DAAD: mestrado em ecologia na Alemanha com bolsa - Partiu Intercâmbio

bolsa para mestrado na área ambiental Alemanha EPOS DAAD Greifswald

Esta é para quem procura bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha sem pagar nada! O curso é todo em inglês e foca em ecologia da paisagem e conservação da natureza e tem bolsa do Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio (DAAD)!

bolsas na Alemanha

O curso da Universidade de Greifswald tem duração de dois anos e é estruturado em cinco módulos básicos mais dez eletivos. A língua oficial das aulas é o inglês. A parte básica do mestrado é focada nas áreas da ecologia da paisagem, economia ambiental e ética ambiental. O legal é que o estudante tem a possibilidade de “personalizar” o seu programa de estudos escolhendo as disciplinas eletivas de acordo com os seus interesses. Existem matérias nas áreas da biologia, geografia e geologia, por exemplo.

O mestrado é orientado para a pesquisa e os estudantes irão desenvolver a capacidade de analisar e avaliar problemas relacionados ao campo de estudo de diferentes pontos de vista. Profissionalmente, quem se forma na área pode atuar em organizações nacionais e internacionais de conservação de natureza, ou em consultorias na área ambiental.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Como é a bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha

O curso de mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza foi selecionado para ser contemplado por um programa de bolsas do DAAD. Como já falamos aqui, o EPOS é focado em auxiliar estudantes de países em desenvolvimento que desejam fazer mestrados que tenham alguma relação com o desenvolvimento sustentável. Todos os anos, o programa fornece até oito bolsas de estudos para alunos que cursam o mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza.

A bolsa para mestrado na área ambiental inclui: subsídio mensal de 850 euros; auxílio para despesas com passagens aéreas; subsídio para estudos e pesquisas; suporte adicional para famílias; e seguro saúde. Além disso, também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes das aulas começarem.

>>> Como é morar na Alemanha sem falar alemão?

Requisitos das bolsas de mestrado em ecologia

Para ser admitido no curso, é preciso ter graduação na área da ecologia da paisagem, biologia ou ciências agrárias. Casos de graduados em outros campos de estudo serão analisados individualmente. Saber inglês também é pré-requisito, com nível mínimo B2.  Para conseguir a bolsa para mestrado em conservação ambiental e ecologia do DAAD, é preciso ter pelo menos dois anos de experiência profissional. Além disso, o candidato não pode ter terminado a graduação há mais de seis anos atrás.

>>> Veja outras oportunidades de bolsa na área do meio ambiente

Candidatura à bolsa de estudos em conservação ambiental e ecologia

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em ecologia da paisagem deve se candidatar até o dia 15 de dezembro. A candidatura deve ser enviada por email para a coordenação do curso (tiemo@uni-greifswald.de). Os documentos necessários são:

  • Formulário do DAAD (preenchido e assinado);
  • Curriculum vitae (com data e assinatura);
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação;
  • Comprovante do atual trabalho e de experiências prévias;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS – mín. Band 6.0; TOEFL – 500 paper based, 213 computer based, 80 internet based);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Se você tiver dúvidas relacionadas ao curso ou às bolsas, é possível contatar o professor Martin Wilmking através do email wilmking@uni-greifswald.de.

Posso me candidatar pro mestrado em conservação sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de cerca de 100 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.  No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Caso você vá estudar na Alemanha pagando taxas de aluno estrangeiro, a Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar a taxa do University Admissions para estudar na Suécia! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba mais sobre o curso
Acesse o edital da bolsa de estudos

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “DAAD tem bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha”

  1. Edelvan disse:

    Gostaria de saber o mesmo, se essa experiência tem que ser na área do mestrado e/ou da graduação, ou se qualquer experiência profissional conta como tal.

  2. Liliane disse:

    Boa noite, tenho muitas dúvidas, vocês saberiam me dizer se Experiência de estágio sem vínculo empregatício (remunerado) e Iniciação científica (PIBIC-CNPq) é tido como experiência profissional?
    E que tipos de documentos valem para comprovar tais experiências? (certificados e declaração vale ou é só carteira de trabalho?)
    E se não for relacionado exatamente na área conta como experiência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.