como saber se uma bolsa de estudos para estudar fora é confiável partiu intercambio bolsa fake

Essa bolsa de estudos no exterior é confiável? Dica para saber se uma oportunidade é verdadeira ou não

Não se passa um dia em que eu não receba mensagens me perguntando: essa bolsa de estudos no exterior é confiável? Essa bolsa de estudos para intercâmbio é verdadeira mesmo? E vocês tão corretíssimos em se perguntar isso bastante. Esse é o primeiro passo para não cair em frias. No vídeo desta semana, dei algumas dicas sobre como identificar se uma bolsa de estudos é fria ou não. Confere:

Todos vídeos do Partiu

Quando o Partiu Intercâmbio começou a postar bolsas de estudos na internet lá em 2013 tudo isso aqui era mato. Hoje toda hora pipocam novas oportunidade em muitos sites e nem todo mundo tem o mesmo cuidado e carinho com os leitores que a gente tem aqui no Partiu Intercâmbio. Muitas vezes sites publicando anúncio de bolsas de estudos no Exterior sem fazer uma pesquisa mínima para saber se a oportunidade de bolsa é verdadeira ou não.

Como nossa equipe é super pequena (ajudem a gente lá no apoia.se para podermos contratar gente! )e a gente (ainda) não consegue postar tudo que existe por aí, resolvi deixar umas dicas pra vocês identificarem sozinhos se uma bolsa de estudos é confiável ou não. Porque quando uma oportunidade de estudar fora não tá no Partiu Intercâmbio tem dois motivos: ou a gente ainda não teve tempo de postar (hahah, eu disse que a equipe é pequena) ou é porque a gente achou suspeito.

Essa bolsa de estudos no exterior é confiável partiu intercambio

Cuidado com bolsa de estudos sem edital

Quer saber ser uma bolsa de estudos no Exterior é confiável? Comece averiguando se a bolsa em questão tem um edital completo sobre como funciona a seleção. O edital pode ser um PDF ou uma página no site e esse documento explica exatamente como toda a seleção funciona e quem é a empresa ou instituição que está financiando a coisa toda. Outra dica legal é dar um belo google na empresa ou instituição que está oferecendo a oportunidade de bolsa no Exterior para ter certeza de que é uma empresa idônea e que não está metida em rolos por aí.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Cuidado com bolsa que cobra inscrição

Se uma bolsa de estudos no Exterior se diz para pessoas de baixa renda e cobra inscrição, pode ser essa não seja uma oportunidade muito confiável. Vários concursos de instituições idôneas como o UWC ou o programa de líderes da Fundação Estudar cobram pelas inscrições. No entanto, ambos oferecem isenção para quem comprova que não tem condições de arcar com o preço da seleção e as regras para conseguir a isenção são bem claras. Desconfie sempre de iniciativas que se dizem “sociais” mas cobram inscrição.

Procure ex-bolsistas do programa

Procurar ex-bolsistas do programa em questão é sempre uma ótima maneira de conseguir dicas sobre a seleção e também ajuda a acalmar o coração sobre uma bolsa de estudos no Exterior é confiável ou não. Afinal de contas, conversar com alguém que já passou pela mesma situação em que você está agora sempre ajuda a tirar dúvidas e caraminholas da cabeça. Não tenha vergonha de procurar por ex-bolsistas dos programas que te interessam nas redes sociais, mas também não seja sem noção e tenha perguntas específicas para fazer 🙂

Universidade cobra inscrição para bolsa e agora?

Muita gente confunde a universidade cobrar inscrição para o processo seletivo de admissão com a universidade cobrar inscrição para bolsa de estudos. Essas são duas coisas bem diferentes e hoje é muuuito comum universidades (principalmente nos EUA e no Canadá) cobrarem para você poder se inscrever. Afinal de contas, com o volume de candidaturas há a necessidade de gente que trabalhe só com isso para poder avaliar todos os candidatos. Assim, a universidade também evita receber um número absurdo de candidaturas e também recebe menos candidaturas incompletas. Todo mundo presta mais atenção quando tá pagando heheh. Então, é só se certificar que a universidade existe mesmo e, de resto, é bem comum que algumas instituições cobrem pela inscrição neste caso.

>>> Como fazer graduação nos EUA

Muita atenção com “bolsas” pra ganhar seguidor

Dia sim e dia também alguém me marca em posts no instagram do tipo: “siga nosso perfil no instagram e marque 50 amigos para concorrer a uma bolsa para fazer curso de inglês no Exterior com tudo pago“. MUITA calma nessa hora, meu povo! Boa parte destes ‘concursos’ são táticas para ganhar seguidor e não são o que eu chamaria de uma bolsa de estudos no exterior confiável. Por quê? Um concurso cultural que dá bolsa de estudos no exterior verdadeiro e confiável tem um regulamento que explica exatamente como toda a ação vai funcionar, se vai ser pelo maior número de likes ou por sorteio, se alguma ferramenta vai ser usada no sorteio e qual ferramenta será usada. Além disso, qualquer concurso de bolsa de empresa grande vai ter o regulamento escancarado no site oficial da empresa. No vídeo abaixo explicamos a diferença entre bolsa de estudos, concurso cultural e sorteio. Confere:

>>> Como ser fluente em inglês sem intercâmbio

Ainda estou com dúvida se a bolsa de estudos no exterior é confiável

Se você ainda está com dúvidas se uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio ou estudar fora é de verdade, ainda tem mais uma maneira muito legal de tirar a sua dúvida. O Partiu Intercâmbio tem um grupo no Facebook cheio de gente bacana e super disposta a ajudar. Se você pesquisou bastante e ainda está com receio sobre uma oportunidade, entra lá no grupo e pergunta. Lá a gente conversa sobre tudo e todo mundo se ajuda pra ninguém cair em fria 🙂

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais