem for na área central, pois é uma cidade pequena e tudo se concentra por ali. Tive alguns colegas que pegaram ônibus somente para ir ao shopping, mas eu não fui.

Eu optei por cozinhar na minha habitação, visto que, meu anfitrião permitia o uso da cozinha e ainda fornecia mantimentos básicos. Com isso, meu gasto foi bem reduzido em relação à alimentação, creio que uns 20 euros para as duas semanas. Eu também comi fora algumas vezes para experimentar a culinária espanhola, claro, e nas excursões.

Opte sempre pelo “menú del día”, essa é uma dica de ouro. Geralmente o valor é em torno de 12 euros e você pode escolher dentre as opções que eles te dão. O mais comum é vir incluso a bebida, vinho (sim, você vai beber muito vinho lá), pãozinho de entrada, o primeiro prato com uma massa, arroz, algo assim, e o segundo com uma carne (vem sempre separado) e para finalizar, ainda tem sobremesa. Vale muito a pena e as comidas lá são deliciosas.

 >>> Bolsas na Espanha

O curso da Fundación Lengua em Valladolid vale a pena?

Eu já havia feito três meses de intercambio no Canadá, no começo de 2018 em Toronto, mas não há comparação com o acolhimento e aconchego da Espanha em todos os sentidos possíveis. O intercâmbio para aprender espanhol foi minha primeira vez na Europa, meu melhor natal e ano novo, pois já que eu tive a possibilidade de ganhar um curso de espanhol de duas semanas, meu espirito viajante não me permitiria ir embora nas próximas duas semanas seguintes sem explorar um pouco mais aquela terrinha que tanto amei.

>> Curso de espanhol na Espanha com tudo pago

Na Espanha, conheci Madrid, Valência e Barcelona (minha favorita). Passei 2 dias inteiros na Itália – Roma, com conexões longas do voo saindo/voltando do Brasil, com isso, não precisei gastar com hospedagem lá; 4 dias na Inglaterra – Birmingham e Londres (indico o site da Ryanair – paguei 20 euros no meu voo de ida e volta Espanha-Inglaterra). Além de ter sido incrível conhecer todos esses lugares, obtive uma melhora significativa no meu nível de espanhol com o curso e conseguia conversar muito bem com os nativos no fim do intercâmbio.

Eu também aprendi um pouquinho de italiano para me virar na Itália e treinei o meu inglês com os britânicos, então, para quem estiver interessado nessa experiência, eu digo: Só vai, nem pensa muito. Parcela no cartão, faz uns trabalhos extras, mas vai. Foi a melhor experiência da minha vida, eu extremamente recomendo.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

3 comentários em “Intercâmbio para aprender espanhol: curso da Fundación Lengua vale a pena?”

  1. Como eles pedem para comprovar o nível de espanhol? Eu tenho só do ensino médio que fiz já há alguns anos. Outra dúvida que surgiu é sobre a taxa de 100 euros, Ela é paga somente para quem consegue a bolsa ou é necessário pagar para dar andamento? Não encontrei essas informações no site. Obrigada!

  2. Fiz minha inscrição no sábado mas não recebi nenhum email confirmando que foi efetuada com sucesso, isso é normal ou eu deveria fazer de novo? Outra dúvida que tenho, é se as bolsas só são possíveis no final do ano, ou se há possibilidade de estudar antes de outubro, caso consiga. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais