
DAAD tem bolsa para mestrado em Geografia na Alemanha
A Stuttgart Technology University of Applied Sciences tem um mestrado em Geografia na Alemanha com ênfase na área de Fotogrametria e Geoinformática. O DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) está oferecendo bolsa para estudantes internacionais interessados no curso através do programa EPOS.
O mestrado em geografia é em inglês e tem duração de 18 meses. Durante esse período, serão aprofundados estudos e pesquisas na área do sensoriamento remoto e suas tecnologias e metodologias.
>> Como aprender alemão rápido
Sobre o mestrado em geografia na Alemanha
O Master in Photogrammetry and Geoinformatics é dividido em três partes: os dois primeiros semestres são dedicados a aulas, práticas e exames. No terceiro, o aluno irá realizar sua investigação para dissertação em tempo integral.
Os estudantes formados no mestrado em geografia com ênfase em geoinformática terminam o curso preparados para atuar como gestores de projetos relacionados à fotogrametria, cartografia, planejamento rural e urbano, monitoramento ambiental e todas as áreas afins.
Como são as bolsas EPOS do DAAD
O mestrado em geografia da UFT Stuttgart é um dos cursos beneficiados com bolsas do programa EPOS do DAAD. Ele oferece benefícios para brasileiros que queiram estudar em áreas relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável.
As bolsas do DAAD são destinadas a candidatos que comprovem motivação quanto ao desenvolvimento e tenham intenção de agir como agentes da mudança nas suas realidades. Eles também precisam ter qualificações acadêmicas e profissionais suficientes para garantir a conclusão bem-sucedida do mestrado em geografia.
Elas incluem isenção de taxas universitárias, um auxílio para despesas com custos de vida, ajuda para compra da passagem aérea de ida e volta, seguro saúde e curso de alemão (dois meses antes de começar o mestrado).
>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha
Requisitos para o mestrado em geografia na Alemanha
Para cursar o mestrado em geoinformática na Alemanha, é preciso ter graduação em engenharia civil, geografia, agronomia, engenharia florestal ou áreas correspondentes. Profissões que trabalham com geodados ou tecnologias espaciais também são aceitas.
Os candidatos devem falar inglês e comprovar o seu conhecimento através de um exame de proficiência como o TOEFL ou IELTS. Experiência profissional de no mínimo dois anos também é requisito para quem deseja se candidatar.
>> Tudo sobre estudar na Alemanha
Como se candidatar ao mestrado em geografia com bolsa do DAAD
O prazo para os estudantes interessados em bolsas do DAAD para cursar o mestrado em geografia na Alemanha a partir de 2024 se encerra no dia 1º de outubro de 2023.
A candidatura deve ser enviada diretamente à universidade. Além dos documentos normais, os estudantes que desejam o benefício devem enviar alguns itens adicionais. A documentação é formada por:
- Formulário de solicitação da bolsa;
- Formulário de candidatura ao curso;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Carta de motivação;
- Comprovante da situação de trabalho;
- Currículo (modelo Europass);
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de recomendação profissional;
- Cópia do histórico acadêmico;
- Cópia do Diploma de graduação;
- Cópia do Diploma do Ensino Médio
- Cópia do passaporte;
- 2 fotos tamanho passaporte.
>> Melhores bolsas para intercâmbio
Posso me candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa?
Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa de estudos. Os alunos sem bolsa e com passaporte da União Europeia pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de cerca de 212 euros. Para brasileiros sem passaporte europeu estudar na Alemanha em universidades em Baden-Würtenberg custa 1.500 euros por semestre. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade.
Para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 934 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.
O mestrado em geografia com ênfase em geoinformática e fotogrametria têm início sempre em outubro, anualmente. O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.
>> Orientação grátis para quem quer trabalhar na Alemanha
Precisa de ajuda para candidatar?
A mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Veja mais informações sobre a bolsa
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.